Água na Boca - Dicas culinárias e receitas deliciosas

Siga-nos e compartilhe

Propriedades curativas da maca

Tipo:

888622000.jpg

A maca é uma raiz utilizada como alimento e remédio caseiro desde a época da civilização Inca. É originária do Peru e se espalhou por todo o mundo por suas propriedades curativas. Saiba quais são os benefícios da maca para a sua saúde neste artigo.


Propriedades da maca

São conhecidas ao menos dez propriedades principais da maca para o organismo. Algumas das mais importantes são:

  • Propriedades afrodisíacas, estimulantes e para a fertilidade: é usada para essas três finalidades há séculos, sendo considerada “mágica” e usada nos rituais sagrados para obter prosperidade para os vilarejos. É conhecida popularmente como o “Viagra peruano”, usada para tratar a impotência sexual, aumentar a fertilidade, aumentar a libido (ou desejo sexual) e combater a disfunção erétil. Isso se deve a um de seus componentes principais, a macamida. Ela atua sobre o hipotálamo e as glândulas suprarrenais, regulando os níveis hormonais e proporcionando um efeito energético. Também aumenta o fluxo sanguíneo na região pélvica, estimulando a potência sexual. Pesquisas recentes confirmam que ela aumenta a fertilidade tanto em homens quanto mulheres, melhora a produção e motilidade do esperma mesmo em grandes altitudes, e também serve para prevenir a hiperplasia da próstata.
  • Propriedades para o tratamento da menopausa: a maca serve para ajudar as mulheres que se encontram no período do climatério e menopausa devido a seus efeitos mineralizantes e revitalizantes, assim como de aumento da libido. É comum sofrer com menos desejo sexual por causa de uma menor produção de estrógenos de maneira natural (já que o corpo não tem mais condições de conceber a vida). Seus fitoesteroides naturais também ajudam a tratar os calores e outros sintomas. Por fim, ajuda a evitar a osteoporose ao ser consumida em sopas ou ensopados.
  • Propriedades energéticas: a maca é nutritiva e energética, oferecendo substâncias que regulam e estimulam o organismo. Por exemplo, dispõe de mais nutrientes do que certos vegetais. Transporta mais oxigênio para o corpo e evita a pressão baixa, ao mesmo tempo em que pode prevenir a anemia e fortalecer o organismo. Também tem iodo, outro elemento energético, que serve para regular o funcionamento da glândula tireoide, e possui zinco, que fortalece o sistema imunológico. É um complemento ideal para a fadiga, a perda de memória, o cansaço, o estresse e a fraqueza que sentimos durante a recuperação de alguma doença. É um excelente suplemento para atletas porque melhora a resistência física.
  • Propriedades estimulantes para o sistema imunológico: graças aos alcaloides, a maca estimula as células de defesa ou fagocíticas, evitando tumores ou o câncer. Também atua para prevenir resfriados ou o contágio por qualquer doença que se relacione a uma queda no sistema imunológico, devido ao estresse, nervosismo ou ansiedade (como alguns vírus do herpes).

maca_peru

  • Propriedades antidepressivas: quando consumida como suplemento, a maca evita a falta de libido causada pela medicação ansiolítica ou antidepressiva. Melhora a memória e o aprendizado porque o cérebro fica mais alerta. As pessoas que consomem remédios para dormir ou para a depressão podem ingerir maca para evitar os efeitos colaterais, sempre sob a supervisão do seu médico.
  • Propriedades anticancerígenas: a maca pertence à mesma família das crucíferas, como o brócolis, a rúcula, o repolho, a mostarda ou a couve. Todas essas plantas são popularmente conhecidas por suas propriedades anticancerígenas devido a um componente chamado glucosinolato, que lhes confere o sabor forte característico. Tem uma atuação antioxidante para manter o organismo saudável. Outro nutriente serve para eliminar de maneira natural as células danificadas ou afetadas por um tumor, combater a degeneração e as mutações celulares.
  • Propriedades protetoras para a pele: a maca é consumida e cultivada nas regiões altas e no altiplano andino do Peru, ou seja, em locais onde a radiação ultravioleta é muito alta e não existem muitos espaços para se proteger do sol. Os nativos e os visitantes que consomem esta raiz durante suas viagens pela montanha estarão mais protegidos dos raios UV, porque a maca aumenta a espessura da epiderme (naturalmente, de forma microscópica), oferecendo uma proteção solar como se a pessoa estivesse utilizando um protetor fator 30. O extrato de maca pode ser colocado em protetores solares ou cosméticos para potencializar seus efeitos.

Variedades e dosagem da maca

A maca pode ser obtida em três “apresentações”:

  • Vermelha (ou “Puka”, para os nativos), é a que oferece um maior potencial antioxidante e anticancerígeno.
  • Morada-vermelha (“maca milagrosa”, entre os residentes), com altas quantidades de antocianinas, sendo um excelente antioxidante.
  • Negra (ou “yana”), que tem efeitos estimulantes para o cérebro e propriedades afrodisíacas.

maca

Sobre a dosagem, é importante saber que a maca é um alimento natural que pode ser consumido por um grande período sem que a pessoa venha a sofrer com efeitos colaterais ou nocivos. No entanto, aconselha-se ingeri-la da seguinte forma:

Cápsulas: entre 1,5 e 3 gramas por dia, misturada em sucos Gelatina: entre 1,5 e 3 gramas diários Raiz inteira seca: não mais de 25 gramas por dia para alimentos cozidos (como ensopados ou sopas) Cremes: pode-se conseguir alguns produtos à base de maca para uso externo, sem dose estipulada. Em pó: para consumir com queijos, iogurtes ou sucos. Uma colher de chá por dia durante o café da manhã.

Imagens cortesia de Sebastian Freire, Congreso de la República, takatu marui.

MEDIDAS IMPORTANTES:
  • MANTEIGA:1 xícara = 225g | 1 colher (sopa) = 15g
  • FARINHA DE TRIGO:1 xícara = 130g | 1 colher (sopa) = 8g
  • AÇÚCAR:1 xícara = 210g | 1 colher (sopa) = 15g




Ingredientes

Avalie esta receita
Avaliação média

votos, média: de 5


Compartilhar via WhatsApp

Receitas da Semana...

1395346_944119805598130_5879096077741060021_n
Empadão de frango delicioso

Esse empadão tem um cheirinho inebriante, ninguém resiste! Agora conta pra gente:...

egee
Adeus, marcas e manchas de melasma! Rapidamente esta máscara caseira eliminará tudo.

Vamos falar daquelas manchas marrons que aparecem no rosto? Elas são chamadas...

Mega Maionese Caseira Fácil: Vários tipos e variações!
Mega Maionese Caseira Fácil: Vários tipos e variações!

Vem cá, você faz a sua própria maionese em casa? Se a...

Bolo prestígio molhadinho ❤
Bolo prestígio molhadinho ❤

INGREDIENTES: Veja também: Torta Cremosa Romeu e Julieta Franguinho Crocante Mais Fácil...

Deixe seu comentário

X