Água na Boca - Dicas culinárias e receitas deliciosas

Siga-nos e compartilhe

Dormir pouco engorda! Saiba por que às vezes é melhor ficar na cama do que ir malhar

Tipo:


 

Um novo estudo observou que horas a menos de sono podem fazer engordar. Quem se restringe a uma noite em que dorme apenas cinco horas pode ganhar até um quilo em uma semana. Isso porque o hábito leva a pessoa a comer mais do que necessita, especialmente nos horários em que deveria estar dormindo.

Por que isso acontece?

Quando as pessoas têm o sono restrito, elas se alimentam durante seus horários biológicos noturnos, justamente no horário em que o organismo não está preparado para receber comida. Por isso, passar cinco dias dormindo pouco, menos do que cinco horas por noite, pode ser o suficiente para fazer com que uma pessoa engorde cerca de um quilo, concluiu um novo estudo da Universidade do Colorado em Boulder, nos Estados Unidos.

De acordo com a pesquisa, quem passa mais horas acordado, embora gaste mais energia, acaba comendo mais do que precisa. Assim, ingere uma quantidade de calorias maior do que gasta, especialmente à noite, o que acaba promovendo o ganho de peso.


THINKSTOCK
Quem dorme melhor tende a comer mais no café da manhã e se exceder menos durante o dia

Durante duas semanas, 16 voluntários saudáveis viveram no Hospital da Universidade do Colorado e dormiram com aparelhos capazes de controlar e monitorar o sono dos pacientes. Nos primeiros três dias, a duração do sono e a quantidade de calorias ingeridas pelos voluntários foram controlados: os participantes dormiam cerca de nove horas por noite e consumiam a energia necessária para manter seu peso.

Depois disso, os participantes foram divididos em dois grupos: um deles passou os cinco dias seguintes dormindo apenas cinco horas por noite, e o restante dos voluntários continuou dormindo nove horas por noite. Após esse período, a equipe ofereceu a ambos os grupos refeições fartas e livre acesso a lanches durante o dia, que incluíam alimentos como frutas, iogurte, sorvete e salgadinhos.

Segundo os resultados, o grupo que passou os cinco dias dormindo menos tempo gastou, em média, 5% a mais de energia do que os voluntários que descansaram por nove horas. No entanto, eles consumiram cerca de 6% a mais de calorias. Mas quem teve menos horas de sono apresentou mais tendência a comer menos no café-da-manhã, e a exagerar nos lanches feitos durante a noite e após o jantar, que correspondiam, no geral, à refeição mais calórica do dia.



Ingredientes

Avalie esta receita
Avaliação média

votos, média: de 5


Compartilhar via WhatsApp

Deixe seu comentário