Água na Boca - Dicas culinárias e receitas deliciosas

Siga-nos e compartilhe

A cor da gema faz toda a diferença!

Tipo:

dfgdfvc

Seja frito, cozido, de gema mole ou dura e até mesmo cru. O ovo está presente no cardápio de muitos campeões e amantes de uma alimentação parruda.

Mas você saberia dizer qual ovo é o mais nutritivo, ou como distinguir qual galinha teve uma alimentação mais saudável, apenas observando a cor da gema?

Aparentemente, a coloração dos ovos diz muito mais do que imaginamos e vai além da simples rotulação “ovo” e “ovo caipira”. Um estudo divulgado pelo Mother Earth News diz que galinhas criadas em um habitat natural são mais vigorosas e tendem a produzir ovos com mais proteínas e vitaminas do que galinhas criadas em granja.

De acordo com a Dra. Hilary Shallo Thesmar, diretora do Programa de Segurança Alimentar para o Egg Nutrition Center, o que difere as cores das gemas é o processo de alimentação das galinhas.

Assim, as penosas que vivem livres, leves e soltas, comem insetos, grãos que encontram pelo chão, milho e plantas que possuem xantofila (substância que dá o tom amarelo/laranja à gema).

Enquanto as aves de cativeiro, segundo o Mother Earth News, comem ingredientes como suplementos de vitaminas A, D3, E, B12, Ácido Fólico, Sal, Óxido de Manganês, Cloreto de Cobre, Óxido de Zinco… e muitos outros alimentos industrializados.

Mas por que se preocupar com a saúde de uma galinha? Bom, no final das contas, nós que comemos os ovos e a saúde dela reflete diretamente na nossa. Ou seja,  vamos nos importar com a qualidade de vida das cacarejadoras sim!

Conforme uma notícia veiculada pelo site Distractify, os ovos cultivados fora das granjas possuem menos colesterol e gorduras saturadas, mais vitamina A, ômega-3, vitamina E e Betacaroteno.
Mesmo assim, empresas como a Nestlé ainda afirmam que a cor da gema está especificamente relacionada com a presença de carotenoides em geral e que isso não é um indicador de qualidade de nutrientes, contrariando a Dra. Hillary.

POR FIM, QUANTO MAIS LARANJA FOR A GEMA DO OVO, MELHOR SERÁ A QUALIDADE DA ALIMENTAÇÃO DA GALINHA E CONSEQUENTEMENTE, MELHOR SERÁ A QUALIDADE DO “ZOIÚDO”.

Galinha sadia, ovo sadio.

Se manter a saúde em ordem é uma preocupação diária, procure consumir ovos que não venham de “fazendas industriais” e você potencialmente terá mais qualidade em sabor, textura e nutrientes.

É FÁCIL IDENTIFICAR OVOS “NÃO INDUSTRIALIZADOS” NO MERCADO

Aqueles que não provém de granja (ovos caipiras) são menores e sua casca é mais rígida, porém, sempre que possível, pergunte ao comerciante/feirante sobre a origem do ovo e isso irá minimizar suas chances de comprar uma cartela errada.

MEDIDAS IMPORTANTES:
  • MANTEIGA: 1 xícara = 225g | 1 colher (sopa) = 15g
  • FARINHA DE TRIGO: 1 xícara = 130g | 1 colher (sopa) = 8g
  • AÇÚCAR: 1 xícara = 210g | 1 colher (sopa) = 15g



GRUPO DE RECEITAS NO WHATSAPP

Ingredientes

    Avalie esta receita
    Avaliação média

    votos, média: de 5


    Compartilhar via WhatsApp

    Receitas Sugeridas...

    Lombo suíno assado no forno com camada de bacon perfeito para qualquer ocasião…Ver mais
    Lombo suíno assado no forno com camada de bacon perfeito para qualquer ocasião…Ver mais

    Receita de Lombo suíno assado no forno Veja como é fácil preparar,...

    Vitamina-C-700×325-500×232
    Ingrediente secreto que pode combater a gordura

    O consumo de vitamina C combinado à prática de atividade física pode...

    Deixe seu comentário

    X