Água na Boca - Dicas culinárias e receitas deliciosas

Siga-nos e compartilhe

Benefícios do cardamomo para saúde

Tipo:

987497437.jpg

Pouco conhecido no Brasil, o cardamomo é uma especiaria tradicionalmente usada na culinária e na medicina tradicional asiática. Pertencente à mesma família do gengibre, a semente desta planta, de folhas grandes e flores brancas, já era mascada pelos egípicios na antiguidade, para refrescar o hálito e limpar os dentes.


Posteriormente, as diversas propriedades medicinais do cardamomo foram descobertas e ele passou a fazer parte dos produtos naturais que aliviam e combatem diversas condições de saúde.

Propriedades e benefícios

O cardamomo contém, principalmente, carboidratos e fibras alimentares, além de gorduras e minerais, como o sódio, potássio, ferro, cálcio e magnésio, vitaminas A, B e C.

Dentre as ações desta especiaria estão o seu efeito diurético, expectorante, laxante, antisséptico e descongestionante.

Confira a seguir os benefícios proporcionados pelo cardamomo:

Benéfico para a digestão

O cardamomo auxilia na produção de saliva e na desintegração adequada das partículas de alimento. As fibras alimentares presentes na especiaria auxiliam nos movimentos regulares do intestino e evitam a prisão de ventre. Além disto, este alimento saudável também contém vários óleos voláteis, que ajudam na prevenção de gases e inchaço.

O cineol, um tipo de óleo presente no cardamomo, pode curar úlceras estomacais. Na medicina chinesa tradicional, esta especiaria é usada no combate a problemas no aparelho digestivo, como dores, vômitos, indigestão e enjoos. Além de propriedades relaxantes, que aliviam dores causadas pela gastrite, as sementes contêm substâncias que matam a bactéria H. Pylori, relacionada à úlcera.

Benéfico para higiene oral

As sementes de cardamomo podem ser mastigadas para evitar a halitose. Esta especiaria também pode auxiliar na prevenção da dor de dente, o seu óleo pode ser usado para manter as gengivas e dentes saudáveis.

Benefícios para a pele

Fonte de várias vitaminas, substâncias antioxidantes e óleos voláteis, o cardamomo pode auxiliar no combate à ação dos radicais livres, retardando o envelhecimento das células e o aparecimento de rugas.

A vitamina C presente no alimento ajuda a manter a pele saudável e macia. Devido às suas propriedades anti-inflamatórias, o consumo da especiaria também pode reduzir as manchas e acne. Já as propriedades antibacterianas do cardamomo podem prevenir alergias da pele.

Benéfico para os cabelos

Devido à presença de óleos voláteis, o cardamomo nutre o couro cabeludo, mantendo-o hidratado e ajudando na remoção da caspa, além de tornar os fios mais brilhantes e fortalecer as raízes do cabelo.

Benéfico para perda de peso

Devido às fibras presentes no alimento, o cardamomo pode aumentar a sensação de saciedade, evitando a ingestão de calorias extras e auxiliando no processo de emagrecimento.

Benefícios para problemas no sistema respiratório

Devido ao seu poder descongestionante, o cardamomo é um bom complemento no tratamento de resfriados, gripes e outros incômodos no sistema respiratório, pois facilita a excreção do muco.

Como consumir?

Para incluir o cardamomo no dia a dia, a melhor opção é comprá-lo em cápsulas, em lojas de especiarias e mercados municipais, e abri-las apenas no momento do uso. Para preservar o aroma e suas propriedades, as sementes devem ser retiradas com cuidado e, de preferência, torradas em uma frigideira ou forno.

MEDIDAS IMPORTANTES:
  • MANTEIGA:1 xícara = 225g | 1 colher (sopa) = 15g
  • FARINHA DE TRIGO:1 xícara = 130g | 1 colher (sopa) = 8g
  • AÇÚCAR:1 xícara = 210g | 1 colher (sopa) = 15g




Ingredientes

Avalie esta receita
Avaliação média

votos, média: de 5


Compartilhar via WhatsApp

Deixe seu comentário

X