Água na Boca - Dicas culinárias e receitas deliciosas

Siga-nos e compartilhe

Nove alimentos que ajudam a prevenir o câncer de mama

Tipo:

câncer-de-mama-500×375

O câncer de mama se tornou uma das doenças que mais índices de mortalidade causa por ano em todo o mundo, sendo diagnosticado todos os dias e aumentando cada vez mais a estatística de pacientes. De acordo com dados apresentados pelos especialistas do setor, 80% dos casos são desenvolvidos pela ação de agentes externos que atuam sobre o organismo provocando alterações nas células. As pesquisas comprovam que um paciente que modifique seus hábitos de vida e evite contatos com esses agentes prejudiciais, tem grande probabilidade de prevenir a doença.


Afinal que papel desempenha a alimentação nesse processo preventivo do câncer de mama? São muitas as pesquisas nessa área que se dedicaram a observar a reação dos alimentos nas células cancerígenas, determinando que alguns alimentos atuam, impedindo e retardando a formação e proliferação das mencionadas células.

Os alimentos ricos em antioxidantes cumprem um papel fundamental na prevenção e tratamento do câncer, e por esses atributos os especialistas recomendam a ingestão frequente de frutas e verduras, especialmente as que contêm alto nível de betacaroteno e licopeno. A seguir listaremos os nove alimentos mais poderosos na prevenção do câncer de mama.

Leguminosas ajudam a prevenir câncer de mama

As pesquisas comprovam que mulheres que consomem leguminosas ao menos duas vezes na semana, sofrem menos risco de desenvolver câncer de mama comparado as que não ingerem a mesma quantia semanal. Cabe precisar que, todas as leguminosas são uma fonte rica de fibra, mas as lentilhas são as que mais se destacam devido seu alto conteúdo de antioxidantes. Por isso, inclua em sua alimentação mais lentilhas, grão de bico, ervilhas, entre outros alimentos que podem ajudar a prevenir especialmente o câncer de cólon e mama.

Mirtilos

Essa fruta fresca é uma fonte rica em antioxidantes, entre os que se inclui o ácido clorogênico, importante no combate do câncer, assim como os pigmentos de antocianina que lhe confere sua cor. O poder antioxidante de um alimento mede em sua capacidade de absorção dos radicais livres de oxigênio, e, neste caso, se encontrou nos mirtilos esse potente elemento que se destaca de qualquer outra fruta ou verdura. Além disso, os mirtilos contêm propriedades anti-inflamatórias que também podem ajudar no tratamento da artrite, e as demais variedades de frutas vermelhas são eficazes no combate de infecções do trato urinário.

Brócolis

O brócolis é uma das fontes mais ricas de sulforafano, um componente que inibe fortemente vários tipos de câncer. As pesquisas sugerem que o sulforafano estimula propriamente as enzimas que combatem o câncer, diminuindo a velocidade do crescimento das células do câncer de mana e de próstata.

Linhaça

De acordo com um estudo realizado pelos pesquisadores da Universidade de Toronto, mulheres com câncer de mama que consumiram diariamente duas colheres de linhaça moída, demostraram uma diminuição no ritmo de crescimento das células do câncer.

Alho

Os estudiosos demostraram que o enxofre encontrado no alho e outros componentes retardam o crescimento das células de tumor.

Chá verde

Essa infusão é uma fonte rica de antioxidantes, entre os que se destacam as catequinas. Estudo afirma que mulheres que bebem frequentemente chá verde são menos propensas a desenvolver o câncer de mama.

Champignon

Karen Graham, nutricionista de Arizona, afirma que o champignon contém mais antioxidantes que a abóbora, a cenoura e o tomate. Essa alegação se deve à presença de ergotioneina e selênio, dois antioxidantes e imune estimulantes que freiam o risco de câncer e doenças cardiovasculares. E uma pesquisa publicada no International Journal of Cancer destaca que as mulheres que consumiram 10 gramas por dia desse alimento tinham 64% a menos de probabilidade para desenvolver o câncer de mama em comparação com as que não consumiram.

Salmão

Pesquisadores da Universidade do Sul da Califórnia e da Universidade Nacional de Singapura diagnosticaram nos últimos cinco anos que, mulheres na pós-menopausa que consumiram uma média de 1.5 a 3 gramas de peixes ou mariscos todos os dias eram um 26% menos propensas a desenvolverem o câncer de mama, em comparação com as que não tiveram a mesma frequência de consumo.

Espinafre

O poder anticancerígeno do espinafre deve-se principalmente aos seus conteúdos de betacaroteno luteína, dois antioxidantes de grande alcance. Os pesquisadores do Instituto Nacional de Ciências de Saúde Ambiental comprovaram que mulheres que comem espinafre mais de duas vezes na semana têm menos riscos de desenvolver câncer de mama, ao contrário do índice apresentado por mulheres que raramente incluíam esse vegetal em suas dietas.

MEDIDAS IMPORTANTES:
  • MANTEIGA:1 xícara = 225g | 1 colher (sopa) = 15g
  • FARINHA DE TRIGO:1 xícara = 130g | 1 colher (sopa) = 8g
  • AÇÚCAR:1 xícara = 210g | 1 colher (sopa) = 15g




Ingredientes

Avalie esta receita
Avaliação média

votos, média: de 5


Compartilhar via WhatsApp

Deixe seu comentário

X