Água na Boca - Dicas culinárias e receitas deliciosas

Siga-nos e compartilhe

7 benefícios que obtemos ao incorporar sementes de chia na nossa dieta

Tipo:

996915000.jpg

As sementes de chia, também conhecidas como sálvia hispânica, ficaram famosas em todo o mundo desde a década de 1970.


São da família da hortelã e acredita-se que sejam provenientes do centro e sul do México e Guatemala. Diz a lenda que os primeiros a utilizarem foram os antigos guerreiros astecas, que aproveitavam seu importante valor energético para se prepararem antes de cada batalha.

Nos últimos anos ganharam o título de “superalimento”, já que se comprovou que as sementes de chia têm muitas qualidades nutricionais que podem ser muito úteis para melhorar a saúde e ajudar na perda de peso, sem sofrimento.

Ainda que não se trate de um produto milagroso, quem as incorporou em sua dieta revelou seus benefícios para ajudar a diminuir alguns quilos com mais facilidade.

Por isso, e por muitas outras razões, todos deveriam conhecê-las e, sobre tudo, incluí-las em seu plano de alimentação regular.

Aproveitando o espaço que temos hoje, decidimos compartilhar 7 importantes benefícios que as sementes de chia podem aportar ao seu organismo. Não perca!

1. Ajudam a emagrecer

Mulher-tomando-medidas

Uma das principais razões pelas quais essas sementes são aliadas para emagrecer é por seu grande efeito saciante, que ajuda a controlar a ansiedade por ingerir mais calorias.

Ao comê-las sem nenhum tipo de líquido, elas se expandem no estômago e dão uma satisfação mais rápida e duradoura.

Somado a isso, aportam uma quantidade significativa de fibra, nutriente essencial para manter o bom funcionamento dos órgãos mais importantes do corpo.

2. Diminuem os níveis de açúcar no sangue

A fibra é boa para nos manter cheios por mais tempo, mas também é responsável por regular os níveis de açúcar no sangue.

Em um estudo que contou com a participação de 11 homens e 9 mulheres com diabetes tipo 2, foi oferecido, de forma aleatória, 37 gramas de chia e 37 gramas de farelo de trigo durante 12 semanas, como complemento ao tratamento dessa doença.

Ao final da pesquisa, constatou-se que os participantes que haviam consumido a chia não apenas reduziram seus níveis de açúcar, com também mostraram uma diminuição na pressão arterial.

3. Promovem a digestão

Sua ingestão regular pode ser uma grande forma de prevenir a prisão de ventre e os problemas que afetam o sistema digestivo.

Sua combinação de fibra insolúvel e solúvel cria um equilíbrio perfeito para facilitar a passagem dos alimentos através do trato digestivo.

4. Protegem o coração

Chia-para-o-coracao

Um dos principais fatores desencadeantes das doenças cardiovasculares são os níveis altos de colesterol, que obstruem os vasos sanguíneos e dificulta a circulação.

Quando se tem deficiência no sistema circulatório, o sangue demora mais tempo em chegar às células do corpo e o coração pode sofrer danos sérios.

Nesse sentido, a chia pode resultar muito benéfica, já que suas propriedades podem ajudar a regular os níveis de colesterol, ajudando assim a reduzir os riscos de problemas cardíacos.

Além disso, sua quantidade de ácidos graxos essenciais e fibras podem ajudar a reduzir o processo inflamatório do corpo, associado com o risco de ataques cardíacos e acidentes cerebrovasculares.

5. Aumentam as energias

O consumo das sementes de chia pode favorecer o rendimento físico e mental, em especial naquelas pessoas que treinam e que devem cumprir com muitas tarefas durante sua jornada diária.

Contêm proteínas, minerais e ácidos graxos essenciais que atuam de forma positiva ao aumentar as energias em todo o corpo.

6. Fonte vegetal de proteínas

Estas sementes são uma boa opção para as pessoas que não querem consumir proteínas de origem animal. Estima-se que cada porção de 25 gramas pode aportar até 4,4 gramas de proteína em troca de 130 calorias.

Ainda que não seja a maior fonte vegetal desse nutriente, é um bom produto para se conseguir uma boa quantidade diária e, além disso, a chia também proporciona ao organismo antioxidantes, vitaminas, óleos essenciais e outras propriedades importantes para o bom funcionamento do corpo.

7. Regulam o estado de ânimo

Mulher-feliz

A semente de chia é uma fonte natural de triptófano, que melhora o estado de ânimo e regula o apetite. Esse aminoácido essencial tem um efeito relaxante ao estimular a produção de serotonina e outros neurotransmissores relacionados com o bom humor.

Sabendo que é tão boa para a saúde e para o corpo, considere, a partir de agora, incluí-la com mais frequência à sua dieta.

Você pode tomá-la com água ou acrescentar a alimentos como:

  • Iogurte.
  • Cereais.
  • Massas.
  • Saladas.
  • Arroz.
  • Vitaminas.

 

MEDIDAS IMPORTANTES:
  • MANTEIGA:1 xícara = 225g | 1 colher (sopa) = 15g
  • FARINHA DE TRIGO:1 xícara = 130g | 1 colher (sopa) = 8g
  • AÇÚCAR:1 xícara = 210g | 1 colher (sopa) = 15g




Ingredientes

Avalie esta receita
Avaliação média

2 votos, média: 2.5 de 5


Compartilhar via WhatsApp

Deixe seu comentário

X