Água na Boca - Dicas culinárias e receitas deliciosas

Siga-nos e compartilhe

Os 5 melhores alimentos para reduzir o ácido úrico

Tipo:

633373000.jpg

Você apresenta ou já apresentou níveis altos de ácido úrico? Suas articulações como, por exemplo, os dedos, doem e inflamam? Então saiba que seria ideal, além de seguir as recomendações médicas, melhorar sua alimentação com dicas bem simples. Quer saber como as verduras podem ajudar? Então confira neste artigo!


Frutas adequadas para diminuir o teor de ácido úrico no organismo

Frutas que ajudam a reduzir o ácido úrico

É certo que em muitas ocasiões nos alimentamos mal. Mantemos hábitos de vida e alimentação inadequados que, finalmente custam caros. Mas, por que o ácido úrico realmente se forma?

É preciso considerar que existem determinados alimentos que acabam sintetizando purinas em nosso organismo. As purinas são resíduos gerados a partir de alimentos como anchovas, embutidos, carne de animais selvagens, fígados e inclusive de bebidas como a água com gás.

Elas cristalizam e formam uma espécie de “pedrinha” que sai do rim e circula pelo sangue, concentrando-se nas articulações e causando inflamações, o que é bem doloroso.

A inflamação do dedão do pé, das mãos e dos joelhos é algo bem característico, também se corre o risco de desenvolver a gota, por exemplo, que pode chegar a ser muito grave e dolorosa. Então, como podemos lidar com esse problema? O importante é que as medidas para isso sejam tomadas o quanto antes.

Mas, é possível tratar a inflamação do dedão do pé, das mãos e dos joelhos e até a temida gota? Sim, só que além de seguir as recomendações médicas e tomar os medicamentos prescritos, também será benéfico e importante mudar a alimentação. O que acham de tentar e começar a incluir alimentos saudáveis na alimentação? Maravilhoso! Então, fique por dentro de como fazer isso!

1. As saudáveis alcachofras para reduzir o ácido úrico

 Alcachofras para reduzir ácido úrico

Provavelmente seja uma das melhores verduras para reduzir os teores de ácido úrico no organismo. O segredo está no fato de que são diuréticas e ideais para eliminar toxinas, o que ajuda a evitar a retenção de líquidos.

Além disso, não podemos nos esquecer de que oferecem muitos minerais, vitaminas e antioxidantes. Contêm fibras, proteínas e os sempre maravilhosos ácidos graxos.

E como podemos nos beneficiar das alcachofras? Basta fervê-las e beber o caldo resultante, e claro, servir as alcachofras com um fiozinho de azeite de oliva e vinagre de maçã. Delicioso!

2. Remédio milenar, a cebola

Cebola ajuda a reduzir os níveis de ácido úrico.

Não duvide nem por um segundo em consumi-la. Se na antiguidade era utilizada para ajudar no tratamento de inúmeras doenças, porque não incluí-la em nossos pratos de maneira habitual? Ela é fantástica para reduzir os níveis de ácido úrico no sangue, diminuir aos poucos a hiperuricemia e baixar os triglicerídeos. É um elemento natural maravilhoso, como pode ver.

Mas… você sabe qual é o melhor modo de consumir a cebola de forma que ela nos ajude a diminuir o colesterol? Tome nota. O que se deve fazer é cozinhá-la até ficar macia, separar a água resultante e colocar em uma garrafa junto ao suco de meio limão. Esse líquido deverá ser consumido ao longo de um dia. Muito fácil!

3. A saborosa abóbora

Abobora para reduzir níveis de ácido úrico

Você adora abóbora? Então sabe que ela é excelente e muito saudável. É um dos vegetais mais diuréticos que nos permite eliminar o ácido úrico, graças à produção de urina.

Ajuda a eliminar tudo aquilo que sobra e que não é essencial, por isso vale a pena incorporá-la em nossa alimentação. A abóbora ao forno é uma deliciosa opção para consumo e muito adequada, mas é bom lembrar que não devemos descartar suas sementes, já que também são muito saudáveis.

4. O salsão, sempre medicinal

Salsão ajuda a reduzir ácido úrico.

Você tem ideia de como o salsão pode nos ajudar? Ele é muito saboroso e combina bem com a maioria dos pratos, dispõe de um efeito capaz de alcalinizar o sangue e nos permite eliminar o ácido úrico de forma natural.

Limpa nosso sangue, depura tóxicos e é ideal também para quem quer perder peso. Mais uma vez, para consumi-lo o ideal é fervê-lo em água.

5. As deliciosas cenouras

Cenouras ajudam a reduzir o ácido úrico

Outra verdura imprescindível para todas as pessoas que apresentam altos níveis de ácido úrico. Além de saborosas e perfeitas para combinar com muitos pratos, as cenouras dispõem de efeitos alcalinizantes para o organismo, o que as torna efetivas para ajudar a eliminar o excesso de purinas e cristais que se armazenam nas articulações.

É possível preparar deliciosos sucos naturais, se combinarmos, por exemplo, duas cenouras médias com uma beterraba e uvas passas. O que você acha?

Não se esqueça!

Lembre-se, antes de tudo, de limitar o consumo de carnes de animais selvagens, vísceras, embutidos, cerveja, anchovas, sardinhas, mariscos… Pratique exercícios e conscientize-se para cuidar ao máximo a sua saúde e aos poucos irá se sentindo melhor.

Mas lembre-se também de, como sempre, seguir os conselhos de seu médico e incorporar à sua alimentação frutas adequadas como cereja, cítricos ou o mirtilo. Elas são ricas em vitamina C, elemento indispensável para reduzir seus níveis de ácido úrico.

MEDIDAS IMPORTANTES:
  • MANTEIGA:1 xícara = 225g | 1 colher (sopa) = 15g
  • FARINHA DE TRIGO:1 xícara = 130g | 1 colher (sopa) = 8g
  • AÇÚCAR:1 xícara = 210g | 1 colher (sopa) = 15g




Ingredientes

Avalie esta receita
Avaliação média

votos, média: de 5


Compartilhar via WhatsApp

Deixe seu comentário

X