Água na Boca - Dicas culinárias e receitas deliciosas

Siga-nos e compartilhe

O azeite de oliva pode nos proteger do câncer de mama

Tipo:

azeite-de-oliva-contra-cancer-500×307

Cada vez mais a ciência tem encontrado relação entre a alimentação que mantemos em nosso dia a dia e o risco de desenvolver diversas doenças. Entre elas, podemos citar o câncer como uma das temidas condições cujo risco é bastante influenciado pelas características de nossa dieta.


Estamos acostumados a ouvir falar de alimentos com substâncias cancerígenas, que podem aumentar o risco de desenvolver a doença no organismo humano, mas hoje queremos falar sobre a situação oposta.

Um estudo recente identificou que uma alimentação baseada na dieta mediterrânea e, especialmente, no consumo de azeite de oliva extra virgem, pode reduzir o risco de surgimento do câncer de mama.

Continue lendo para saber mais sobre este interessante estudo, e saiba como incorporar suas descobertas em sua dieta e obter estes excelentes benefícios.

Estudo sobre o azeite de oliva e o câncer de mama

O estudo foi realizado pela Universidad de Navarra, na Espanha, e pelo Centro de Investigación Biomédica en Red-Fisiopatología de la Obesidad y la Nutrición (CIBERobn), e publicou os resultados na revista JAMA Internal Medicine.

Para a investigação, as mulheres participantes seguiram três tipos de dieta. O primeiro grupo manteve a dieta mediterrânea rica em azeite de oliva extra virgem; o segundo grupo também manteve a dieta mediterrânea, mas rica em oleaginosas; e o terceiro grupo manteve simplesmente uma dieta com baixo teor de gordura.

Os três grupos apresentavam fatores de risco similares em relação a antecedentes familiares da doença, consumo de álcool e tabaco, etc. Foram analisadas mais de 4 mil mulheres por um período de quase cinco anos, e os resultados foram surpreendentes.

O grupo de mulheres que mantiveram a dieta mediterrânea rica em azeite de oliva extra virgem apresentou um risco de desenvolver o câncer de mama 62% menor quando comparadas às mulheres que mantiveram a dieta com reduzido teor de gordura. O grupo da dieta rica em oleaginosas também demonstrou uma redução do risco, mas ela não foi estatisticamente significativa.

Como o motivo para este resultado, os autores citam a presença de alguns compostos antioxidantes no azeite de oliva extra virgem que são capazes de matar células cancerígenas e prevenir o crescimento de tumores.

Desta forma, a conclusão dos pesquisadores é de que obter pelo menos 15% das calorias diárias do azeite de oliva extra virgem é crucial para a prevenção do câncer de mama.

É importante destacar que há diversos outros fatores que influenciam o risco do câncer de mama em cada indivíduo. Embora muitos deles não possam ser controlados por nós (como a presença de casos de câncer em nossas famílias), a dieta é algo que podemos alterar, reduzindo assim a chance de desenvolver a doença.

A dieta mediterrânea

A dieta mediterrânea é considerada uma das mais saudáveis do mundo, sendo sempre associada à longevidade e à boa saúde cardiovascular, além de oferecer diversos outros benefícios.

Ela é baseada no consumo de frutas, vegetais, leguminosas, nozes e castanhas, peixes e frutos do mar, grãos integrais e, é claro, o famoso azeite de oliva extra virgem. Não há limitação em relação à ingestão de gorduras, no entanto, estas devem ser gorduras saudáveis, provenientes de fontes vegetais, evitando o consumo de gorduras de fontes animais.

Para adotá-la em seu dia a dia, fique atenta às seguintes recomendações:

Substitua a manteiga e a margarina pelo azeite de oliva extra virgem. Ele pode ser usado para cozinhar, temperar saladas e alimentos e acompanhar o pão.
Aumente o consumo de frutas e vegetais, ricos em antioxidantes importantes para diversas funções no organismo.
Inclua também os legumes e as leguminosas, como o feijão, o grão de bico e a lentilha na dieta.
A fonte principal de proteínas devem ser os peixes e frutos do mar. Como alternativa esporádica, é possível ingerir carne de frango e ovos, mas a carne vermelha deve ser evitada sempre.
Os cereais fazem parte da dieta, mas devem ser priorizadas as variedades integrais.
Os laticínios não devem ser consumidos com muita frequência, e devemos dar preferência às versões desnatadas.
As nozes, sementes e castanhas em geral são fonte de gorduras saudáveis e fazem parte da dieta mediterrânea.
Para temperar a comida, aposte em ervas e especiarias naturais, evitando o uso excessivo de sal.
Por último, evite doces, açúcares e carboidratos refinados em geral.
Seguindo estas recomendações e fazendo da dieta mediterrânea a sua dieta do dia a dia, certamente você sentirá uma grande diferença em sua saúde e bem estar, além de prevenir doenças como o câncer de mama, principalmente devido ao consumo de azeite de oliva extra virgem.

MEDIDAS IMPORTANTES:
  • MANTEIGA:1 xícara = 225g | 1 colher (sopa) = 15g
  • FARINHA DE TRIGO:1 xícara = 130g | 1 colher (sopa) = 8g
  • AÇÚCAR:1 xícara = 210g | 1 colher (sopa) = 15g




Ingredientes

Avalie esta receita
Avaliação média

1 votos, média: 5 de 5


Compartilhar via WhatsApp

Receitas Sugeridas...

10013948_792196910790421_572832243_n
Escondidinho de batata doce com frango

Aquele amigo maromba vai adorar essa receitinha de escondidinho de frango com...

4c407d8552ef07cecaf5448109fb3a58.jpg
LEMBRA DELE? ATOR MIRIM DE CHOCOLATE COM PIMENTA CRESCEU! VEJA COMO ELE FICOU!

Ele era um menino doce que vivia consolando sua mãe Aninha toda...

truques-com-abacate-1-3
Truques de beleza com abacate: 7 receitas caseiras milagrosas

Muito rico em vitaminas, minerais, e ácidos graxos o abacate, além de...

balaas
Balas De Gelatina Sem Açúcar

MODO DE PREPARO: Dissolver a gelatina com sabor em 150 ml de...

Deixe seu comentário

X