Água na Boca - Dicas culinárias e receitas deliciosas

Siga-nos e compartilhe

Pudim de Coco

Tipo:

50ebb77211c6ba30f99d6bc1095f7cde.jpg

Pudim de leite é o doce número 1 dos brasileiros, perdendo apenas para o queridinho brigadeiro. É certeza de sucesso na hora de servir a sobremesa, não tem erro, todo mundo gosta!


Pudim de Coco é uma ótima maneira de variar o que já é bom.

O resultado é um pudim de coco tão delicioso quanto, de sabor bem delicado e mais macio ainda que o habitual.
Fica Bom Bom Bom … põe bom nisso!

A gente vai ao céu depois da primeira mordida, é comida da alma, capaz até de curar até depressão e desamor, de tão bem! No inverno, dá para comer ainda quente na panela, de colher, de enrosco no sofá, sem frescura, devolvendo a sensação de como a vida pode ser boa!

Que todo mundo ama um pudinzinho tomo mundo concorda, já as preferências são um capítulo à parte.

Tem quem prefira mais cremoso, outros mais durinho, mais doce, menos doce, com calda mais clara, ou mais queimadinha. Uns preferem sem furinhos, outros exigem os furos, como por exemplo, na rede de restaurantes Rubaiyat, em SP, que não abre mão de servir com furinhos.

Tem para todos os gosto.

Se você é anti furos, a solução para um pudim liso, está no areamento da massa e na temperatura do forno.

Quando batemos muito o pudim, seja no liquidificador ou na mão aeramos a massa e enchemos de bolinhas. Quanto mais a gente bate, mais bolinhas se formam e mais espuma, consequentemente mais furinhos.

A massa aerada quando submetida a uma alta temperatura, faz com que a proteína da clara do ovo se coagule mais rápido, selando a superfície e prendendo o ar nas bolinhas.

Portanto, para pudim sem furinhos, forno médio e é melhor bater delicadamente, apenas o suficiente para misturar os ingredientes, se coar a espuma, antes de leva-lo a assadeira aumenta suas garantias. Banho Maria com a água em temperatura natural nunca quente e mantenha o forno sempre abaixo de 180graus.

Já o que pode ser problema para uns, é a solução de outros.

Eu mesma, não tenho nada contra os furinhos, tenho até apreço por eles, acho que é coisa nossa, faz parte do pudim. Depois eu gosto de tudo que é aerado, gosto chocolate aerado, o suflair, amo mousse de chocolate, adoro suflê… E você prefere como?

INGREDIENTES:

  • 1 lata de leite condensado
  • 1 caixinha de creme de leite
  • 1 vidro de leite de coco
  • 1 xícara de leite – opcional
  • 4 gemas peneiradas
  • 1 receita de Calda de Caramelo

MODO DE PREPARO:

Comece pré aquecendo o forno a 180ngraus.

Coloque uma forma com água para o banho maria.

Em um bowl, coloque o leite condensado., 1 vidro de leite de coco e 1 caixinha de creme de leite.

Junte 1 xícara de chá de leite. Se você gosta do pudim com sabor mais para doce do que para suave, não acrescente o leite.

Bata o ovo contra a bancada, separe uma metade da casca da outra e deixe a clara escorrer numa tigelinha; coloque as gemas num bowl

Repita o procedimento com todos os ovos um a um, use uma tigelinha para escorrer a clara, e peneirar a gema, assim, caso um ovo esteja estragado , você não perde todas as gemas.

Transfira a gema para uma peneira e fure com o garfo a fim da gema escorra pela peneira naturalmente – não mexa.

A película que a envolve a gema é a responsável pelo gosto e cheiro forte de ovo, assim evitamos esse ‘gosto de ovo’ na nossa sobremesa. Controle a tentação de mexer na gema com o garfo ou colher, pois se mexer a película pode passar pelos furinhos e ela deverá ficar retida na peneira.

Depois que você deixou a gema escorrer, se livre da película que ficou na peneira desprezando-a e aproveite a gema que escorreu pela peneira para continuar a receita.

Dica: Para aproveitar as claras, você pode fazer um Pudim de Claras ou um Pavlova surpreender com outra sobremesa ?? Ou ainda congela-las para reaproveita-las um outro dia.

Enquanto as gemas peneiram, prepare a calda de caramelo para untar a forma.

Junte as gemas peneiradas e misture.Leve a mistura a forma de pudim caramelizada e ao forno por 1 hora ou até firmar. Deixe na geladeira por 4 horas antes de servir.

CURIOSIDADES:

1.O Pudim de Leite, na alta gastronomia é conhecido como Creme Caramel, e não leva leite condensado, apenas leite, muitos ovos e açúcar. Ganha em leveza, mas perde em textura.


2.O leite condensado, chegou ao Brasil em 1890, importado da Suíça, por Henry Nestlé e deixou o pudim com a massa mais consistente e mais doce, eliminando o açúcar da receita.

Servido?

Então corre para cozinha, e preparar já o seu! Com furinhos, sem furinho, mais doce ou menos doce do seu jeitinho!

MEDIDAS IMPORTANTES:
  • MANTEIGA:1 xícara = 225g | 1 colher (sopa) = 15g
  • FARINHA DE TRIGO:1 xícara = 130g | 1 colher (sopa) = 8g
  • AÇÚCAR:1 xícara = 210g | 1 colher (sopa) = 15g




Ingredientes

Avalie esta receita
Avaliação média

votos, média: de 5


Compartilhar via WhatsApp

Deixe seu comentário

X