Água na Boca - Dicas culinárias e receitas deliciosas

Siga-nos e compartilhe

30 dicas para fazer uma pizza caseira saudável e saborosa

Tipo:


Se existe um alimento que quase todo mundo gosta esse alimento é a pizza. Responsável por reunir e alimentar famílias inteiras, a pizza é definitivamente um dos pratos mais simpáticos e queridos do Brasil.

Por ser uma refeição tão popular e tão saborosa, é difícil viver sem ela e quem está de dieta não precisa passar por esse sacrifício de ficar sem pizza.

Substituir alguns ingredientes por outros mais leves e transformar as coberturas com opções mais nutritivas e de baixo índice glicêmico é uma maneira de manter a pizza no cardápio sem sair da dieta.

A seguir você confere algumas sugestões criativas para driblar as calorias da pizza e adaptá-la para sua rotina alimentar saudável.

Preparo

1. Mantenha o forno aquecido: para evitar que o meio da pizza fique “mole” e garantir que a massa toda fique crocante, é essencial manter a temperatura alta. 230 a 260 graus celsius é o suficiente.

2. Não exagere nas quantidades: para manter a pizza saborosa, evite colocar grandes quantidades de cada alimento escolhido para dar sabor à massa. Alimentos mais pesados como queijos devem ser colocados em pouca quantidade ou fatias finas.

3. Asse ou torre a massa antes de colocar os ingredientes: essa é uma opção viável para você ter certeza de que a massa vai aguentar o peso dos ingredientes e garantir que o meio dela não vai ficar mole.

4. Cuidado com ingredientes que soltam água: tomate e queijo, por exemplo, podem soltar líquidos ao serem assados e tirar toda a crocância da massa. Por isso, ao escolher incluir esses ingredientes, coloque apenas o mínimo necessário e em fatias finas.

5. Asse a massa no grill: essa é uma maneira interessante de inovar no preparo da sua pizza, fazendo com que ela ganhe um sabor especial e um visual diferente.

6. Aposte nas massas prontas: algumas panificadoras preparam boas massas para você só se preocupar com os ingredientes para dar sabor à sua pizza. Mas vale lembrar que é importante comprar em um estabelecimento que você sabe que capricha na qualidade do produto, com ingredientes frescos e massa leve.

Massa

7. Invista em uma massa integral: troque parte da farinha branca refinada pela farinha de trigo 100% integral ou ainda com adição de grãos para criar uma massa de pizza mais saudável e nutritiva, com menor índice glicêmico.

8. Transforme seu sanduíche em uma pizza: toste levemente uma ou mais fatias finas de pão para sanduíche, adicione o molho de sua preferência e coloque o seu sabor de pizza favorito. Para dar um toque extra de pizza, inclua orégano.

9. Pizza de pão de pita ou pão sírio: outra opção saudável é usar um pão de pita, também conhecido como pão sírio, para fazer uma mini pizza individual. Se possível, opte pelas versões integrais dessa massa.

10. Adicione quinoa à massa: aproveite todos os benefícios da quinoa incluindo essa semente na massa. Linhaça ou chia também são boas alternativas para tornar sua pizza ainda mais crocante e saudável.

11. Pizza na massa de tapioca: troque a massa tradicional com trigo por uma tapioca sabor pizza. Faça a tapioca em uma panela antiaderente para não precisar usar óleo.

12. Massa de pizza sem glúten sem farinha: apesar de parecer estranha, a ideia rende um prato muito saboroso. Substitua a massa com farinha por uma massa de brocolis, como nessa receita aqui ou ainda, experimente fazer a massa com couve flor, como nesta outra receita.

13. Massa de farinha de arroz: outra opção para quem quer uma pizza sem glúten e também sem lactose é usar a farinha de arroz para a base do prato. Confira a receita aqui.

14. Inclua gergelim na borda: gosta de uma borda especial? Que tal adicionar um pouco de gergelim e curtir o sabor que a semente dá à massa da sua pizza? Experimente!

Molho

15. Molho caseiro clássico de tomate: o molho tradicional de tomate é uma opção certeira para a base da sua massa. Cozinhe os tomates e tempere à gosto. Aqui você encontra uma receita fácil de fazer do blog Mel e Pimenta.

16. Evite os molhos prontos: é possível encontrar nos supermercados uma infinidade de extratos de tomate e molhos prontos para usar na sua pizza, mas em geral eles possuem altos níveis de sódio, conservantes e outros ingredientes que você não precisa incluir na sua pizza saudável. Portanto, o ideal é preparar seu próprio molho em casa.

17. Molho de tomates fatiados: está com preguiça de fazer seu próprio molho caseiro? Tudo bem. Corte um tomate em fatias finas e use no lugar do molho.

18. Molho pesto na pizza: outra ideia saborosa é substituir o molho de tomate por um tradicional pesto genovês. A Socorro na Cozinha ensina como fazê-lo nesta receita.

19. Molho barbecue caseiro light: que tal incluir um molho barbecue caseiro no lugar do molho de tomate? A ideia é fazer o molho em casa para que não seja exagerado na quantidade de sal e conservantes. A receita é do blog Do Jeito H.

20. Molho para pizza doce: quando você quiser comer uma pizza doce bem saborosa e mais leve, aposte no chocolate meio amargo para a base. Quebre em pedacinhos e deixe derreter no forno. Depois é só cobrir com banana e canela ou morangos.

Sabores saudáveis

21. Pizza de frigideira: a massa dessa pizza leva aveia e o recheio pode ser de peito de peru, queijo cottage, entre outras opções leves. É essencial que seja feita em uma frigideira antiaderente para não grudar no fundo.

22. Pizza de ricotta e courgette: uma pizza diferente, com uma apresentação sofisticada e ultra leve com queijo branco e vegetais.

23. Pizza na massa de wrap: a massa de wrap geralmente é usada para fazer aqueles sanduíches enrolados, mas pode muito bem ser a base da sua pizza quando comprados na versão light, fit ou integral.

24. Pizza de frango e rúcula: essa receita leva proteína e legumes, ideal para um almoço light. A massa pode ser de wrap light ou de pão sírio.

25. Pizza com massa de iogurte grego: essa receita é bem diferente e muito leve e pode ser feita com o recheio light de sua preferência. O segredo está na massa que leva apenas 2 ingredientes.

26. Pizza marguerita light: a massa dessa pizza é feita no liquidificador e é simples de fazer. O recheio fica por conta da combinação de queijo, tomate, manjericão e orégano.

27. Pizza de berinjela: o grande diferencial dessa pizza é a massa. Ela não tem massa, sua base é feita com fatias de berinjela. Vale a pena experimentar!

28. Pizza de atum e espinafre: essa pizza é feita com massa de farinha integral e o recheio recebe cream cheese, atum e espinafre. Uma delícia fácil de fazer!

29. Pizza vegetariana: essa pizza tem muitos legumes para torná-la super saudável e ainda é feita com uma massa que leva farinha integral na composição. Segundo a blogueira, tem apenas cerca de 243 calorias por pedaço.

30. Pizza doce de frutas: essa pizza pode ser feita com massa de wrap ou pão sírio ou ainda com massa para frigideira e o recheio fica por conta das frutas como bananas, uvas passas, morangos e maçãs. Para dar um toque ainda mais especial, inclua nozes e outras castanhas em pequena quantidade.



Ingredientes

Avalie esta receita
Avaliação média

votos, média: de 5

Compartilhar via WhatsApp

Deixe seu comentário