Água na Boca - Dicas culinárias e receitas deliciosas

Siga-nos e compartilhe

10 sintomas que nos alertam sobre problemas da tireoide

Tipo:

sintomas-de-problemas-na-tireoide-500×334

A tireoide é uma glândula que regula o metabolismo do corpo. Ela determina com que velocidade são queimadas as calorias, quão rápido bate o coração, e é a responsável por estabelecer um equilíbrio hormonal. É comum que, ao chegarmos à idade adulta, muitos de nós comecemos a sofrer de problemas da tireoide e lidar com diferentes transtornos na saúde física e emocional.


Os três problemas da tireoide mais comuns são o hipotireoidismo, o hipertireoidismo e os nódulos na tireoide. Ainda que cada uma destas doenças afete o corpo de forma diferente, elas possuem alguns sintomas em comum que nos permitem ficar em alerta. A seguir iremos detalhar os 10 sintomas comuns dos problemas da tireoide que todos devem ter em mente.

Fadiga e cansaço

Se, mesmo dormindo entre 8 e 10 horas diárias, você se sente cansado ou com a necessidade de tirar um cochilo, é muito provável que esteja com problemas na produção de hormônios da tireoide (hipotireoidismo). A tireoide desempenha um papel muito importante nos níveis de energia, e sofrer de fadiga pode ser um sinal de que algo não anda bem.

Aumento ou perda de peso podem ser problemas da tireoide

A glândula da tireoide é a responsável por regular a velocidade do metabolismo, que é o processo mediante o qual o corpo queima calorias. Quando há um aumento repentino de peso, poderia haver um sinal de hipotireoidismo, que é quando a glândula não produz a quantidade suficiente de hormônios. Se, pelo contrário, houver uma redução de peso, esta poderia indicar hipertireoidismo, quando há uma produção excessiva de hormônios.

Problemas no estado de ânimo

Os transtornos hormonais provocados pelos problemas da tireoide também podem afetar o plano emocional. Se, de repente, você começar a sentir ansiedade, depressão, mudanças inexplicáveis de humor e sensação de angústia, provavelmente o corpo esteja enviando sinais de alerta de problemas da tireoide.

Dores corporais

Sentir de repente dores musculares, nas articulações ou nos tendões poderia ser um sinal de um transtorno hormonal da glândula da tireoide.

Dificuldades reprodutoras

O desequilíbrio dos hormônios da tireoide pode provocar problemas para engravidar, alterações no ciclo menstrual e falta de desejo sexual.

Frio

A tireoide regula a temperatura corporal e é a responsável por manter o calor adequado para o nosso corpo. Sentir de repente as mãos frias ou os pés frios, assim como o resto do corpo, pode ser um indício de dificuldades na tireoide e, consequentemente, no metabolismo.

Alterações na pele, no cabelo e nas unhas

A pele ressecada, problemas de queda de cabelo e o ressecamento das unhas são sinais comuns de hipotireoidismo. Estes sintomas vão aumentando de maneira gradual e requerem tratamento para não se tornarem em algo crônico.

Prisão de ventre

Ao ser reduzida a atividade hormonal da glândula da tireoide, todos os processos corporais ficam mais lentos e os órgãos têm dificuldade para cumprir adequadamente as suas funções, como as funções digestivas, que apresentam problemas para absorver corretamente os nutrientes dos alimentos, assim como dificuldade para eliminar os resíduos através do trato digestivo. O resultado pode ser um caso grave de prisão de ventre.

Problemas cognitivos

Com frequência, as pessoas com problemas da tireoide se queixam da falta de memória e de terem dificuldades para se concentrar. Isso se deve à diminuição da produção de hormônios, que reduz várias funções do corpo.

Voz e garganta

Ao existir um problema na tireoide, é muito provável que a glândula se inflame e aumente de tamanho. Com isso, podem surgir problemas como dor de garganta, voz rouca, mal-estar, inchaço no pescoço, roncos, entre outros.

O que fazer diante destes sinais de alerta?

Na maioria dos casos os problemas de tireoide são detectados quando já estão muito avançados, já que seus sintomas iniciais costumam ser confundidos com outras condições. É muito importante conhecer todos estes sinais, já que eles são fundamentais para um diagnóstico precoce. Ignorar os sintomas de uma possível doença da tireoide pode desencadear complicações na saúde difíceis de controlar.

No caso de apresentar estes sinais de alerta, é muito importante consultar um médico para que ele faça os exames médicos adequados. Além disso, se você tiver antecedentes familiares de problemas na tireoide, é importante fazer check-ups regulares para verificar se tudo está bem.

MEDIDAS IMPORTANTES:
  • MANTEIGA:1 xícara = 225g | 1 colher (sopa) = 15g
  • FARINHA DE TRIGO:1 xícara = 130g | 1 colher (sopa) = 8g
  • AÇÚCAR:1 xícara = 210g | 1 colher (sopa) = 15g




Ingredientes

Avalie esta receita
Avaliação média

5 votos, média: 4.4 de 5


Compartilhar via WhatsApp

Deixe seu comentário

X