Água na Boca - Dicas culinárias e receitas deliciosas

Siga-nos e compartilhe

A má postura e suas consequências para a saúde

Tipo:

745005000.jpg

A postura do corpo não é importante apenas para a aparência física, mas também desempenha um papel muito importante na saúde, já que uma má postura pode causar transtornos físicos graves que, por não receberem a nossa atenção, podem afetar nossa qualidade de vida.


Todos os dias nosso corpo precisa adotar posições diferentes para cada movimento e atividade, por isso é preciso aprender a melhorar a postura para não sofrer lesões, doenças ou contraturas.

Como outros hábitos de nossa vida, a postura ocupa um lugar fundamental para a saúde; manter uma postura inapropriada pode afetar diferentes partes do corpo que, ainda que não acusem problemas de imediato, a médio e longo prazo podem se pronunciar por meio de diferentes doenças.

Considerando que muitos não são conscientes do quão importante é adotar uma boa postura todos os dias, a seguir compartilharemos as graves consequências de não fazê-lo de forma correta. Confira.

Dor lombar

Consequências da má postura

Se apresenta quase sempre quando a pessoa fica muito tempo sentada, com as costas curvadas, ou quando fica muito tempo de pé com a cintura “quebrada”.

Também pode aparecer depois de carregar algo muito pesado, o que causa pressões em vários pontos do corpo. Em geral essa dor pode se estender até os glúteos e, em outros casos, até as pernas.

Incômodos na região central das costas

Estes incômodos são comuns quando a pessoa se senta com uma curva dorsal exagerada, com os ombros muito para frente ou, quando estão de pé, puxando a barriga.

Quase sempre se manifesta com pontadas na parte central das costas e também é comum quando a pessoa permanece parada por muito tempo.

Dor no pescoço e no trapézio

Acontece quando há um apoio excessivo sobre as articulações das últimas vértebras cervicais, em geral quando a pessoa fica olhando para frente por um longo tempo.

Também está relacionada a contraturas quando ocorre uma tensão forte na nuca. As contraturas são um problema que surge depois de realizarmos uma atividade de forma inapropriada em intensidade ou função, e também pode ser uma resposta decorrente do estresse.

Barriga saliente

Consequências da má postura

Esteticamente, a má postura pode fazer com que os músculos abdominais se soltem e, dessa forma, originem o que a maioria conhece como “pança” ou “barriga”.

Isso, em geral, acontece quando se adota uma postura corporal onde a coluna vertebral fica curvada.

Maior risco de lesões

Manter uma postura ruim com cada movimento do corpo aumenta o risco de sofrermos lesões em diferentes partes, já que ao adotarmos uma postura errada o peso do corpo se distribui mal e pode nos prejudicar.

Como adotar uma postura corporal correta?

Considerando os riscos de uma má postura, é muito importante aprender a manter uma postura adequada em todo momento e em qualquer lugar.

Consequências da má postura

Para quem tem dúvidas a respeito da postura que mantém, a seguir compartilhamos algumas recomendações chave:

  • Quando estiver sentado: As costas devem estar erguidas, os ombros para trás e para baixo, e a planta dos pés apoiada no chão. Deve-se evitar o hábito de cruzar as pernas, já que isso pode alterar a circulação e dar origem a inchaços nas pernas, deixá-las mais cansadas e com varizes.
  • Quando estiver em pé: O peito para cima e o abdômen para dentro, já que os músculos abdominais são os que ajudam a estabilizar o corpo. Os joelhos semi-flexionados e se assegurado sempre de que o peso do corpo fique bem dividido entre ambas as pernas.
  • Ao andar: Manter a cabeça ereta e o pescoço erguido e evitar olhar para o chão, já que isso pode causar uma dor cervical severa. A forma de pisar também influencia, visto que a forma correta de fazer isso é, primeiro, com a parte de trás do pé e depois com a ponta.
  • Ao correr: Os cotovelos devem estar flexionados em um ângulo reto para que o movimento dos braços concorde com as pernas. Deve-se evitar receber o impacto ao pisar sobre o calcanhar, já que isso pode causar lesões.
  • Ao dormir: A melhor forma para dormir e evitar doenças é de lado e com as pernas encolhidas, já que é a melhor forma de manter a coluna vertebral em uma posição adequada.

Essa postura não ajuda apenas a dormir melhor, como também contribui para reduzir os roncos.

MEDIDAS IMPORTANTES:
  • MANTEIGA:1 xícara = 225g | 1 colher (sopa) = 15g
  • FARINHA DE TRIGO:1 xícara = 130g | 1 colher (sopa) = 8g
  • AÇÚCAR:1 xícara = 210g | 1 colher (sopa) = 15g




Ingredientes

Avalie esta receita
Avaliação média

votos, média: de 5


Compartilhar via WhatsApp

Receitas da Semana...

maçã
Com apenas uma maçã, faça esta receita para o café da manhã

Ingredientes: base: 1 maçã 1 colher de sopa de manteiga 1 colher...

ef6661d26ece055a60906e23155620e1.jpg
Torta Gelada com Bis

odo de Preparo: Em uma panela, coloque o leite condensado, o achocolatado...

Perigos-de-comer-sopa-instantâneas-500×331
Os perigos de comer sopa instantânea

Os macarrões instantâneos ou as sopas instantâneas são refeições rápidas que se...

Deixe seu comentário

X