Água na Boca - Dicas culinárias e receitas deliciosas

Siga-nos e compartilhe

10 dicas nutricionais para combater o esgotamento e o estresse

Tipo:

te-de-limon-2-500×283

O cansaço quase sempre é passageiro e chega como consequência de um esforço físico, da falta de sono e inclusive por ter se alimentado mal durante o dia. No entanto, em certos casos, podemos sofrer com um “esgotamento crônico”, uma situação que está longe de ser específico, que se mantém com o tempo e que nos impede de ter uma vida normal.


O que causa este esgotamento ou cansaço crônico? As causas podem ser variadas, desde doenças e a falta de vitaminas até a presença de uma depressão oculta. Porém, no artigo de hoje queremos mostrar a você o esgotamento que o estresse tende a gerar.

Essa pressão cotidiana que não conseguimos controlar do modo adequado e que, como consequência, nos vai tirando as forças até nos enfraquecer pode ser combatida com uma mudança de hábitos, se cuidando um pouco mais e controlando as situações estressantes. Além disso, cuidar da alimentação e seguir estas simples dicas irão facilitar ainda mais no processo de recuperação. Vamos tentar? Ponha em prática estes conselhos!

1. Começar o dia com um copo de água morna com limão

É um modo ideal de alcalinizar o organismo, de depurar as toxinas e de fortalecer o sistema imune. O suco de limão é um tesouro natural de vitaminas e minerais excelentes para combater o esgotamento e o estresse. Logo, não deixe de tomar todos os dias antes do café e durante 5 dias seguidos. Descanse os fins de semana e recomece.

2. Aveia para reduzir o estresse

A aveia é um superalimento rico em numerosos nutrientes, vitaminas e minerais, e não só isso, é também um alimento muito medicinal para o sistema nervoso. Em sua composição encontra-se um alcaloide chamado “avenina” que atua como um sedativo suave e que irá ajudar a começar o dia de um modo mais tranquilo e com os nutrientes adequados para evitar o clássico cansaço matinal. Se você acompanhar sua tigela de aveia com algumas amêndoas potenciará ainda mais estas propriedades.

3. Uma só xícara de café por dia e não aos refrigerantes

O café é um energético natural, mas dadas as suas propriedades energéticas e seu alto conteúdo em antioxidantes, sempre será ideal incluir essa xícara de café matinal (100 ml) no café da manhã. Ajudará a despertar e melhorar o ânimo.

No entanto, é importante não superar esta dose diária e não beber café depois do meio-dia. Do contrário, como seu sistema nervoso já está alterado pelo estresse, poderíamos potencializar ainda mais esse nervosismo. Indicamos também que, em certos casos, muita gente que sofre de esgotamento e estresse tende a recorrer aos clássicos refrigerantes de cola para “se animar” ou para “despertar”, sem saber que é um risco para a saúde.

O alto nível de açúcar (mesmo que seja light) irá piorar ainda mais os sintomas do cansaço. Esta “ativação” será temporária e depois a redução será mais aguda. Recorra antes a um suco natural de frutas ou mesmo a um copo de água com um pouco de limão.

4. Um pouco de exercício diário

Mesmo que se sinta cansado, lembre-se que este esgotamento se deve ao estresse e que um modo eficaz de combatê-lo é realizando exercícios, como caminhar, nadar, andar de bicicleta ou mesmo dançar. O nível de endorfinas se eleva e melhoramos nossa saúde cardíaca.

5. Durma 8 horas por dia e cochile uns 20 minutos depois do almoço

Mesmo que não possa conciliar o sono, feche os olhos e tente descansar. Seu corpo e principalmente seu cérebro precisam disso. Lembre-se sempre de seguir os mesmos horários de sono e de refeições. Tudo isso ajudará a desfrutar uma melhor qualidade de sono e combater o esgotamento e o estresse.

6. Respirar oxigênio puro em um espaço natural

Busque um pouco de tempo ao longo do dia para desfrutar da natureza. Basta meia hora ao ar livre, em um lugar com árvores. Sinta a brisa fresca, o sol em seu rosto, respire profundamente e desconecte sua mente. Não pense em nada e deixe-se envolver pela calmaria da natureza. É muito terapêutico.

7. Um iogurte natural sem açúcar

Ideal para o café da manhã ou para quando aparecer aquela fome no meio do dia. É interessante saber que o iogurte natural ajuda a regenerar a flora intestinal e também favorece a produção de serotonina, um hormônio que regula e melhora nosso humor.

O iogurte é excelente para reduzir o estresse e a temperatura corporal para poder descansar melhor durante a noite.

8. Chocolate negro sem açúcar

Fonte natural de antioxidantes, de magnésio e cálcio, ideal para reduzir o esgotamento e o estresse. A quantidade diária que pode ser consumida está entre 40 e 50 gramas.

9. Peixe azul antes que a carne

Rico em proteínas e ácidos graxos saudáveis para o coração e ossos, o peixe azul é um alimento básico que deve ser incluído na dieta para combater o esgotamento e o estresse.

Tanto o salmão, como as frutas ou sardinhas, irão ajudar a reduzir o nível de cortisol do sangue, e também evitará a dor de cabeça ou dor articular que possamos sentir quando estamos estressados. É muito saudável, não renuncie nunca ao peixe azul!

10. Uma taça de vinho tinto por dia

Uma taça de vinho tinto por dia cuida do coração, regula a pressão arterial, reduz o colesterol e ajuda a combater a ansiedade e o estresse. Não renuncie a este pequeno tributo da natureza e consuma sempre com moderação.

MEDIDAS IMPORTANTES:
  • MANTEIGA:1 xícara = 225g | 1 colher (sopa) = 15g
  • FARINHA DE TRIGO:1 xícara = 130g | 1 colher (sopa) = 8g
  • AÇÚCAR:1 xícara = 210g | 1 colher (sopa) = 15g




Ingredientes

Avalie esta receita
Avaliação média

votos, média: de 5


Compartilhar via WhatsApp

Receitas Sugeridas...

114710_highlight
Lasanha de capeletti da sogra

O primeiro dia do ano merece um almoço TOP! Lasanha de capeletti...

1509782_772757726067673_857924156_n
Moqueca chique da Neneli

Já tem receita de moqueca no seu livro? Dizem por aí que...

levedura-cerveja-saude-beleza-500×325
Levedura de cerveja, na saúde e na beleza

A levedura de cerveja é um suplemento nutricional elaborado a partir da...

Deixe seu comentário

X