Água na Boca - Dicas culinárias e receitas deliciosas

Siga-nos e compartilhe

Receita de sabão caseiro ecológico

Tipo:

Bicarbonato-de-sodio-500×306

Todos nós sabemos: os químicos que compõem nossos amaciantes e sabões para a máquina de lavar, são considerados como um dos piores poluentes do nosso meio ambiente. Os anúncios na TV nos vendem as maravilhas de suas fragrâncias e sua eficácia para eliminar manchas, mas, existe uma alternativa tão eficaz e menos poluente quanto estes produtos? Fique atento! Explicaremos a seguir.


Os benefícios de preparar seu próprio sabão ecológico

Não se trata somente de encontrar uma alternativa um pouco mais econômica. Tampouco, estamos falando de começar a levar um estilo de vida hippie, de modo algum. O que pretendemos é simplesmente buscar um modo de nos rodear de elementos mais saudáveis e um modo de cuidar de nossa saúde.

Temos que levar em conta que são muitas as substâncias nocivas que se impregnam em nossa roupa com o uso destes sabões e detergentes. Estas substâncias podem estar danificando nossa pele e a de nossa família, tanto que pouco a pouco toda esta quantidade de elementos químicos pode, em longo prazo, nos trazer doenças das quais não estamos conscientes. Ao usar produtos naturais, estaremos cuidando não somente de nosso planeta como também de nossa saúde.

Devemos falar também que este sabão é 100% biodegradável, ele deixará nossa roupa suave e limpa, mas a diferença você irá encontrar quando tirar a roupa da máquina de lavar, você não irá sentir aquele perfume tão forte e característico dos outros sabões. Porém, este sabão é mais natural e saudável, não se preocupe!

Como fazer um sabão caseiro?

O que preciso?
Um ralador de cozinha
Uma balança de precisão para poder pesar as quantidades
75 gr de sabão natural (sabão de Marselha, por exemplo, tende a ser muito adequado).
1 copo de bicarbonato de sódio.
1,5 L de águaa
Uma embalagem grande ou uma garrafa de 2 litros para guardar este sabão caseiro.
20 gotas de óleo essencial, de nossa preferência para adicionar ao sabão, e que traga algum cheiro. Lavanda, rosas, entre outros.
Modo de Preparo
Fique tranquilo, a preparação não dura mais que 15 minutos. O primeiro a se fazer é ralar o tablete de sabão natural.
Qual o seguinte passo? Muito fácil uma vez ralado o sabão, ponha-o no interior da embalagem. A seguir, coloque também o copo de bicarbonato de sódio.
Agora esquente o litro e meio de água. A água deve estar fervendo, logo tenha um cuidado especial, para evitar queimaduras quando você tiver que verter o conteúdo no recipiente ou garrafa que está contido o sabão e o bicarbonato.
Verta pouco a pouco, vá agitando de vez em quando a garrafa para que todos os ingredientes fiquem misturados. Uma vez misturados, verta as 20 gotinhas de óleo essencial. Você verá então que o sabão cheira muito bem, trata-se então de um sabão totalmente ecológico e mais natural do que utilizamos normalmente. Acredite ou não, o sabão já está pronto.
Fato: depois de uma semana a textura do sabão mudará, mas não se preocupe, o sabão continua sendo o mesmo e você até pode usá-lo até terminar a garrafa. A quantidade de sabão que você colocar na máquina de lavar é a mesma utilizada normalmente com o outro sabão industrial. Você verá que trará bons resultados!

MEDIDAS IMPORTANTES:
  • MANTEIGA:1 xícara = 225g | 1 colher (sopa) = 15g
  • FARINHA DE TRIGO:1 xícara = 130g | 1 colher (sopa) = 8g
  • AÇÚCAR:1 xícara = 210g | 1 colher (sopa) = 15g




Ingredientes

Avalie esta receita
Avaliação média

votos, média: de 5


Compartilhar via WhatsApp

Deixe seu comentário

X