Água na Boca - Dicas culinárias e receitas deliciosas

Siga-nos e compartilhe

Pastel de forno com massa de 3 ingredientes muito simples fácil de fazer e econômico

Tipo:

pastel-de-forno-29-0811.jpg

Ninguém vai resistir se você preparar um irresistível pastel de forno, uma ótima sugestão para o lanche da tarde da família. Com uma massa macia e saborosa e um farto e delicioso recheio, esse pastel, que dispensa a fritura, pois é assado no forno, é tudo de bom! Confira a receita do Canal Day Flaubert e faça o sensacional pastel de forno, que todos vão amar!


Como fazer pastel de forno

Para o pastel de forno, iniciaremos pela massa, colocando numa vasilha: o creme de leite, a manteiga, a farinha, o sal, misturando bem com uma colher, depois vamos amassar com as mãos por 1 minuto, até formar uma massa uniforme, envolveremos em plástico-filme, mantendo por meia hora na geladeira. Faremos o recheio, colocando uma panela com óleo no fogo e acrescentando alho, a carne moída, chimichurri, pimenta e sal, misturando e refogando até a carne ficar solta e cozida. Juntaremos os tomatinhos cereja e a salsinha, refogando mais um pouco e deixando esfriar. Finalizaremos a receita segundo o passo a passo, depois sirva e deguste seu divino pastel de forno!

Você gosta de cozinhar? Então vem comigo que eu vou te ensinar uma receita deliciosa! Com apenas alguns ingredientes e seguindo o passo a passo abaixo, você vai preparar uma delícia que todo mundo vai adorar. Não tem erro! E se quiser deixá-la ainda mais especial, compartilhe suas dicas nos comentários.

Ingredientes da receita de pastel de forno

Para a massa

  • 1 colher (chá) rasa de sal 
  • 200ml de creme de leite
  • 310g de farinha de trigo (2 xícaras (chá) + 1 colher (sopa)) 
  • 50g de manteiga (não gelada nem muito mole)
  • 1 ovo batido para pincelar (se não tiver ovo, pode usar também maionese para pincelar)

Para o recheio de carne

Obs. : Se for fazer todos os pastéis de carne, use essa medida. Se for também fazer os de queijo, faça só metade do recheio de carne.

  • um pouco de óleo para refogar
  • sal (a gosto) 
  • 3 dentes de alho amassados
  • chimichurri (a gosto)
  • 350g de carne moída
  • salsinha fresca picada
  • 1 pitada de pimenta-do-reino
  • ½ xícara (chá) de tomatinhos cereja, cortados ao meio
  • salsinha picada (a gosto)

Para o recheio de queijo 

  • 200g de muçarela ralada ou fatiada
  • requeijão cremoso de bisnaga o quanto baste (se não tiver, pode usar requeijão de copinho ou cream cheese)

Modo de preparo

  1. Numa tigela, adicione o creme de leite, a manteiga, a farinha, o sal, mexendo bem com uma colher de pau, até começar a formar uma massa.
  2. Em seguida, amasse com as mãos durante 1 minuto, até desfazer a manteiga e obter uma massa homogênea.
  3. Embrulhe a massa em plástico-filme e leve à geladeira por 30 minutos.
  4. Enquanto isso, faça o recheio, colocando numa panela um pouco de óleo, leve ao fogo e junte: o alho amassado, a carne moída, chimichurri a gosto, uma pitada de pimenta-do-reino e sal a gosto, mexendo com uma colher de pau e refogando até a carne ficar soltinha e cozida.
  5. Por fim, ponha os tomatinhos cereja, cortados ao meio e a salsinha, mexendo um pouco mais. Desligue o fogo e passe a carne para outro recipiente, deixando esfriar.
  6. Divida a massa em duas partes para facilitar na hora de abrir e leve para uma bancada enfarinhada.
  7. Pegue uma das partes e vá abrindo com um rolo de massas, deixando-a numa espessura média, nem muito fina e nem muito grossa. Em seguida, pegue um cortador de massas com um diâmetro de 13 ou 14cm e corte a massa. Se não tiver cortador, você pode utilizar, por exemplo, um prato de sobremesa virado de cabeça para baixo para marcar e cortar a massa.
  8. Repita esse processo com o restante da massa. 
  9. Adicione o recheio de carne, no centro de cada círculo e umedeça as bordas levemente com água. 
  10. Feche bem os pastéis, pressionando com os dedos e depois finalize apertando com um garfo.
  11. Para os pastéis de queijo, coloque um pouco de requeijão de bisnaga no centro do círculo e por cima dele, acrescente um pouco de muçarela ralada ou uma fatia dela dobrada. Feche os pastéis da mesma forma que os de carne.
  12. Se tiver modelador de pastéis, pode utilizá-lo para fazer esse processo de modelar e fechar os pastéis.
  13. Unte e polvilhe com farinha uma forma, acomode os pastéis, pincele com ovo batido e leve para assar em forno pré-aquecido a 200°C por cerca de 20-25 minutos. Assim que colocar a forma no forno, eleve a temperatura para 210°C.
  14. Retire, deixe amornar, sirva e saboreie seu maravilhoso pastel de forno!

Rendimento: entre 9 e 11 unidades, dependendo do tamanho. Se fizer pequeno, para tira-gosto, rende até 20 unidades.

COMO TRANSFORMAR UM RECEITA NORMAL EM UMA RECEITA SAUDÁVEL E NUTRITIVA?

Transformar uma receita comum em uma receita saudável pode parecer um desafio, mas existem algumas substituições simples que você pode fazer para tornar suas receitas mais saudáveis ​​e nutritivas.

Uma das primeiras coisas que você pode fazer é substituir a farinha branca por farinha de trigo integral ou farinha de aveia. Essas farinhas têm mais fibras e nutrientes do que a farinha branca, o que significa que elas são mais saudáveis ​​e fornecem mais saciedade.

Se a receita pede leite integral, você pode substituí-lo por leite desnatado ou leite de amêndoa. O leite integral tem mais gordura e calorias do que o leite desnatado e o leite de amêndoa é uma opção sem lactose para aqueles que têm intolerância.


Outra substituição simples é trocar o açúcar por adoçantes naturais, como o mel ou o açúcar mascavo. Esses adoçantes são mais saudáveis ​​do que o açúcar branco refinado, pois contêm mais nutrientes e têm um índice glicêmico mais baixo.

Se a receita pede óleo ou manteiga, você pode substituí-lo por óleo de coco ou azeite de oliva. Esses óleos são mais saudáveis ​​e têm gorduras boas para o corpo.

Para receitas que pedem glúten, você pode usar farinha de arroz, farinha de amêndoa ou farinha de grão de bico. Essas farinhas são alternativas sem glúten e podem ser usadas para substituir a farinha de trigo em muitas receitas.

Finalmente, adicionar mais vegetais e frutas na receita pode torná-la mais saudável e nutritiva. Tente incorporar mais verduras em sopas e refogados, e adicionar frutas frescas em sobremesas ou smoothies.

Lembre-se, fazer pequenas mudanças em sua receita favorita pode torná-la mais saudável e nutritiva. Experimente essas substituições simples para desfrutar de uma refeição saudável e saborosa.

Você pode gostar dessas receitas também:




Avalie esta receita
Avaliação média

votos, média: de 5


Compartilhar via WhatsApp

Deixe seu comentário

X