Água na Boca - Dicas culinárias e receitas deliciosas

Siga-nos e compartilhe

Pílula anticoncepcional despenca casos de câncer e já salvou 400 mil mulheres

Tipo:

Pílula-anticoncepcional-despenca-casos-de-câncer-e-já-salvou-400-mil-mulheres-430x285

Na contramão dos muito falados efeitos colaterais dos métodos contraceptivos hormonais, um novo estudo mostra que o remédio hormonal pode ter salvado muitas vidas nos últimos anos. Entenda a seguir como a pílula anticoncepcional previne câncer de endométrio.

O estudo

No estudo, publicado no periódico The Lancet Oncology, foram usados dados de outros 36 levantamentos prévios. No total, foram avaliados os históricos médicos de mais de 27 mil mulheres com câncer de endométrio e de mais de 115 mulheres saudáveis.

A pílula “afina” o endométrio e isso reduz as chances de câncer.
Os pesquisadores encontraram uma forte relação entre o uso da pílula anticoncepcional e a prevenção de câncer do endométrio. Entre os principais achados:

Tomar pílula durante 5 anos diminui em 25% as chances de ter câncer de endométrio;
As chances de ter a doença continuam baixas mesmo após 30 anos de parar de tomar a pílula;
As pílulas com baixa dose hormonal têm o mesmo efeito protetor que as pílulas com maior quantidade de hormônios.
A hipótese encontrada para explicar a relação é que a pílula anticoncepcional age afinando o endométrio e seria justamente o engrossamento dessa camada uterina o responsável pelos casos de câncer de endométrio.

Fazendo as contas, os responsáveis pelo estudo chegaram à conclusão de que a pílula anticoncepcional impediu o desenvolvimento de 400 mil casos de câncer de endométrio nos últimos 50 anos, sendo que metade deles (200 mil) foi evitada na última década.

Câncer de endométrio: o que é?
O tipo mais comum de tumor ginecológico se desenvolve a partir da proliferação de células anormais no endométrio, a camada interna do útero, que descama e é eliminada toda vez que você menstrua. Eles se torna mais frequente após a menopausa, fase da vida em que a mulher deixa de menstruar e o endométrio tende a aumentar.

O principal sintoma é o sangramento uterino entre as menstruações e o tratamento varia de acordo com o estágio da doença, podendo ser medicamentoso ou cirúrgico.




O renomado Dr. Rocha tem um vídeo bem INCRIVEL sobre emagrecimento, se tiver alguns minutos assista... Clique AQUI PARA ASSISTIR O VÍDEO DO DR. ROCHA

Ingredientes

Avalie esta receita
Avaliação média

votos, média: de 5

Compartilhar via WhatsApp

Deixe seu comentário