Água na Boca - Dicas culinárias e receitas deliciosas

Siga-nos e compartilhe

Esfiha de carne com massa fofinha e recheio saboroso e suculento

Tipo:

esfiha-de-carne-26-10.jpg

Não deixe de preparar essa esplêndida esfiha de carne, que vai deixar todo mundo com água na boca! Com uma massa macia e um recheio suculento, ela é uma ótima opção para o lanche da família, e também pode ser feita para festas ou faça e venda, sendo sempre um sucesso! Confira a receita do Canal Cozinhando com a Ly, faça a incrível esfiha de carne e arrase!


Como fazer esfiha de carne

Para a esfiha de carne, ponha em uma bacia: o fermento biológico seco, a água morna e o leite morno, misturando bem com uma colher durante cerca de 2 minutos. Depois, acrescente o açúcar, o sal e o óleo, misturando novamente. Juntaremos a farinha gradualmente, misturando continuamente. A massa estando firme, passaremos para uma superfície plana enfarinhada e sovaremos durante uns 5 minutos, formando uma massa lisinha e uniforme, modelando uma bola. Na bacia levemente untada, vamos pôr a massa, cobrir e deixar crescer. Finalizaremos a receita seguindo corretamente o passo a passo. Sirva e saboreie sua irresistível esfiha de carne!

Você gosta de cozinhar? Então vem comigo que eu vou te ensinar uma receita deliciosa! Com apenas alguns ingredientes e seguindo o passo a passo abaixo, você vai preparar uma delícia que todo mundo vai adorar. Não tem erro! E se quiser deixá-la ainda mais especial, compartilhe suas dicas nos comentários.

Ingredientes da receita de esfiha de carne

Para a massa

  • 10g de fermento biológico seco ou 30g de fermento biológico fresco 
  • 2 colheres (sopa) ou 40g de açúcar 
  • 90ml de óleo 
  • 150ml de água morna 
  • 150ml de leite morno 
  • 1 colher (sobremesa) ou 10g de sal 
  • 500g de farinha de trigo sem fermento 

Para o recheio 

  • 500g de carne moída (pedir para moer duas vezes)
  • 1 tomate sem sementes em cubinhos 
  • 1 cebola pequena em cubinhos 
  • 2 colheres (sopa) de cheiro-verde picado 
  • 1 limão espremido 
  • sal e pimenta-do-reino (a gosto)
  • gema de ovo (para pincelar)

Modo de preparo

  1. Para a massa da esfiha, numa bacia, adicione: o fermento biológico seco, a água morna e o leite morno, mexendo bem com uma colher de pau por uns 2 minutos.
  2. Na sequência, ponha o açúcar, o sal e o óleo, tornando a mexer.
  3. Vá acrescentando a farinha de trigo aos poucos, mexendo sempre.
  4. Quando a massa pesar e estiver firme, transfira para uma bancada enfarinhada e vá sovando, por cerca de 5 minutos, até obter uma massa lisa e homogênea, formando uma bola.
  5. Unte a bacia com um pouco de óleo, adicione a massa, cubra com um guardanapo limpo e deixe crescer até dobrar de volume, por cerca de 40-60 minutos.
  6. Nesse meio tempo, prepare o recheio da esfiha: numa vasilha ponha a carne e tempere com pimenta-do-reino a gosto e sal, juntando também a cebola, o tomate, a cebolinha e o suco de limão. Misture bem e reserve.
  7. Na bancada enfarinhada, coloque a massa e divida em 12 porções iguais, boleando-as em seguida. Se você tiver uma balança, pese as porções, deixando-as com 70g cada. 
  8. Abra cada uma das bolinhas com a ajuda de um rolo, na bancada enfarinhada, deixando-as em espessura média e adicione o recheio de carne, já o deixando em formato de triangulo, no centro da massa.
  9. Deixe uma tigelinha com um pouco de água à mão, umedeça as pontas dos dedos e passe na borda da massa, para fechar bem e não abrir na hora de assar.
  10. Em seguida, na parte onde está o biquinho do recheio, pegue as duas laterais da massa e traga ao meio, depois vire o outro lado e traga ao meio a outra parte da massa, juntando no meio também.
  11. Na sequência, feche apertando bem, dando o formato triangular, típico da esfiha.
  12. Disponha a esfiha já modelada numa assadeira untada e enfarinhada, podendo deixar a emenda para cima ou para baixo.
  13. Faça isso para modelar todas as esfihas e então deixe crescer por cerca de 30 minutos.
  14. Antes de levar para assar, pincele com gema de ovo.
  15. Leve ao forno pré-aquecido a 200°C, para assar por cerca de 25 minutos, ou até que fiquem douradinhas.
  16. Retire, deixe amornar, sirva e aproveite sua espetacular esfiha de carne! Bom apetite!

Dica adicional: se desejar congelar suas esfihas, asse sem deixar dourar muito, congelando-as após esfriarem. Quando for consumir, tire do congelador 1 hora antes e leve ao forno para finalizar e acabar de dourar, por uns minutinhos.

Ficha Técnica

  • Peso total da receita: Aproximadamente 1500g
  • Número de porções que rende: Cerca de 12 esfihas
  • Peso de cada porção: Aproximadamente 125g
  • Calorias por porção: Estimado em 250-300 kcal por esfiha
  • Tempo de preparo: Aproximadamente 30 minutos
  • Tempo de cozimento: Cerca de 25 minutos

#wprm-recipe-user-rating-0 .wprm-rating-star.wprm-rating-star-full svg * { fill: #f5a623; }#wprm-recipe-user-rating-0 .wprm-rating-star.wprm-rating-star-33 svg * { fill: url(#wprm-recipe-user-rating-0-33); }#wprm-recipe-user-rating-0 .wprm-rating-star.wprm-rating-star-50 svg * { fill: url(#wprm-recipe-user-rating-0-50); }#wprm-recipe-user-rating-0 .wprm-rating-star.wprm-rating-star-66 svg * { fill: url(#wprm-recipe-user-rating-0-66); }linearGradient#wprm-recipe-user-rating-0-33 stop { stop-color: #f5a623; }linearGradient#wprm-recipe-user-rating-0-50 stop { stop-color: #f5a623; }linearGradient#wprm-recipe-user-rating-0-66 stop { stop-color: #f5a623; }

AVALIE ESSA RECEITA!

COMO TRANSFORMAR UM RECEITA NORMAL EM UMA RECEITA SAUDÁVEL E NUTRITIVA?

Transformar uma receita comum em uma receita saudável pode parecer um desafio, mas existem algumas substituições simples que você pode fazer para tornar suas receitas mais saudáveis ​​e nutritivas.

Uma das primeiras coisas que você pode fazer é substituir a farinha branca por farinha de trigo integral ou farinha de aveia. Essas farinhas têm mais fibras e nutrientes do que a farinha branca, o que significa que elas são mais saudáveis ​​e fornecem mais saciedade.

Se a receita pede leite integral, você pode substituí-lo por leite desnatado ou leite de amêndoa. O leite integral tem mais gordura e calorias do que o leite desnatado e o leite de amêndoa é uma opção sem lactose para aqueles que têm intolerância.


Outra substituição simples é trocar o açúcar por adoçantes naturais, como o mel ou o açúcar mascavo. Esses adoçantes são mais saudáveis ​​do que o açúcar branco refinado, pois contêm mais nutrientes e têm um índice glicêmico mais baixo.

Se a receita pede óleo ou manteiga, você pode substituí-lo por óleo de coco ou azeite de oliva. Esses óleos são mais saudáveis ​​e têm gorduras boas para o corpo.

Para receitas que pedem glúten, você pode usar farinha de arroz, farinha de amêndoa ou farinha de grão de bico. Essas farinhas são alternativas sem glúten e podem ser usadas para substituir a farinha de trigo em muitas receitas.

Finalmente, adicionar mais vegetais e frutas na receita pode torná-la mais saudável e nutritiva. Tente incorporar mais verduras em sopas e refogados, e adicionar frutas frescas em sobremesas ou smoothies.

Lembre-se, fazer pequenas mudanças em sua receita favorita pode torná-la mais saudável e nutritiva. Experimente essas substituições simples para desfrutar de uma refeição saudável e saborosa.

Você pode gostar dessas receitas também:

Aprenda a fazer doce de leite caseiro sem açúcar

Sobremesa econômica e fácil de fazer com apenas 4 ingredientes

Como acabar com as baratas e outros insetos bem fácil sem comprar veneno

Molho de salada rápido à moda do chef

Os famosos biscoitos de laranja que estão enlouquecendo o mundo! Derrete na boca

É um grande erro adicionar apenas água para cozinhar o arroz, deixa eu te ensinar qual é o segredo

Sorvetão de Maracujá

Coloque sal no vaso sanitário e acabe com as manchas e o mau cheiro

Pegue limão e faça essa deliciosa sobremesa em apenas 5 minutos

Cascudão, bolo que meu marido faz toda semana pra tomarmos café a tarde




Avalie esta receita
Avaliação média

votos, média: de 5


Compartilhar via WhatsApp

Deixe seu comentário

X