Água na Boca - Dicas culinárias e receitas deliciosas

Siga-nos e compartilhe

Berinjela recheada com carne moída: uma receita econômica e deliciosa para o seu almoço ou jantar

Tipo:

berinjela-recheada-30-10.jpg

Que tal variar o cardápio no dia a dia, preparando uma irresistível berinjela recheada para a família? Essa opção saudável e saborosa tem um preparo prático, rápido e fácil e será um sucesso em sua mesa! Você vai amar essa receita que combina os ingredientes simples com perfeição! Confira a receita do Canal Cozinhando com a Ly e faça a fantástica berinjela recheada, que todos vão amar!


Como fazer berinjela recheada

Para a berinjela recheada, lavaremos as berinjelas com casca e tiraremos o miolo, deixando as bases numa vasilha com água. Colocaremos uma panela com azeite no fogo, pondo o alho, a cebola, refogando um pouco e acrescentando a carne moída, deixando refogar até cozinhar e ficar solta. Então utilizaremos sal, pimenta-do-reino para temperar, juntaremos o molho de tomate e o miolo da berinjela picado e vamos refogar até ficar cremoso. Terminaremos com cebolinha picada, apagaremos o fogo e reservaremos. Finalizaremos a receita seguindo direitinho o passo a passo. Sirva e deguste sua maravilhosa berinjela recheada!

Preparar uma receita saborosa nunca foi tão fácil! Vou te mostrar todos os ingredientes e o passo a passo para que você possa incluir essa delícia no seu cardápio. Tenho certeza de que todo mundo vai amar, não sobrará nada na mesa. Siga as instruções abaixo e não tem como errar. Depois, nos conte o que achou e suas dicas de personalização.

Ingredientes da receita de berinjela recheada

  • 2 colheres (sopa) de azeite de oliva
  • meia cebola média picadinha 
  • 2 berinjelas grandes
  • pimenta-do-reino (a gosto) 
  • 150g de muçarela ralada
  • meio sachê de molho de tomate 
  • miolo retirado da berinjela 
  • 350g de carne moída (pedir para moer duas vezes)
  • 1colher (chá) de sal 
  • 2 dentes de alho triturados
  • cebolinha picada (a gosto) 

Modo de preparo

  1. Primeiramente higienize as berinjelas com casca e, em seguida, retire o miolo, formando uma “barquinha”. Reserve numa tigela com água.
  2. Leve uma panela ao fogo com o azeite, acrescente o alho, a cebola, refogue um pouco e junte a carne moída, refogando-a até estar cozida e soltinha.
  3. Em seguida, tempere com sal e pimenta-do-reino, juntaremos o molho de tomate e o miolo da berinjela bem picadinho, refogando até ganhar cremosidade. Finalize com cebolinha picada a gosto, desligue o fogo e reserve.
  4. Leve uma panela ao fogo com água e sal e, ao levantar fervura, adicione as metades de berinjela que estavam na tigela com água, deixando cozinhar durante 4 minutos.
  5. Na sequência, escorra e disponha essas “barquinhas” de berinjela numa assadeira untada levemente com azeite, recheando-as com o refogado de carne moída com miolo de berinjela reservado. Para finalizar, cubra com muçarela ralada. Se sobrar refogado, congele para utilizar em outra oportunidade.
  6. Leve ao forno pré-aquecido a 220°C, por cerca de 15 minutos, apenas para gratinar.
  7. Retire do forno, deixe amornar, sirva e aproveite sua espetacular berinjela assada! Bom apetite!

Ficha Técnica

  • Peso total da receita: Aproximadamente 1450g
  • Número de porções que rende: 4 porções
  • Peso de cada porção: Aproximadamente 362g
  • Calorias por porção: Aproximadamente 300-350 kcal
  • Tempo de preparo: 30 minutos
  • Tempo de cozimento: 19 minutos

#wprm-recipe-user-rating-0 .wprm-rating-star.wprm-rating-star-full svg * { fill: #f5a623; }#wprm-recipe-user-rating-0 .wprm-rating-star.wprm-rating-star-33 svg * { fill: url(#wprm-recipe-user-rating-0-33); }#wprm-recipe-user-rating-0 .wprm-rating-star.wprm-rating-star-50 svg * { fill: url(#wprm-recipe-user-rating-0-50); }#wprm-recipe-user-rating-0 .wprm-rating-star.wprm-rating-star-66 svg * { fill: url(#wprm-recipe-user-rating-0-66); }linearGradient#wprm-recipe-user-rating-0-33 stop { stop-color: #f5a623; }linearGradient#wprm-recipe-user-rating-0-50 stop { stop-color: #f5a623; }linearGradient#wprm-recipe-user-rating-0-66 stop { stop-color: #f5a623; }

AVALIE ESSA RECEITA!

COMO TRANSFORMAR UM RECEITA NORMAL EM UMA RECEITA SAUDÁVEL E NUTRITIVA?

Transformar uma receita comum em uma receita saudável pode parecer um desafio, mas existem algumas substituições simples que você pode fazer para tornar suas receitas mais saudáveis ​​e nutritivas.

Uma das primeiras coisas que você pode fazer é substituir a farinha branca por farinha de trigo integral ou farinha de aveia. Essas farinhas têm mais fibras e nutrientes do que a farinha branca, o que significa que elas são mais saudáveis ​​e fornecem mais saciedade.

Se a receita pede leite integral, você pode substituí-lo por leite desnatado ou leite de amêndoa. O leite integral tem mais gordura e calorias do que o leite desnatado e o leite de amêndoa é uma opção sem lactose para aqueles que têm intolerância.


Outra substituição simples é trocar o açúcar por adoçantes naturais, como o mel ou o açúcar mascavo. Esses adoçantes são mais saudáveis ​​do que o açúcar branco refinado, pois contêm mais nutrientes e têm um índice glicêmico mais baixo.

Se a receita pede óleo ou manteiga, você pode substituí-lo por óleo de coco ou azeite de oliva. Esses óleos são mais saudáveis ​​e têm gorduras boas para o corpo.

Para receitas que pedem glúten, você pode usar farinha de arroz, farinha de amêndoa ou farinha de grão de bico. Essas farinhas são alternativas sem glúten e podem ser usadas para substituir a farinha de trigo em muitas receitas.

Finalmente, adicionar mais vegetais e frutas na receita pode torná-la mais saudável e nutritiva. Tente incorporar mais verduras em sopas e refogados, e adicionar frutas frescas em sobremesas ou smoothies.

Lembre-se, fazer pequenas mudanças em sua receita favorita pode torná-la mais saudável e nutritiva. Experimente essas substituições simples para desfrutar de uma refeição saudável e saborosa.

Você pode gostar dessas receitas também:

Aprenda a fazer doce de leite caseiro sem açúcar

Sobremesa econômica e fácil de fazer com apenas 4 ingredientes

Como acabar com as baratas e outros insetos bem fácil sem comprar veneno

Molho de salada rápido à moda do chef

Os famosos biscoitos de laranja que estão enlouquecendo o mundo! Derrete na boca

É um grande erro adicionar apenas água para cozinhar o arroz, deixa eu te ensinar qual é o segredo

Sorvetão de Maracujá

Coloque sal no vaso sanitário e acabe com as manchas e o mau cheiro

Pegue limão e faça essa deliciosa sobremesa em apenas 5 minutos

Cascudão, bolo que meu marido faz toda semana pra tomarmos café a tarde




Avalie esta receita
Avaliação média

votos, média: de 5


Compartilhar via WhatsApp

Receitas Sugeridas...

726555090225c7eba2cc2141dab1ee1d
Elimine as feias manchas escuras do seu pescoço, cotovelos e virilha em poucos dias!

Pescoço, axilas e cotovelos têm grande facilidade para desenvolver manchas escuras. Muita...

426733000.jpg
Isto é o que acontece com seu corpo depois de comer um Big Mac

Os alimentos de fast-food são deliciosos e parecem ser muito convenientes para...

10273477_10152528115455479_1499021018314644070_n
Bolo de Chocolate Molhadinho

Bolo de chocolate molhadinho com um cafezinho agora cairia muito bem, né?...

22555112_723295647859349_1173898976242140995_n
Mousse de maracujá

Ingredientes do Mousse de maracujá 1 envelope de gelatina em pó sem...

Deixe seu comentário

X