Água na Boca - Dicas culinárias e receitas deliciosas

Siga-nos e compartilhe

Como saber se temos parasitoses intestinais?

Tipo:

Tratamiento-parasitos-intestinales-500×325-500×325

As parasitoses intestinais são, infelizmente, um problema de saúde que afeta a maioria das pessoas e em qualquer idade, embora na infância sejam mais comuns; e o principal problema é que os sintomas que ocasionam não ajudam a detectá-las facilmente, pois podem ser confundidas com outras questões: cansaço, ansiedade, nervosismo, problemas digestivos, dor de cabeça, problemas de peso etc.


Neste artigo explicaremos como podemos saber se temos parasitoses e o que devemos fazer para preveni-las e combatê-las com a alimentação e alguns remédios naturais.

As parasitoses intestinais

Os parasitas são organismos que se instalam em nosso organismo e vivem alimentando-se de nossas células e do alimentos que ingerimos. Tanto os parasitas quanto os fungos ou as bactérias excedem em nosso corpo, e se estamos saudáveis eles vivem em equilíbrio com o nosso organismo, aportando-nos benefícios. O problema aparece quando há um desequilíbrio que altera nossos níveis de pH, enzimas ou flora intestinal e então estes se tornam patógenos e agressivos, e começam a originar todo tipo de doenças.

Por isso, convém manter equilibrado nosso organismo através de uma boa alimentação e alguns bons hábitos, usando quando necessário alguns suplementos naturais, para preveni-los e combatê-los.

Não existe um único tipo de parasita. O mais conhecido é a Candida, mas também há outros tipos comuns como as lamblíases, tênias e áscaris.

Como saber se temos parasitoses?

Os sintomas mais habituais são os seguintes:

Transtornos de apetite (excesso ou falta de fome sem motivo aparente)
Olhos inchados
Ansiedade e nervosismo
Coceiras na ponta do nariz, nos olhos e na região anal.
Pupilas dilatadas
Transtornos intestinais (prisão de ventre, diarreia)
Insônia sem motivo aparente
Cansaço
Dor de cabeça
Mesmo que estes sintomas possam ocorrer por outros motivos, se os apresentamos recorrentemente e durante vários dias ou semanas, recomendamos avaliar a possibilidade de realizar um tratamento.

As crianças são, geralmente, afetadas e é ainda mais difícil detectar. É importante observar, sobretudo, se esfregam a ponta do nariz ou a região anal e se é notado um comportamento mais nervoso sem que haja uma causa aparente.

Se, além disso, você tem animais de estimação em casa, deve-se aplicar remédios contra os parasitas todo mês, já que com o contato direto é mais fácil que nos transmitam os parasitas que eles têm com frequência.

A alimentação é fundamental

A alimentação que se deve seguir para eliminar os parasitas tem que ser estrita, já que os parasitas se alimentam de determinados alimentos. Será fundamental evitar totalmente:

O açúcar e os alimentos açucarados
O álcool
O leite e derivados lácteos

Além disso, é importante reduzir o consumo de hidratos de carbono refinados (arroz branco, massas, produtos de confeitaria etc.)

Em troca, será necessário incluir na dieta alguns alimentos fundamentais:

O alho, um excelente antiparasitário. Deve-se consumi-lo cru e diariamente. Se existe há dificuldade para digeri-lo, pode-se preparar uma pasta para ser consumido com uma torrada ou, ainda, comprá-lo em cápsulas ou comprimidos.
As sementes de abóbora também são um grande remédio para combater os parasitas. Deve-se comer diariamente ao menos 30 sementes de abóbora cruas. Pode-se moê-las e misturar com os alimentos de sua preferência.
As sementes de mamão. Pode-se preparar uma batida de mamão adicionando também suas sementes, água e um pouco de stevia para adoçar. Prefira consumir essa bebida pela manhã em jejum.
Além disso, durante o dia, entre as refeições, consumir infusões de tomilho, orégano e camomila, uma combinação que ajuda a aumentar a defesa e matar os parasitas.

O cuidado com o intestino

A melhor prevenção é ter um intestino que funcione corretamente, evitando, sobretudo, as diarreias recorrentes ou, ainda, a prisão de ventre com suplementos naturais e uma boa alimentação rica em frutas e verduras frescas.

Ao apresentar prisão de ventre, pode-se consumir sementes de linhaça, ameixas, e beber muita água ao longo do dia.
Ao apresentar diarreias, pode-se consumir alimentos adstringentes como o arroz branco (ou o caldo de seu cozimento), chá verde ou um suplemento de carvão vegetal.

Por outro lado, as parasitoses intestinais alteram a flora intestinal e costumam proliferar quando ela não está equilibrada. Por isso, é conveniente consumir probióticos para repor a flora intestinal e prevenir e combater os parasitas.

Podemos comprá-los em farmácias e tomar por algum período. Sempre com a orientação de um médico.

MEDIDAS IMPORTANTES:
  • MANTEIGA:1 xícara = 225g | 1 colher (sopa) = 15g
  • FARINHA DE TRIGO:1 xícara = 130g | 1 colher (sopa) = 8g
  • AÇÚCAR:1 xícara = 210g | 1 colher (sopa) = 15g




Ingredientes

Avalie esta receita
Avaliação média

2 votos, média: 3 de 5


Compartilhar via WhatsApp

Deixe seu comentário

X