Água na Boca - Dicas culinárias e receitas deliciosas

Siga-nos e compartilhe

Saiba como reduzir o colesterol sem remédio

Tipo:

saiba-como-reduzir-o-colesterol-sem-remedio-300x200

Antes de começar a querer conhecer meios de como reduzir o colesterol no sangue, é importantesaber exatamente o que é essa liporoteína e quais os tipos existentes.
O que é colesterol?
O colesterol é uma gordura encontrada de forma natural no nosso organismo e é essencial para o seu funcionamento adequado. Encontramos o colesterol em alimentos de origem animal como ovos, carnes, leite integral.
Contudo, a presença excessiva de colesterol no sangue não é benéfica para o nosso organismo, o que pode desencadear o desenvolvimento de doenças cardíacas.
Alguns fatores podem contribuir para o aumento dos níveis de colesterol no sangue
. Sedentarismo, predisposições genéticas ou hereditárias e obesidade, são alguns desses fatores.
Tipos de colesterol.
Existem dois tipos de colesterol ou lipoproteínas:
Colesterol bom: O HDL, também conhecido como colesterol “bom”, faz a limpeza da gordura do sangue, levando-a das artérias para o fígado, onde esta é removida do organismo.
Colesterol ruim: O LDL, conhecido popularmente como colesterol “ruim”, é aquela gordura do sangue que gruda nas paredes das artérias, causando seu endurecimento (aterosclerose), podendo favorecer o surgimento de doenças como angina, ataque cardíaco e derrame cerebral.
Como reduzir o colesterol?
Você pode reduzir os níveis de colesterol de duas formas: com o uso de medicamentos receitados pelo seu médico ou sem o uso de medicamentos. E é sobre essa segunda forma de reduzir colesterol que vamos falar neste artigo.
Uma maneira muito usada para reduzir o colesterol sem a necessidade de recorrer a medicamentos é ingerir uma fruta com casca após as refeições, inclusive, o café da manhã e refeições intermediárias (lanches). Você pode optar entre uma maçã, um pêssego ou uma pera, pois são frutas comuns e facilmente encontradas nos mercados.
Outra forma de ajudar a reduzir o colesterol sem remédio é não descuidar de incluir saladas, tanto no almoço como no jantar. Saladas de alface, agrião e espinafre são boas pedidas.
O colesterol ruim, conforme mencionado anteriormente, é gordura presente no sangue que, aos poucos, vai ficando depositada nas paredes das artérias. Dessa forma, as fibras abundantes nas saladas cruas absorvem a gordura do bolo alimentar e esta será eliminada através das fezes, juntamente com as fibras, antes de serem completamente digeridas pelo aparelho digestivo. Esse processo, na prática, ajuda a limpar o intestino, diminuindo os níveis de colesterol ruim no sangue.
Obviamente, para reduzir o colesterol, não devemos apenas comer frutas após as refeições e comer saladas cruas durante o almoço e jantar. É necessário também que sejam evitados ou substituídos alguns maus hábitos alimentares, além de por em prática algumas atitudes que irão beneficiar o corpo como um todo.
Exemplos de maus hábitos alimentares que a pessoa deve evitar para ajudar a reduzir o colesterol ruim sem remédio:
1. Alimentos fritos: esqueça salgadinhos fritos e gordurosos. Prefira alimentos assados e sem gordura:
2. Leite e iogurte: Optar sempre por leites e iogurtes desnatados;
3. Alimentos industrializados: prefira sempre alimentos naturais e esqueça aqueles pacotinhos de salgados e biscoitos industrializados. Parecem guloseimas inocentes, mas são sempre muito gordurosos.
Exemplos de bons hábitos e atitudes que a pessoa deve incorporar e manter na sua rotina diária para reduzir o colesterol:
1. Beber bastante água. Tente consumir pelo menos de um litro e meio a dois litros de água por dia. Beber água ajuda na hidratação corporal, além de fazer uma “faxina” no intestino, auxiliando na eliminação de resíduos, toxinas e, claro, gorduras.
2. Praticar atividades físicas regularmente. Os benefícios dos exercícios físicos para diminuir os níveis de colesterol ruim do sangue são incontestáveis, afinal, atividades físicas fazem bem para o corpo como um todo, além de queimar calorias e gorduras.
O conteúdo deste artigo é meramente informativo, não substituindo, em qualquer hipótese, a necessária consulta médica para pessoas que tenham níveis altos de colesterol.
O seu médico, com base em exames laboratoriais, é quem decidirá se as alterações nos seus níveis de gordura no sangue podem ser controladas somente com mudanças na alimentação e a pratica regular de atividades físicas, ou se será indispensável tomar medicamentos para o controle do colesterol.




O renomado Dr. Rocha tem um vídeo bem INCRIVEL sobre emagrecimento, se tiver alguns minutos assista... Clique AQUI PARA ASSISTIR O VÍDEO DO DR. ROCHA

Ingredientes

Avalie esta receita
Avaliação média

5 votos, média: 4 de 5

Compartilhar via WhatsApp

Deixe seu comentário