Água na Boca - Dicas culinárias e receitas deliciosas

Siga-nos e compartilhe

7 remédios naturais para eliminar os piolhos e lêndeas em pouco tempo

Tipo:

eliminar-piolhos-e-lendeas-500×356

Os piolhos e lêndeas são parasitas que se alimentam do sangue das pessoas que os têm, e além de serem muito desagradáveis, também geram incômodos como uma forte coceira ou pequenas lesões no couro cabeludo.

As crianças costumam ser as mais afetadas por esta praga, devido à facilidade de contágio que existe em lugares como as escolas e os parquinhos.

Por isso, é muito importante que os pais fiquem de olho, pois se não forem detectados rapidamente, eles podem se propagar e chegar a afetar outros integrantes da família.

Atualmente existem muitos tratamentos capilares e remédios comerciais que oferecem uma solução para acabar com estes insetos e seus ovinhos; no entanto, grande parte destes produtos são carregados de químicos tóxicos que podem causar irritações na pele ou ser muito agressivos com a pele das crianças.

Felizmente, também há soluções naturais muito eficazes que podem ajudar a tratar este problema sem correr nenhum tipo de risco, e proporcionando benefícios para a saúde capilar. Você gostaria de conhecê-las?

Folhas de eucalipto

O aroma penetrante das folhas de eucalipto ajuda a eliminá-los em pouco tempo, já que altera o ambiente ideal para os piolhos.

Como utilizá-lo?
Coloque algumas folhas de eucalipto em uma panela com água fervendo e deixe no fogo durante, mais o menos, 5 minutos e, em seguida, enxágue.

Reserve durante alguns minutos e, quando estiver morna, utilize o líquido da infusão para enxaguar a cabeça, desde as raízes do cabelo.

Folhas de alecrim

O alecrim é conhecido como uma das melhores ervas para o cuidado capilar, já que tem propriedades que fortalecem o cabelo, freiam a queda e ajudam a mantê-lo livre de pragas como os piolhos e as lêndeas.

Como utilizá-lo?
Consiga flores frescas de alecrim e mantenha-as em uma panela com água fervendo durante 5 minutos.

Deixe esfriar durante o tempo que for necessário, e em seguida utilize o líquido para lavar o cabelo, da raiz até as pontas.

Vinagre de maçã

Os ácidos do vinagre de maçã têm o poder suficiente para eliminar os piolhos e secar os seus ovos.

Tenha em mente que se o caso estiver muito avançado, é provável que este remédio não seja 100% eficaz e precise de algum complemento para obter resultados totalmente satisfatórios.

Como utilizá-lo?
Prepare uma mistura com metade de vinagre de maçã e metade de água, e em seguida aplique o líquido em todo o cabelo seco.

Essência de lavanda

O óleo de lavanda tem um aroma muito agradável para nós, mas para os piolhos é um dos mais desagradáveis que existe.

Este aroma forte, somado às suas propriedades, pode ajudar a combater estes pequenos bichos para eliminá-los de uma vez por todas.

Como utilizá-lo?
Obtenha óleo essencial de lavanda em qualquer loja natural ou de ervas e aplique uma pequena quantidade por todo o couro cabeludo.

Óleo de coco

Outro excelente óleo para combater os piolhos e, ao mesmo tempo, nutrir os cabelos, é o popular óleo de coco.

Este ingrediente tem propriedades antibióticas e antivirais que previnem infecções e fungos para conseguir um cabelo mais saudável.

Como utilizá-lo?
Aplique um pouco de óleo de coco por todo o couro cabeludo fazendo suaves massagens.

Você pode utilizá-lo como condicionador, já que suaviza o cabelo e proporciona um brilho único aos fios.

Óleo de melaleuca

Este óleo essencial se caracteriza por sua ação antisséptica, antiviral e antifúngica natural, que diminuem a irritação do couro cabeludo e oferece alívio à coceira gerada pelas picadas dos piolhos.

Como nos casos anteriores, o seu uso habitual reduz a presença dos piolhos nos fios e, além disso, previne problemas como a caspa.

Como utilizá-lo?

A primeira opção é acrescentar 15 ou 20 gotas de óleo de melaleuca ao seu xampu habitual.

A outra consiste em aplicar um pouco do óleo diretamente no couro cabeludo, fazendo suaves massagens com as pontas dos dedos.

Em ambos os casos a dose deve ser mínima, pois o excesso poderia ser prejudicial.

Alho

O alho é um ingrediente com alto poder antibiótico e fungicida que, além de prevenir diferentes tipos de fungos e vermes, também tem um forte impacto sobre bichos como os piolhos.

Seu alto teor de compostos de enxofre altera o ambiente adequado para a sobrevivência destes insetos desagradáveis e, graças a isso, ajuda a mantê-los afastados.

Como utilizá-lo?

Amasse uma cabeça de alho completa e em seguida misture-a com meio litro de água fervendo.

Deixe repousar, no mínimo, durante duas horas. Coe e passe o líquido por todo o couro cabeludo antes de dormir. Cubra a cabeça com um gorro e deixe agir durante toda a noite.

MEDIDAS IMPORTANTES:
  • MANTEIGA: 1 xícara = 225g | 1 colher (sopa) = 15g
  • FARINHA DE TRIGO: 1 xícara = 130g | 1 colher (sopa) = 8g
  • AÇÚCAR: 1 xícara = 210g | 1 colher (sopa) = 15g



GRUPO DE RECEITAS NO WHATSAPP

Ingredientes

    O óleo de coco é muito útil para eliminar este tipo de praga. Graças às suas propriedades antibióticas e antivirais, ele evita o surgimento de fungos e infecções.
Avalie esta receita
Avaliação média

9 votos, média: 3.22 de 5


Compartilhar via WhatsApp

Receitas Sugeridas...

snap-2016-10-12-at-06-43-06
Cheiro ruim nos ralos? Conheça um metodo natural para eliminá-lo

Acabar com o mau cheiro que vem dos ralos é um grande...

chia
POR QUE VOCÊ DEVE COMER A SEMENTE DE CHIA TODOS OS DIAS E COMO USÁ-LA CORRETAMENTE!

A semente de chia tem  alto teor de ácidos graxos, proteínas, fibras,...

Escondindinho de Carne Seca
Escondindinho de Carne Seca

Essa maravilha agrada todo mundo, ótimo para uma refeição em família no...

dieta-dukan-9
Dieta Dukan emagreça 5 kg na primeira semana

A dieta Dukan é um tipo de dieta da proteína que é...

Deixe seu comentário

X