Água na Boca - Dicas culinárias e receitas deliciosas

Siga-nos e compartilhe

Usos e benefícios da água oxigenada

Tipo:

Agua-oxigenada-500×325-500×325

O peróxido de hidrogênio, ou mais conhecido em âmbito mundial, como água oxigenada (H2O2) tem muitas propriedades e benefícios que podem ser usados em nossa casa de maneira moderada. É muito importante considerar que este tipo de produto não pode ser usado em grandes quantidades, posto que pode ser instável e, inclusive, tóxico. Sabendo isso, então você poderá aproveitar suas propriedades que funcionam, sobretudo, como desinfetante e antisséptico.


Em casa o uso de água oxigenada pode ser muito útil e variado, este tipo de produto também é utilizado industrialmente e para produtos de beleza relacionados com o cabelo.

11 usos e benefícios da água oxigenada

Levando em conta que a água oxigenada tem propriedades desinfetantes, branqueadoras e antissépticas, estes são alguns dos usos que podemos aplicar para aproveitar seus benefícios.

Limpar feridas

Em casa, no colégio e em muitos centros médicos se utiliza a água oxigenada para limpar e desinfetar pequenas feridas; para este tipo de casos a fórmula recomendada apenas contém por volta de 5% ou menos de peróxido de hidrogênio. Em lesões pequenas se pode umedecer um pedaço de algodão com a solução e depois aplicar suavemente na região afetada.

Branqueador de roupa

Como uma alternativa ao branqueador, a água oxigenada por ser utilizada para branquear a roupa branca adicionando uma xícara da solução na roupa que estiver de molho. É ideal para retirar manchas de sangue, já que ao aplicá-la diretamente sobre a roupa, a mancha sairá instantaneamente.

Fungos nos pés

Para os frequentes problemas dos fungos nos pés e unhas, é recomendado usar uma dose de 50/50 de água oxigenada e água comum. Para seu uso, recomenda-se colocar os pés de molho alguns minutos pela noite e depois secá-lo bem. A propriedade antisséptica da água oxigenada auxilia na eliminação desses organismos.

Para a boca e as gengivas

A água oxigenada é um dos enxaguantes bucais mais efetivos, econômicos e pouco conhecidos. É ideal para a limpeza bucal, mas não deve ser ingerida de modo algum, porque pode causar irritações internas. Além de limpar e desinfetar a boca, é ideal para tratar inflamações na gengiva e infecções na garganta, para isso, recomenda-se usar pura diretamente sobre a inflamação ou misturá-la com água, em 50%, e fazer gargarejos durante alguns segundos, evitando, assim, passar a solução na boca. Atenção, portanto, ao uso dessa água nessas regiões mais sensíveis.

Ajuda em cicatrizações

Ao usar a água oxigenada sobre as feridas, pode-se obter um efeito antisséptico e cicatrizante bastante efetivo. Os casos de gangrena também são reduzidos com o uso desse produto.

Higienização das escovas de dente

Uma maneira de manter as escovas de dente de sua casa livre de bactérias, fungos e outros germes é limpá-la com uma solução de água oxigenada. Faça uma mistura 50/50 de água comum e a oxigenada, coloque em um recipiente junto com as escovas, aguarde alguns minutos, enxágue e seque-as bem. Assim, você obterá escovas limpas e livres de germes.

Enemas

Para um enema, recomenda-se usar uma colher de água, 3%, para um litro de água destilada quente.

Manchas na pele

A água oxigenada é uma grande aliada para desaparecer as manchas na pele, utilizá-la constantemente pode dar resultados em algumas semanas. Para isso, recomenda-se preparar uma mistura 50/50 de água comum e a oxigenada, aplicar sobre a mancha usando um algodão, evitando fazer a aplicação próximo dos olhos porque causa irritação.

Limpar as axilas

O H2O2 é ideal para limpar as axilas e branqueá-las das manchas que vão provocando os desodorantes, além disso, também ajuda a combater o mau cheiro.

Limpeza de casa

Dissolver 0,05 litros de H2O2 para 3% de detergente comum é ideal para deixar os pratos completamente limpos. Para limpar a tábua e matar as bactérias que ali se alojam, é ideal adicionar peróxido de hidrogênio,3%, com uma quantidade igual de vinagre. Finalmente, é recomendado fazer uma mistura 50/50 de H2O2 com água para desinfetar banheiros, pias, pisos etc.

Luzes no cabelo

Muitos produtos e tintas para o cabelo utilizam a água oxigenada para complementar sua função. Em casa também se pode usar moderadamente como um clareador para seu cabelo, para, assim, conseguir pequenas luzes sobre ele. Para isso, recomenda-se diluir em 50/50 peróxido de hidrogênio na água comum e colocar, de preferência, em uma garrafa com borrifador. Para aplicar o cabelo deve estar molhado e pronto para pentear, deve-se aplicar em pequenas quantidades, borrifadas, sobre o cabelo e pentear como de costume. Os resultados serão vistos pouco a pouco e o clareamento não será drástico. Não se deve exceder a quantidade recomendada, porque pode dar resultados nada agradáveis, como o excesso de clareamento.

MEDIDAS IMPORTANTES:
  • MANTEIGA:1 xícara = 225g | 1 colher (sopa) = 15g
  • FARINHA DE TRIGO:1 xícara = 130g | 1 colher (sopa) = 8g
  • AÇÚCAR:1 xícara = 210g | 1 colher (sopa) = 15g




Ingredientes

Avalie esta receita
Avaliação média

1 votos, média: 4 de 5


Compartilhar via WhatsApp

Deixe seu comentário

X