Água na Boca - Dicas culinárias e receitas deliciosas

Siga-nos e compartilhe

8 maneiras práticas de acelerar seu metabolismo (e perder peso)

Tipo:

Metabolismo-500×332-500×332

O metabolismo é o processo mediante o qual o corpo trabalha para assimilar as substâncias que ingerimos através dos alimentos que fornecem as energias e o combustível que toda pessoa precisa para o seu dia a dia. Essas reações químicas ocorrem nas células, responsáveis por transformar os nutrientes dos alimentos em energias necessárias para viver e cumprir com todas as funções vitais do dia a dia. Todos precisamos de energias para nos mexer, pensar, respirar, para a digestão, para a circulação do sangue, para a fabricação da massa muscular e também para quando estamos em repouso. Aquelas energias que não são utilizadas, são armazenadas no corpo em forma de gordura, e daí a importância de ter um metabolismo mais ativo.


A taxa metabólica  é a velocidade em que o corpo utiliza a energia disponível para trabalhar, ou queimar calorias. A regra diz que quanto mais músculo e menos gordura tiver o corpo, mais rápida será a taxa metabólica. Por essa razão, os homens costumam ter uma taxa metabólica mais alta do que as mulheres, já que elas costumam ter mais gordura e menos músculo em comparação com o corpo masculino.

Quando o metabolismo é rápido e funciona de forma adequada, a gordura não tende a ser armazenada facilmente e a pessoa consegue manter um peso equilibrado e saudável. Felizmente, existem várias maneiras de acelerar o metabolismo, especialmente quando ele tende a ser lento.

Óleo de coco

O óleo de coco é um dos segredos de beleza de milhares de pessoas em todo o mundo, não só porque é bom para o cuidado da pele e do cabelo, mas também porque ele é um excelente aliado para acelerar o metabolismo e perder peso. Várias pesquisas descobriram que a gordura do óleo de coco é digerida facilmente e consegue estimular o metabolismo para que queime até três vezes mais calorias do que outros óleos.

Aumente o consumo de proteínas

O consumo adequado de proteínas ajuda a preparar o corpo para que ele perca peso rapidamente. A contribuição adicional de proteínas é chave para acelerar o metabolismo e evitar que ele fique mais lento. É muito importante que as proteínas sejam de boa qualidade e adequadas para o organismo. Isso quer dizer que, por exemplo, as que contribuem com importantes aminoácidos, como o frango ou a carne vermelha, são boas como complemento da dieta.

Além disso, as carnes magras e, sobretudo, os ovos são uma boa fonte de proteína para o corpo.

Fazer exercício

Para acelerar o metabolismo e perder peso facilmente uma das chaves que não podem faltar é o exercício físico. O treinamento de alta intensidade pode ser um pouco exaustivo, mas é a melhor forma de manter o metabolismo ativo. O ideal é combinar exercícios de alta intensidade com exercícios cardiovasculares, que também são chaves para queimar gordura.

Consumir um café da manhã saudável

Muitas pessoas acreditam que pular o café da manhã é benéfico para o corpo, mas estão completamente enganadas. Numerosos estudos comprovaram que as pessoas que não tomam café da manhã têm um metabolismo mais lento e costumam consumir mais calorias durante o resto do dia. O ideal é fazer um café da manhã saudável que inclua fibra, proteína e antioxidantes.

Chá verde

O chá verde é uma grande ajuda para as pessoas que desejam perder peso, queimar gordura e acelerar seu metabolismo. É rico em antioxidantes importantes que ajudam a combater os radicais livres, além de ser bom para a digestão. Este chá, livre de calorias, ajuda a acelerar significativamente o metabolismo.

Beber água

O consumo de água diária é vital para obter uma hidratação adequada e manter um bom ritmo do metabolismo. A água tem zero calorias, promove a digestão e é chave em todo tipo de dietas para perder peso.

Comer especiarias picantes

As especiarias picantes, como a pimenta de caiena, podem ser de grande ajuda para acelerar o metabolismo e para perder peso. A pimenta contém um ingrediente ativo chamado capsaicina que intervém nos processos metabólicos, além de atuar como um poderoso antioxidante e anticancerígeno.

Dormir bem

Quem poderia imaginar que uma coisa tão simples e prazerosa como dormir pudesse ajudar a acelerar o metabolismo. Um sonho reparador proporciona bem-estar a todo o corpo e também é chave para a perda de peso. Foi demonstrado que as pessoas que têm problemas para dormir costumam sentir mais desejo de ingerir calorias e tendem a aumentar de peso com mais facilidade.

MEDIDAS IMPORTANTES:
  • MANTEIGA:1 xícara = 225g | 1 colher (sopa) = 15g
  • FARINHA DE TRIGO:1 xícara = 130g | 1 colher (sopa) = 8g
  • AÇÚCAR:1 xícara = 210g | 1 colher (sopa) = 15g




Ingredientes

Avalie esta receita
Avaliação média

votos, média: de 5


Compartilhar via WhatsApp

Deixe seu comentário

X