Água na Boca - Dicas culinárias e receitas deliciosas

Siga-nos e compartilhe

Nem imaginas o que acontece se comeres uma pera por dia! É MUITO importante que saibas!

Tipo:


A maior parte das pessoas não imagina o que acontece com o nosso corpo, se comermos uma simples pera por dia. Ao início pode custar a acreditar, mas vais ver que é a realidade, e caso duvides sempre podes testar tu mesmo, basta para isso comeres uma pera diariamente. A tua saúde só ia agradecer!

As peras são frutas muito doces e com alto teor de água, o que as torna refrescantes. Além disso, o seu sabor suave permite que sejam usadas em pratos doces e também salgados, como saladas.

Semelhante à maçã, a pera também pode ser consumida diariamente, o que trará muitos benefícios à sua saúde. Ela ajuda a regular os níveis de açúcar no sangue e contribui para o emagrecimento.

Vantagens de consumir peras

A pera é uma das frutas que podem ser consumidas em qualquer época do ano, estando presentes em quase todas as casas.

É possível obter mais dos seus benefícios nutricionais consumindo-a crua e com a casca. Prefira peras frescas e maduras. As que foram colhidas antes do tempo tendem a ficar com a polpa granulosa.

Benefícios nutricionais da pera

Além de saborosa, esta fruta é rica em vitamina C, ferro e vitamina K. A sua casca é rica em flavonoides e ácido fenólico.

As peras também são boas para quem quer manter o corpo hidratado, pois é rica em água. Também evita a retenção de líquidos e, por seu alto teor de fibras, também sacia a fome, sendo uma aliada das dietas.

Por não conter nem gorduras nem muitas calorias, e por seus açúcares serem simples, fáceis de serem absorvidos pelo corpo, aconselha-se o consumo de peras antes ou depois da prática de exercícios físicos. As suas fibras também favorecem a regulação intestinal.

Qualquer pessoa pode consumir peras, desde bebés até idosos.

Aconselha-se seu consumo para quem sofre de:

  • Doenças cardíacas
  • Hipertensão
  • Anemia
  • Diabetes
  • Obesidade
  • Colesterol alto
  • Prisão de ventre
  • Doenças do estômago (úlceras e gastrite)
  • Diarreia
  • Bócio

Quais os benefícios de consumir uma pera por dia?

Agora que você já conhece as propriedades benéficas desta fruta, conheça as vantagens de consumi-la todos os dias:

Combate os radicais livres

Os radicais livres danificam as células e aceleram o seu envelhecimento. As propriedades antioxidantes da pera protegem o corpo e previnem o envelhecimento prematuro.

Diminui o risco de cancro

A acumulação de ácidos biliares (substância produzida no fígado e que ajuda a degradar as gorduras) no intestino aumenta o risco de cancro colorretal e vários outros problemas intestinais. A fibra presente nas peras protege a saúde das paredes do cólon e, assim, evita esses problemas de saúde.

Os nutrientes da pera também contribuem para a proteção das células do esôfago e do estômago, como será explicado abaixo.

Previne o diabetes

Os compostos fenóis presentes, sobretudo, na casca das peras são benéficos para prevenir o diabetes tipo 2. Universidades americanas publicaram um artigo sobre o consumo de frutas, inclusive da pera, afirmando que elas ajudam no controle dos níveis de glicose do sangue.

A pera também pode ajudar a diminuir a dependência dos medicamentos na fase de pré-diabetes e também podem ser um complemento à ação dos remédios no início do diabetes tipo 2.

Protege o estômago

Consumir uma pera por dia dá ao corpo 20% da quantidade diária recomendada de fibras. A fibra atua como um lubrificante natural dos intestinos e ajuda a pessoa a evacuar mais rapidamente, evitando a prisão de ventre.

A pera também estimula a produção de sucos gástricos e protege o estômago contra as infecções pela bactéria H. pylori. Essa bactéria pode levar à formação de úlceras e até do cancro de estômago.

Diminui a pressão arterial

A pera possui uma boa quantidade de potássio, trazendo muitos benefícios para a saúde do coração (o potássio é um vasodilatador muito eficaz).

Além de diminuir a pressão arterial, diminui a tensão nas veias e evita a formação de coágulos que podem causar danos ou afecções no sistema cardiovascular.

Também aumenta o fluxo sanguíneo em todas as partes do corpo, ajudando a oxigenar os órgãos e a reduzir o risco de doenças cardiovasculares e cardíacas.

Outros benefícios das peras

Como se não bastassem todos os benefícios acima, ainda há mais propriedades que a pera traz para a saúde:

Por conter pectina, reduz os níveis de colesterol.

Melhora o sistema imunológico e ajuda a prevenir doenças.

Ajuda o corpo a reter o cálcio dos ossos, prevenindo a osteoporose ou complementando seu tratamento.

Possui ácido fólico, o que previne doenças no feto durante a gravidez.

Evita as câimbras, também por causa do potássio.

Máscaras caseiras feitas com pera são boas para a pele e cabelos.

A pera é um alimento purificador e que ajuda a emagrecer.

Como escolher as melhores peras?

Para finalizar, explicamos como escolher as peras mais saborosas no mercado:

Escolha as que estejam mais firmes, com a pele macia e sem danos.

Evite as frutas com pontos muito moles ou de cor escura.

Não compre peras com cortes ou furos.

As peras podem ser conservadas no frigorífico por alguns dias, mas o melhor é consumi-las frescas.

Pressione a parte superior da fruta (ao lado do talo). Se a polpa estiver firme, mas macia, é porque está no ponto ideal para o consumo.



Ingredientes

Avalie esta receita
Avaliação média

4 votos, média: 4.5 de 5

Compartilhar via WhatsApp

Deixe seu comentário