Água na Boca - Dicas culinárias e receitas deliciosas

Siga-nos e compartilhe

É permitido comer sushi durante a gravidez?

Tipo:

84801000.jpg

Os médicos recomendam que as gestantes evitem a ingestão de certos alimentos, incluindo aqueles crus, de carnes a legumes, devido ao risco de ter alguma contaminação alimentar.


A comida japonesa é um tipo de alimento que divide a opinião de especialistas, pois, em relação aos pratos cozidos, não há problemas, desde que haja moderação nos mais gordurosos; no entanto, o consumo de peixe cru, presente no sushi, ainda divide as opiniões de especialistas.

Os perigos do peixe cru

O sushi é um alimento polêmico para grávidas porque contém peixes crus, que podem sofrer deterioração ou apresentar contaminantes que afetam a saúde da mulher e da gestação. Especialistas alertam que, embora a culinária japonesa seja bastante rica em nutrientes, existe, sim, o risco de contaminação por toxinas presentes dos alimentos crus.

Os cuidados com o consumo de peixe cru devem ser os mesmos tomados com qualquer outro alimento cru, sendo necessária a observação da higiene do local e a forma de conservação do alimento.

Se não estiverem em condições adequadas, o consumo de sushi pode produzir três tipos de infecções diferentes, a saber:

  • Infecções por bactérias: A bactéria listeria é a mais encontrada no peixe cru e pode produzir uma condição denominada listeriose. Esta infecção pode provocar abortos, mortes fetais ou doenças no recém-nascido;
  • Infecções por parasitas: A anisakis é a mais conhecida e produz fortes dores no intestino, podendo debilitar a saúde da mulher;
  • Contaminação química: O mercúrio é um dos metais pesados que costumam estar nos peixes crus, especialmente no peixe-espada, atum vermelho e panga.

Por estes motivos, a recomendação geral é evitar o peixe cru e, se não conseguir abrir mão da comida japonesa, consumir sushis feitos com peixe cozido.

As grávidas japonesas comem sushi

Apesar dos perigos que o consumo de peixe cru pode levar à saúde da gestante, você sabia que as grávidas japonesas não param de consumir sushi enquanto estão grávidas? Elas comem sushis e legumes crus normalmente, durante os 9 meses de gestação. No entanto, os cuidados são redobrados!

Dentre os cuidados que devem ser tomados, destacam-se dois: conhecer e confiar de que o estabelecimento onde vai fazer a refeição é limpo; e sempre comer o peixe cru acompanhado do gengibre e do wasabi.

Médicos americanos lançaram um livro afirmando que grávidas podem, sim, comer peixe cru, mas não recomendam a ingestão de salmão e atum, além de cação, por serem peixes que contêm elevados níveis de contaminação por mercúrio. Os especialistas concordam em um ponto: se a gestante for consumir sushi, é preciso tomar todos os cuidados necessários.

MEDIDAS IMPORTANTES:
  • MANTEIGA:1 xícara = 225g | 1 colher (sopa) = 15g
  • FARINHA DE TRIGO:1 xícara = 130g | 1 colher (sopa) = 8g
  • AÇÚCAR:1 xícara = 210g | 1 colher (sopa) = 15g




Ingredientes

Avalie esta receita
Avaliação média

votos, média: de 5


Compartilhar via WhatsApp

Deixe seu comentário

X