Água na Boca - Dicas culinárias e receitas deliciosas

Siga-nos e compartilhe

A cor da gema faz toda a diferença!

Tipo:

dfgdfvc

Seja frito, cozido, de gema mole ou dura e até mesmo cru. O ovo está presente no cardápio de muitos campeões e amantes de uma alimentação parruda.


Mas você saberia dizer qual ovo é o mais nutritivo, ou como distinguir qual galinha teve uma alimentação mais saudável, apenas observando a cor da gema?

Aparentemente, a coloração dos ovos diz muito mais do que imaginamos e vai além da simples rotulação “ovo” e “ovo caipira”. Um estudo divulgado pelo Mother Earth News diz que galinhas criadas em um habitat natural são mais vigorosas e tendem a produzir ovos com mais proteínas e vitaminas do que galinhas criadas em granja.

De acordo com a Dra. Hilary Shallo Thesmar, diretora do Programa de Segurança Alimentar para o Egg Nutrition Center, o que difere as cores das gemas é o processo de alimentação das galinhas.

Assim, as penosas que vivem livres, leves e soltas, comem insetos, grãos que encontram pelo chão, milho e plantas que possuem xantofila (substância que dá o tom amarelo/laranja à gema).

Enquanto as aves de cativeiro, segundo o Mother Earth News, comem ingredientes como suplementos de vitaminas A, D3, E, B12, Ácido Fólico, Sal, Óxido de Manganês, Cloreto de Cobre, Óxido de Zinco… e muitos outros alimentos industrializados.

Mas por que se preocupar com a saúde de uma galinha? Bom, no final das contas, nós que comemos os ovos e a saúde dela reflete diretamente na nossa. Ou seja,  vamos nos importar com a qualidade de vida das cacarejadoras sim!

Conforme uma notícia veiculada pelo site Distractify, os ovos cultivados fora das granjas possuem menos colesterol e gorduras saturadas, mais vitamina A, ômega-3, vitamina E e Betacaroteno.
Mesmo assim, empresas como a Nestlé ainda afirmam que a cor da gema está especificamente relacionada com a presença de carotenoides em geral e que isso não é um indicador de qualidade de nutrientes, contrariando a Dra. Hillary.

POR FIM, QUANTO MAIS LARANJA FOR A GEMA DO OVO, MELHOR SERÁ A QUALIDADE DA ALIMENTAÇÃO DA GALINHA E CONSEQUENTEMENTE, MELHOR SERÁ A QUALIDADE DO “ZOIÚDO”.

Galinha sadia, ovo sadio.

Se manter a saúde em ordem é uma preocupação diária, procure consumir ovos que não venham de “fazendas industriais” e você potencialmente terá mais qualidade em sabor, textura e nutrientes.

É FÁCIL IDENTIFICAR OVOS “NÃO INDUSTRIALIZADOS” NO MERCADO

Aqueles que não provém de granja (ovos caipiras) são menores e sua casca é mais rígida, porém, sempre que possível, pergunte ao comerciante/feirante sobre a origem do ovo e isso irá minimizar suas chances de comprar uma cartela errada.

MEDIDAS IMPORTANTES:
  • MANTEIGA:1 xícara = 225g | 1 colher (sopa) = 15g
  • FARINHA DE TRIGO:1 xícara = 130g | 1 colher (sopa) = 8g
  • AÇÚCAR:1 xícara = 210g | 1 colher (sopa) = 15g




Ingredientes

Avalie esta receita
Avaliação média

votos, média: de 5


Compartilhar via WhatsApp

Deixe seu comentário

X