Água na Boca - Dicas culinárias e receitas deliciosas

Siga-nos e compartilhe

Os benefícios do painço, o único cereal alcalinizante

Tipo:

967488000.jpg

Hoje falaremos sobre os benefícios do painço, um antigo cereal considerado um alimento poderoso, sagrado e terapêutico pela Medicina Tradicional Chinesa. Este cereal consumido diariamente no Oriente é o único cereal alcalinizante, além de ser um grande remineralizante.


Propriedades do painço

  • Não contêm glúten, por isso é fácil de digerir e pode ser ingerido por celíacos e intolerantes a essa proteína.
  • É rico em fibras, por isso ajuda a regular os casos de prisão de ventre e elevadas taxas de colesterol, glicose e triglicerídeos.
  • É uma boa fonte de magnésio, um mineral que melhora o tônus muscular e favorece a saúde do sistema nervoso.
  • Contêm vitaminas do grupo B, como a vitamina B1 (reforça a atividade mental, a coordenação e melhora estados de cansaço e depressão), a vitamina B9 ou ácido fólico (previne a anemia e melhora a pele; é fundamental durante a gravidez), a vitamina B6 (favorece o sistema nervoso, imunológico e hormonal) e a vitamina B2 (favorece a oxigenação intercelular e a regeneração dos tecidos e favorece a saúde ocular).
  • É fonte natural de fósforo, um mineral essencial na formação e desenvolvimento dos ossos e dentes, durante a amamentação, e promove bom desempenho intelectual e da memória.
  • Também contêm ácidos graxos, ferro (um mineral que permite a renovação das células sanguíneas e previne casos de fadiga e anemia) zinco, iodo e vitamina E.
  • É importante destacar que o painço alcaliniza o organismo, ao contrário de outros cereais acidificantes, pela fato de equilibrar nosso pH e nos ajudar a compensar os efeitos acidificantes de uma má dieta.

Estes excelentes valores nutricionais o fazem ser um alimento muito benéfico e que pode ser terapêutico para pessoas que sofram de problemas digestivos. Segundo a medicina natural, o sistema digestivo condiciona nossa saúde geral, logo este cereal pode ser muito útil para pessoas que sofrem de acidez, úlceras, prisão de ventre, diarreias, gases, etc.

Além disso, devido às suas propriedades também recomenda-se consumi-lo em casos de anemia ferropênica, diabetes, gravidez e amamentação, e em fases de estresse e exaustão.

Como cozinhar o painço?
Benefícios do painço

Primeiro você deve lavá-lo e limpá-lo bem. Em seguida, coloque-o para ferver com uma proporção de 5 partes de água para 1 parte de painço. Deve ser cozido por 35 minutos.

Seu sabor suave e com um toque doce permite combiná-lo com sabores mais fortes ou cozinhá-lo com bebida vegetal, cenoura, maçã ralada, passas e mel para um café da manhã delicioso.

Para as pessoas que queiram desfrutar de seus benefícios recomendamos o consumo pelo menos três ou quatro vezes na semana. Podemos começar o dia com um mingau de painço doce para obter energia ou preparar um creme de verduras e painço à noite, para obter um sono tranquilo e reparador.

Imagens cortesia de Lucy Crabapple e SweetOnVeg.

MEDIDAS IMPORTANTES:
  • MANTEIGA:1 xícara = 225g | 1 colher (sopa) = 15g
  • FARINHA DE TRIGO:1 xícara = 130g | 1 colher (sopa) = 8g
  • AÇÚCAR:1 xícara = 210g | 1 colher (sopa) = 15g




Ingredientes

Avalie esta receita
Avaliação média

votos, média: de 5


Compartilhar via WhatsApp

Receitas Sugeridas...

Misturinha caseira para limpar fogão, limpa como mágica e deixa brilhando como novo
Misturinha caseira para limpar fogão, limpa como mágica e deixa brilhando como novo

Misturinha caseira para limpar fogão Há algumas coisas na vida cotidiana que...

607836000.jpg
5 valores que todo relacionamento amoroso deve ter

Manter um relacionamento amoroso estável, saudável e feliz é algo que todos nós almejamos....

11084278_1000955576581219_7137480637565730323_n
Creme de galinha

Creme de galinha é tão gostoso quanto parece! Curta aí a nossa...

Deixe seu comentário

X