Água na Boca - Dicas culinárias e receitas deliciosas

Siga-nos e compartilhe

PÃO DE QUEIJO NORDESTINO inova no SABOR e fica DELICIOSO!

Tipo: Lanches

PÃO DE QUEIJO NORDESTINO inova no SABOR e fica DELICIOSO!

MODO DE PREPARO
DICA 01


Esta receita pode ser preparada com em batedeira planetária. Batendo-se 10min com batedor tipo raquete (massa média) e 5 min com batedor de massas pesadas.
PREPARO

Em uma bacia ou vasilha grande, coloque o leite morno, o sal, o açúcar, o óleo, a margarina e os ovos.
Coloque a farinha de trigo, abrindo um buraco na farinha e colocando o fermento nele. O FERMENTO NÃO DEVE SER HIDRATADO PREVIAMENTE, NEM COLOCADO DIRETAMENTE NO LÍQUIDO. O SAL TAMBÉM MATA O FERMENTO, PORTANTO NÃO DEVE-SE COLOCAR JUNTO COM O SAL. Misture a massa com as mãos até conseguir uma massa grudenta, mas com o aspecto da foto ao lado.
Esta é a fase mais importante do pão. SOVE a massa por 15 minutos (não faça menos). A massa ficará cada vez mais elástica e pesada, pois o glúten do trigo irá formar uma liga. Esta liga é que dará sustentação ao pão depois de assado, e garantirá maciez e durabilidade. Portanto, não economize. Força no braço. Sovar significa empurrar a massa com as mãos, puxando-a de volta por cima e empurrando novamente. Faça este trabalho com vigor. A massa ficará elástica, conforme foto ao lado.
Outra fase importante. Após sovar a massa, faça uma grande bola e coloque para descansar até dobrar de volume ou por 1 hora. Em dias quentes este tempo poderá ser menor. Em dias frios, poderá ser maior. O fermento age bem em ambientes úmidos e levemente aquecido. Cubra a bacia com um pano úmido. Veja ao lado antes do crescimento e depois.
Finalizada a etapa anterior, deve-se pegar duas assadeiras grandes e untar (passar manteiga) e polvilhar (jogar farinha de trigo sobre a manteiga).
Pegue a massa, faça as bolinhas e coloque na assadeira untada e polvilhada. O tamanho das bolinhas dependerá do gosto de cada um. Sugiro a metade do tamanho da foto ao lado. Em média 60 bolinhas para esta receita.
Depois de colocar as bolinhas na assadeira, coloque-a dentro do FORNO DESLIGADO para nova fase de crescimento por 2 horas. O forno não pode estar aquecido. As bolinhas irão dobrar de volume.
Retire as assadeiras do forno, ligue-o e aqueça por cerca de 10 minutos em fogo alto. Coloque os pães para assar. Sugiro uma assadeira por vez para não perder o ponto de assado. Levará cerca de 15 a 20 minutos para assar, dependendo do forno. Deverá ficar levemente dourado, senão irá ficar duro. Veja foto ao lado.
Quando o pão estiver assado, retire do forno, espere ficar morno e pincele os pães com margarina derretida e polvilhe por cima queijo ralado.

DICAS IMPORTANTES SOBRE PANIFICAÇÃO

Vários fatores podem influenciar para o pão ficar pesado, tais como:
Qualidade da farinha. No Brasil ela é de péssima qualidade, portanto, recomendo utilizar marcas como Jauense, SOL ou Dona Benta. Em qualquer uma destas marcas utilize a SEM FERMENTO. Outro fator, observe a validade, quanto mais velha a farinha, melhor. Compre farinha com no mínimo 1 mês de fabricação. As farinhas brasileiras absorvem em média 60% do líquido, portanto você vai colocando a farinha aos poucos. A massa deve ficar grudenta, pois a medida que for sovando ela irá ficar mais pesada;
Respeitar os tempos de sova e descanso. A sova de 15 minutos é imprescindível, sem a qual o glúten (proteína do trigo) que dará sustentação ao seu pão não se formará. A massa ficará bastante pesada a cada minuto que passa, mas não desista. Se você tiver aquelas máquinas de fazer pão ou uma batedeira boa (planetária) poderá utilizar para bater a massa. Observe bem a foto o ponto da massa, é bastante elástica. Outro fator é o tempo de descanso – os 30 minutos no mínimo após finalizar a sova e pelo menos 1h30min após a modelagem. Em ambos os casos, a massa deve descansar coberta com plástico ou dentro do forno desligado, para que não resseque. Os tempos de descanso fazem o fermento agir, gerando gás carbônico, o que fará com que a massa cresça. A massa deverá, em cada etapa de descanso, no mínimo dobrar de volume. Se tiver dúvidas deixe um pouco mais de tempo, pois se o dia estiver frio ele demorará mais.
Após retirar do forno é importante que se pincele a manteiga e retire os pães da fôrma, pois o suor no fundo do pão irá comprometer a qualidade, bem como não se deve abafar o pão.

MEDIDAS IMPORTANTES:
  • MANTEIGA:1 xícara = 225g | 1 colher (sopa) = 15g
  • FARINHA DE TRIGO:1 xícara = 130g | 1 colher (sopa) = 8g
  • AÇÚCAR:1 xícara = 210g | 1 colher (sopa) = 15g




Ingredientes

    • 1 Kg de farinha de Trigo Tradicional (sem fermento) – preferencialmente SOL ou Dona Benta. A qualidade da
    • farinha influencia na formação do glúten. Dependendo da marca, pode-se precisar um pouco mais ou menos.
    • 3 ovos
    • 1 embalagem (10g) de FERMENTO BIOLÓGICO SECO INSTANTÂNEO (recomendo a marca FERMIX)
    • 1 colher (sopa) de sal
    • 1/2 xícara (chá) de óleo
    • 1 colher (sopa) de margarina
    • 1 xícara (chá) de açúcar refinado. O açúcar cristal deixará a massa escura.
    • 3 xícaras(chá) de leite morno (no microondas, na potência máxima, em média 40 segundos).
    • PARA POLVILHAR
    • 100g de margarina derretida
    • 100g de queijo ralado
Avalie esta receita
Avaliação média

votos, média: de 5


Compartilhar via WhatsApp

Deixe seu comentário

X