Água na Boca - Dicas culinárias e receitas deliciosas

Siga-nos e compartilhe

Repelentes naturais e econômicos para formigas

Tipo:

formigas-500×283

Se você tem um jardim ou uma roseira, sabe que as formigas podem ser o inseto mais destruidor que existe. Se fizéssemos um ranking de inimigos das plantas, elas estariam brigando pela liderança com os caramujos. Para a nossa sorte, não é necessário utilizar produtos químicos para mantê-las longe. Podemos usar repelentes naturais e econômicos para formigas, que são muito eficazes, fáceis de fazer e, principalmente, caseiros.


Repelentes caseiros para formigas

Se você está sofrendo um ataque de formigas, seja no seu jardim ou na sua cozinha, preste atenção aos seguintes repelentes naturais:

Vinagre de maçã

É um produto ideal para limpar a casa e manter as pragas longe. Se as formigas entraram na sua cozinha, limpe bancadas, armários e o piso com uma mistura de vinagre de maçã e água morna (proporção 50-50). Isso vai funcionar, pois os insetos odeiam o odor penetrante do vinagre e podem senti-lo muito mais do que os seres humanos.

Giz ou talco

O giz usado nas escolas ou o talco para os pés podem ser repelentes caseiros muito eficazes para combater as formigas. Trace uma linha ou polvilhe estes elementos nos lugares onde costumam passar estas pequenas mas poderosas inimigas.

Suco de limão

Não há dúvida de que o limão é um potente elemento que não pode faltar em nossa casa. Se você tiver um ataque de formigas, passe um pouco de suco nas beiradas das portas e das janelas. Você pode diluí-lo em água se preferir, mas a fruta pura é tão ácida que vai confundir os insetos sobre qual caminho fazer. Além disso, vai evitar que novas formigas entrem na sua casa.

formiga

Ervas e temperos

Você pode colocar hortelã, canela, pimenta em pó, pimenta caiena ou cravo nos locais onde as formigas tenham passado. Alguns falam que as folhas de louro colocadas dentro dos armários ou caixas também podem dissuadir os bichinhos de entrar. O odor penetrante não permitirá que se atrevam a ultrapassar os limiares da sua casa. Tenha cuidado se você tem crianças pequenas ou animais de estimação, já que os temperos podem causar eventuais alergias e irritações se entrarem em contato com eles.

Grãos de café

Quando tiver terminado de fazer um café, não jogue a borra fora. Espalhe pelo jardim (principalmente ao redor das rosas) e na parte exterior da casa. As formigas serão repelidas pelo cheiro, neutralizador de outros aromas. Por isso é bom usar o café também se os gatos costumam fazer suas necessidades nas plantas.

Hortelã

Esta erva aromática muito usada para os chás e sobremesas, pode ajudar a eliminar as formigas do seu jardim. Espalhe óleo essencial de hortelã nos batentes das portas e janelas. O bom é que a sua casa sempre vai ter um aroma agradável e estará também livre dos insetos. Outra opção é fazer uma infusão com um punhado de folhas de hortelã em um copo de água, deixar que esfrie, colocar em um recipiente com spray e borrifar nos cantinhos do seu lar. Uma terceira alternativa é fazer bolsinhas de hortelã seca e deixá-las nos cantos das janelas.

Casca de cítricos ou de pepino

Já falamos antes das propriedades do suco de limão como repelente de formigas. Você pode aumentar o efeito se também deixar as cascas de cítricos, como a laranja ou a mexerica. A casca de pepino é outra opção eficaz. Elas funcionam porque, ao se decomporem, se tornam tóxicas para as formigas, que as evitam.

formigas1

Água com sabão

As formigas gostam da água, mas não quando ela tem sabão, já que não podem se deslocar livremente. Este repelente simples é preparado misturando algumas gotas de sabão líquido ou detergente com água. Coloque em um recipiente com spray e borrife pelos lugares onde passarem estes insetos. Quando não os vir mais, enxágue com água limpa.

Ervas aromáticas

Além da hortelã, existem outras plantas que podem atuar como uma barreira para evitar a entrada das formigas na sua casa. Se você tem horta, não hesite em fazer uma barreira com lavanda, manjericão, tomilho, poejo ou orégano. Nenhum inseto ou ave que quiser comer suas plantas, flores ou vegetais vai gostar.

Casca de ovo

A casca de ovo quebrada em pedaços ou triturada e colocada nos cantos das janelas e portas ajudará a manter as formigas longe de casa. Também podem ser usadas para impedir que elas entrem nos armários da cozinha.

Receitas de repelentes caseiros para as formigas

hortela

Receita N°1 – Em uma garrafa de 250ml de sabão líquido para as mãos, coloque 30ml de cada uma das seguintes ervas: melaleuca, rosa, canela, hortelã, poejo e citronela. Adicione três colheres grandes desta preparação para cada dois copos de água e misture bem. Coloque em um borrifador e pulverize nos locais onde geralmente são encontradas as formigas.

Receita N°2 – Misture 1 copo de água (250ml) com uma colher cheia de molho picante, 1/4 de copo de sabão líquido e uma colher pequena de essência de hortelã. Coloque em um borrifador e pulverize onde quiser.

Receita N°3 – Amasse em um pilão um punhado de urtigas. Coloque para ferver em 5 litros de água durante meia hora. Deixe esfriar e repousar por 5 horas. Aplique nos caminhos e nos arredores da casa.

MEDIDAS IMPORTANTES:
  • MANTEIGA:1 xícara = 225g | 1 colher (sopa) = 15g
  • FARINHA DE TRIGO:1 xícara = 130g | 1 colher (sopa) = 8g
  • AÇÚCAR:1 xícara = 210g | 1 colher (sopa) = 15g




Ingredientes

Avalie esta receita
Avaliação média

votos, média: de 5


Compartilhar via WhatsApp

Receitas Sugeridas...

pao-doce
Rosca doce delícia

Hummm... Olha só que delícia!!

11046396_1007770629233047_3407205542258677119_n
Arroz de forno com bacon e queijo

Arroz de forno com bacon e queijo para o almoço de hoje!...

leitura
Alimentos que estimulam a capacidade de atenção

Você sabia que alguns alimentos tem a capacidade de estimular nossa energia...

Deixe seu comentário

X