Como fazer velas aromáticas com cascas de frutas
Tipo:
Siga-nos e compartilhe
Tipo:
Por trás do uso das velas aromáticas existe uma longa história e uma tradição que se manteve até nossa atualidade com bastante força, não apenas decoram nossos lares e esses recantos mais íntimos onde costumamos relaxar, ultimamente seu uso tem se estendido ao campo da medicina natural, graças ao uso dos óleos essenciais e de suas propriedades para a saúde.
As velas têm sua origem no século XI, como meio indispensável de iluminação, eram feitas de gordura animal e possuíam um odor muito ruim. Mas, com a chegada da luz elétrica, as velas passaram a ser utilizadas como elemento decorativo nesses espaços mais íntimos, onde o descanso, a introspecção, pareciam mediadas por essa luz trêmula, submergida em um pequeno reservatório de cera derretida.
Começou, então, a misturar com óleos essenciais para aumentar o relaxamento, para que, mediante seus aromas, exerçam um efeito sedativo e saudável, capaz de aliviar, por exemplo, enxaquecas ou dores de cabeça.
O uso de aromas como mediadores do sono é algo que desde sempre teve bastante peso na medicina natural.
A aromaterapia aposta no sentido do olfato para produzir no corpo determinadas sensações, graças aos azeites essenciais extraídos de plantas e frutas, raízes, caules, folhas, de elementos naturais que são capazes de aliviar o estresse, a ansiedade, nos dando certas sensações, graças a estes perfumes que se misturam com a cera e essa fumaça suave que respiramos pelo nariz.
Indicaremos, a seguir, as propriedades que são atribuídas a determinados azeites essenciais que podemos encontrar sempre em estabelecimentos direcionados à beleza natural, ervanários, drogarias:
Lavanda: É relaxante, alivia a ansiedade e o estresse.
Canela: Possui propriedades que estimulam a mente.
Maçã: É conhecido por ser capaz de aliviar os efeitos da terrível enxaqueca.
Jasmim: Relaxante e sedativo.
Gardênia: Oferece-nos tranquilidade.
Coco: Adoça os ambientes.
Eucalipto: Desinfeta o ambiente e nos ajuda a melhorar nossa concentração.
Baunilha: É antidepressiva e calmante.
Limão: Alivia a ansiedade e as vertigens.
Canela: Alivia a fadiga nervosa.
Laranja: Tem princípios sedativos.
Rosa: Tem propriedades para a insônia, a dor de cabeça e para o estresse.
Tomilho: Ideal para o cansaço mental.
Cedro: Inspira ânimo e otimismo. É relaxante e cria um ambiente muito agradável no lar.
De que precisamos?
Cera ou parafina refinada, a quantidade depende de quantas velas você desejar fazer ou do seu volume.
Essências essenciais: Aqui, como temos mostrado anteriormente, você escolherá aquela que mais necessita ou que mais se adapte às suas preferências pessoais, frutas cítricas, algo mais doce como a rosa ou o jardim. A maioria delas são relaxantes e fáceis de conseguir em qualquer loja natural.
Um molde.
Panela para derreter a parafina.
Haste de pinça.
Pavio: é um pequeno fusível que se encontra no centro das velas para que possa ficar presa, este é um fio grosso ligeiramente armado. Também é fácil de ser encontrado.
Preparo
Comece derretendo a parafina em uma panela em banho-maria, use uma espátula para mexer. Aqueça a cera até que esteja derretida. Recomenda-se ser derretida em banho-maria e removê-la.
Uma vez que a cera está liquida, pode incluir a essência que você escolheu, mas lembre-se: faça isso com a cera um pouco fria porque senão, por estar quente, evapora o aroma e o óleo rapidamente.
Agora, leve esta mistura para o molde, pode ser redondo, quadrado, pense que esta será a forma final de sua vela. O molde deve estar untado com óleo de cozinha. O pavio também.
Para fixar o pavio no centro da vela, tem que amarrar uma ponta do pavio de algodão (o pavio), a haste de retenção que mencionamos acima, deve estar no centro. Introduza-o para que seja mais fácil para poder colocar o pavio.
Agora terá que deixar durante 5 horas, o óleo essencial, a cera e o pavio estarão ganhando consistência e será necessário bastante tempo para que tudo fique bem fixado.
É o momento de desenformar, para isso basta girar o molde para ver se solta com facilidade.
Se notar que a vela possui algum tipo de imperfeição, como riscos ou furos de ar, pode remover com um pano umedecido com álcool para esfregar suavemente e fazer com que a vela fique mais fina e homogênea.
Com este processo, poderá comprovar que é muito fácil fazer suas próprias velas aromáticas e relaxantes, basta escolher a essência que mais combina com você e procurar também o lugar da casa onde poderá relaxar melhor. Estas velas também são um excelente presente, poderá fazê-las com formatos criativos e decorá-las com papel colorido ou flores secas.
Se por alguma razão, desejarmos pôr de lado os moldes normais, podemos usar uma alternativa totalmente natural a partir de uma tangerina ou laranja.
De que precisamos?
Tangerina ou laranja: preferivelmente, a laranja por sua facilidade de extração
Fósforos
Colher
Azeite de oliva vegetal
Faca
Preparo
1. A primeira coisa que temos que fazer é colocar a tangerina em uma superfície plana e realizar um corte muito leve e fino na casca.
2. Introduzir de maneira muito cuidadosa uma colher, evitando romper as partes da tangerina. (Ver imagem abaixo).
3. Deslize a colher ligeiramente no interior da tangerina para depois retirar fruta com máxima delicadeza.
4. Retire a fruta e guarde para utilizar mais tarde. Pegue a casca e tenha muito cuidado para não quebrá-la.
5. Despeje a mistura para a vela na casca e deixe-a repousar. Para isso, poderá repetir os passos citados acima, a menos que você substitua o molde tradicional por este.
1 votos, média: 3 de 5
Uma dica light e gostosa para o pessoal que passou um pouco...
Que delícia, que sabor! Essa batata promete agradar a todos, aprenda a...
Fácil demais!
Ingredientes: 5 claras em neve 1 xícara (chá) de polpa de maracujá...
Comece o final de semana com um delicioso bolo toalha felpuda!!
Você muito provavelmente já ouviu falar do cloreto de magnésio. Quem já...
Uma mulher revela um truque para ter um peito maior sem cirurgia!
Não tem como resistir a um pãozinho macio, né? E se for...