Água na Boca - Dicas culinárias e receitas deliciosas

Siga-nos e compartilhe

Cuidados caseiros para pele oleosa

Tipo:

248119252_8525952f7e

Engana-se quem pensa que este é um problema específico da adolescência ou de pessoas que adotam dietas ricas em alimentos doces e gordurosos: pele oleosa é uma herança genética que pode causar problemas em diferentes fases da vida, sendo o principal deles a acne.


Embora os adolescentes sejam conhecidos como suas maiores vítimas, muitas pessoas padecem com o problema até quase os 30 anos e muitas mulheres sofrem mensalmente deste mal durante o período pré-menstrual ou, em alguns casos, após a menopausa, já que alterações hormonais contribuem para deixar a pele oleosa.
A vantagem de tudo isso é que a oleosidade mantém a pele hidratada e diminui os efeitos do tempo, fazendo com que pessoas que possuem pele oleosa apresentem menos rugas. Mas para usufruir deste benefício sem sofrer com os problemas que a oleosidade excessiva pode causar à pele, são necessários alguns cuidados que devem ser incorporados à sua rotina e que podem ser feitos através de medidas simples e remédios naturais.

Ritual de limpeza da pele oleosa

Limpar a pele é um cuidado básico fundamental para a manutenção da saúde de qualquer tipo de pele, mas essa necessidade é redobrada no caso da pele oleosa. O segredo é lavar a pele ao menos duas vezes por dia com água quente, já que ela dissolve melhor a gordura que a água morna ou fria.

Ao longo do dia você pode borrifar água fria no rosto e enxugar levemente para remover o excesso de óleo. Outra opção é limpar o rosto com lenços de papel com o mesmo propósito. Seja como for, tenha apenas cuidados para não limpar a pele excessivamente, já que isso pode deixá-la muito seca e criar um efeito rebote: diante da ausência excessiva de óleo, a pela “entende” que é necessário produzir mais óleo para compensar.

Solução adstringente

No caso da pele oleosa, geralmente lavar apenas o rosto não basta para mantê-lo limpo por muito tempo. Para uma limpeza mais profunda e obtenção de melhores resultados são indicadas as soluções de limpeza adstringentes e você pode fazê-las em casa.

Para fazer soluções adstringentes caseiras misture numa xícara uma colher de sopa de sálvia ou menta com água fervida e deixe descansar por 30 minutos. Coe a solução e deixa esfriar antes de aplicá-la no rosto. O que sobrar pode ser armazenado num reciente fechado por até três dias em temperatura ambiente e até cinco dias na geladeira. Soluções adstringentes devem ser aplicadas no rosto duas vezes ao dia, após lavá-lo.

Esfoliante caseiro

Esfoliar a pele é importante para limpá-la e remover as células mortas. No caso de peles normais e secas, o procedimento é indicado semanalmente ou quinzenalmente (para peles mais sensíveis), mas quem tem pele oleosa pode investir no tratamento duas vezes por semana.

A boa notícia é que esfoliar a pele em casa de modo eficiente é bem barato. As melhores receitas são à base de mel, substância que ajuda a hidratar e cicatrizar a pele. Você pode misturá-lo com açúcar ou aveia e passar sobre a pele em leves movimentos circulares. Para obter melhores resultados, deixa a mistura descansar sobre o rosto de 5-10 minutos após a esfoliação. Após isso, enxágue a pele e aplique uma mistura de aveia e água sobre ela para fechar os poros. Deixe agir por 20 minutos e enxágue.

MEDIDAS IMPORTANTES:
  • MANTEIGA:1 xícara = 225g | 1 colher (sopa) = 15g
  • FARINHA DE TRIGO:1 xícara = 130g | 1 colher (sopa) = 8g
  • AÇÚCAR:1 xícara = 210g | 1 colher (sopa) = 15g




Ingredientes

Avalie esta receita
Avaliação média

votos, média: de 5


Compartilhar via WhatsApp

Deixe seu comentário

X