Água na Boca - Dicas culinárias e receitas deliciosas

Siga-nos e compartilhe

Sempre vou preferir ouvir a verdade, ainda que doa

Tipo:

855368000.jpg

A verdade é convicção e equilíbrio interior, principalmente nas relações amorosas. Há quem não a pratique nem sequer para si mesmo, mas é necessário que no dia a dia possamos oferecê-la, sempre com respeito, para favorecer a convivência com os outros.


Há quem deseje meias verdades. Há quem prefira mentiras que consolam, mas viver na falsidade ou com meias mentiras traz, pouco a pouco, uma sensação de infelicidade.

“Quero a verdade, ainda que doa”. Estamos certos de que você também terá dito isso em alguma ocasião em voz alta e que, ainda que o temos o tenha embargado por dentro, devemos pensar sempre que a verdade nos ajudará a avançar com mais segurança para saber onde devemos nos deter.

Hoje, em nosso espaço, iremos refletir sobre isso.

A verdade para fechar ciclos, etapas pessoais

Pensemos no exemplo mais comum: você vive uma relação amorosa onde intui que o carinho já no é o mesmo, que os gestos já não são mais autênticos.

Em algumas ocasiões, nos limitamos a seguir com esta relação por medo da solidão, por temor de enfrentar a realidade: fazemos como se nada estivesse acontecendo, esperando que a situação mude. Que melhore.

Pois bem, intuir, ver e sentir algo negativo e não dizê-lo em voz alta é um erro.

É preciso pedir sempre a verdade, e mais ainda em temas afetivos. É a única forma de manter a integridade pessoal e enfrentar a situação:

  • As pessoas precisam da verdade nas relações para que possam lutar por elas ou, caso contrário, para que possam cortar o vínculo, curar a ferida e avançar.
  • Preferir falsas verdades ou palavras que consolam não faz mais do que alongar uma situação que, cedo ou tarde, irá piorar. E isso pode ser muito negativo para a nossa saúde emocional.
  • A verdade nos coloca frente a frente com uma evidência que é preciso assumir. E é algo que devemos enfrentar com força interior e, ainda que doa, podemos traçar estratégias próprias para seguir vivendo com valor e integridade.

Dente de leão representando a verdade e a transparência

Há um aspecto que devemos levar em conta. É conveniente ser sincero em todos os momentos? É obrigatório falar sempre a verdade?

A chave está no equilíbrio e em mostrar respeito. Certamente você também vai conhecer alguma destas pessoas que se vangloriam de serem muito sinceras, diretas ou de nunca esconderem nada.

Isso faz com que a verdade, em alguns momentos, se transforme em uma faca de dois gumes:

  • É necessário entender a verdade como um instrumento de convivência que nos permita crescer, assumir a realidade e fomentar o respeito.
  • A verdade não pode ser utilizada como uma forma de agressão. Ninguém pode andar pelo mundo revelando quem são as pessoas de quem não gosta, quem está com um odor desagradável, quem não suporta, quem lhe parece ridículo.
  • Também devemos ter em conta que, em certos âmbitos, cada um de nós dispõe da nossa própria verdade. “Eu acho que o partido político X é o melhor” (quando, na realidade, ele pode ser o melhor para você, mas não para os outros).

Em alguns momentos a verdade tem muitas nuances, pois longe de ser uma entidade universal, é algo muito particular. E por isso devemos usá-la com respeito, equilíbrio, e sobretudo mantendo a integridade.

Mulher que sempre diz a verdade

Este é outro elemento essencial: para manter uma boa autoestima, nunca caia no erro de dizer o contrário do que você pensa para agradar os outros. É uma forma de cair na infelicidade.

Temos claro que a verdade NUNCA deve ser utilizada como instrumento de agressão e que, em algumas ocasiões, é conveniente “maquiá-la” um pouco e utilizar as palavras adequadas:

Como você vê, a ideia segue sendo a mesma, mas agimos com respeito enfatizando uma necessidade: manter distância e se concentrar no que é importante: o trabalho.

Os psicólogos nos dizem que se as pessoas recorrerem à mentira é basicamente por medo:

  • Medo de revelar alguma informação que possa incomodar os outros.
  • Medo de perder o que temos neste momento
  • Medo de possíveis consequências
  • Medo de que os demais descubram que não somos como eles esperavam

Mulher vendo sua imagem de verdade

Todas estas são situações que, mantidas no tempo, podem prejudicar muito a nossa autoestima e autoconfiança. Se você não gostar da comida que seus sogros fazem todos os finais de semana, diga a eles com respeito ou você acabará com uma indigestão.

Se você não gostar da forma como seu chefe lhe trata, reaja, ou cedo ou tarde pode ser que ele piore ainda mais a forma de tratamento, pois verá que a sua resistência é muito alta.

E mais que isso, se você não amar o seu parceiro, não alongue uma situação que cedo ou tarde causará mais mal a ambos os membros do relacionamento.

MEDIDAS IMPORTANTES:
  • MANTEIGA:1 xícara = 225g | 1 colher (sopa) = 15g
  • FARINHA DE TRIGO:1 xícara = 130g | 1 colher (sopa) = 8g
  • AÇÚCAR:1 xícara = 210g | 1 colher (sopa) = 15g




Ingredientes

Avalie esta receita
Avaliação média

votos, média: de 5


Compartilhar via WhatsApp

Deixe seu comentário

X