Água na Boca - Dicas culinárias e receitas deliciosas

Siga-nos e compartilhe

Como cultivar uma planta de gengibre dentro da sua casa

Tipo:

805713558.jpg

Cultivar gengibre em casa é muito simples e não requer de maiores esforços. Como resultado, você vai conseguir esse alimento que vai se tornar um grande aliado da sua saúde em muitos momentos. Você gostaria de aprender a cultivar gengibre na sua casa?


O que você deve saber antes de plantar gengibre

O-que-deves-saber-antes-de-plantar-gengibre-500x334

O gengibre é uma raiz que cresce com sucesso em lugares de sombra parcial, por isso ele vai crescer  facilmente dentro de casa. Embora possa ser semeado em um vaso de barro, você também pode utilizar uma panela grande de pouca profundidade, que lhe dará o espaço ideal para crescer adequadamente. As raízes crescerão de forma horizontal, assim saiba disso na hora de escolher o vaso de barro, recipiente ou panela em que você deseja semear.

Quando o gengibre já estiver crescendo, podem ser tomadas pequenas partes sem que isso seja um impedimento para que seu desenvolvimento no vaso. Desse modo, você pode tomar pequenas porções de gengibre para acrescentar aos seus pratos, fazer vitaminas ou tomar chá.

Como plantar gengibre?
Como-plantar-gengibre-500x331

Na hora de comprar gengibre, escolha muito bem os que não apresentarem rugas, aqueles que não estejam moles, nem tenham mofo. O gengibre que você vai utilizar deve estar firme e deve ter algum broto de cor verde. Se a raiz tiver vários brotos, eles podem ser cortados e podem ser colocados em diferentes vasos de barro para obter várias plantas.

É muito importante comprar o gengibre em um lugar de confiança e preferentemente onde se encontrem produtos orgânicos. Embora no mercado local existam diferentes seções onde se oferece o gengibre, ele costuma não ser tão bom para o cultivo, já que nas lojas costumam borrifá-lo com um inibidor de crescimento que evita sua germinação, inclusive se for plantado no solo.

Somente algumas pessoas tiveram sucesso ao cultivar gengibre com uma raiz de supermercado. Se você não conseguir em outro lugar, assegure-se de seguir as recomendações e, antes de semeá-lo, deixe-o toda a noite em água para eliminar pesticidas e outras impurezas.

Para plantar gengibre você vai precisar de:

  • 1 pedaço de rizoma de gengibre.
  • 1 vaso de barro ou panela de 40 cm de profundidade e o mais larga possível.
  • 1 parte de abono ou de húmus de lombriga.
  • 3 partes de terra ecológica.

Como cultivar gengibre, passo a passo

  • Passo 1: ponha para hidratar a raiz de gengibre em água morna durante toda a noite, para prepará-la para a semeadura.
  • Passo 2: preencha o vaso de barro ou a panela com uma parte de abono ou de húmus de lombriga e três partes de terra ecológica. Tenha em conta que a terra deve estar esponjosa e bem arejada para que possa drenar bem a água.
  • Passo 3: ponha a raiz de gengibre na terra, com o broto apontando para cima, e preencha com uma ou duas polegadas adicionais de terra.
  • Passo 4: umedeça a terra, embora não em excesso. Depois, coloque a panela de gengibre em um lugar quente, mas sem excesso de calor.
  • Passo 5: mantenha a umidade da terra constantemente.
  • Passo 6: o melhor é manter o gengibre, durante seu primeiro estágio de desenvolvimento, em uma zona onde receba pouca luz e a uma temperatura de 20 ºC. Ele nunca deve estar exposto a uma temperatura menor do que 10 ºC.

O gengibre é uma planta de crescimento lento que requer de moderadas dose de calor e umidade. A partir da semeadura, você deve assegurar de que a terra permaneça ligeiramente úmida e de que a planta esteja em uma temperatura adequada.

Passados 3 ou 4 meses desde que o gengibre começou o seu crescimento, já podem ser colhidas algumas pequenas partes. Para isso, separe um pouco de terra da beira e encontrará os rizomas. Corte a quantidade necessária e cubra de novo com a terra para que continue o seu crescimento.

MEDIDAS IMPORTANTES:
  • MANTEIGA:1 xícara = 225g | 1 colher (sopa) = 15g
  • FARINHA DE TRIGO:1 xícara = 130g | 1 colher (sopa) = 8g
  • AÇÚCAR:1 xícara = 210g | 1 colher (sopa) = 15g




Ingredientes

Avalie esta receita
Avaliação média

votos, média: de 5


Compartilhar via WhatsApp

Deixe seu comentário

X