Água na Boca - Dicas culinárias e receitas deliciosas

Siga-nos e compartilhe

Esponja de cozinha é o objeto mais sujo da sua casa. Veja como higienizá-la corretamente

Tipo:

esponja-louca-suja-contaminacao-610x300

Se você acha que está higienizando corretamente sua louça ao usar a esponja de cozinha da maneira convencional, está errado. Ela é o item mais sujo da sua casa, até mesmo mais do que a privada, o ralo da pia ou o cesto de lixo. É o que defende o professor clínico dos departamentos de Microbiologia e Patologia do Centro Médico NYU Langone, nos Estados Unidos, Dr. Philip Tierno.

Em entrevista ao portal Huffington Post, o especialista afirma que as pessoas não higienizam a esponja da maneira correta, o que faz com que ela fique infectada por bactérias e acabe transferindo sujeira à louça ao invés de limpá-la.

“Ela tem um monte de cantos e fendas, de modo que, ao limpar sujeiras que contenham potenciais agentes patogênicos, alguns dos organismos se alojam na esponja”, diz. “As pessoas enxaguam o objeto, mas, na verdade, deveriam higienizá-lo. E isso é algo que as pessoas não fazem”, completa.

Deixar a esponja sobre uma superfície molhada após o uso acelera a multiplicação de bactérias
Quando você remove os restos de comida de pratos e tábuas, esses agentes podem preencher os furinhos da esponja, que, depois, é colocada ao lado da pia, geralmente em uma superfície molhada. De acordo com Dr. Philip, este ambiente úmido faz com que novas bactérias se reproduzam a cada 20 minutos.

Tábuas usadas para o corte de carnes e vegetais crus são especialmente perigosas, já que esses alimentos podem conter salmonela ou E.coli, bactérias que podem causar intoxicação alimentar, diarreia, infecção do trato urinário, pneumonia e outras doenças.

Cheiro da esponja

O especialista ainda ressalta que quanto pior o cheiro do material, mais infectado ele está. “Onde há odor, há germes”, diz.

Como higienizar a esponja de cozinha

Mergulhe a esponja na solução com água sanitária, esprema bem e deixe secar
Para garantir que as bactérias sejam mortas e não contaminem a louça que será lavada, Dr. Philip ensina dois métodos:

Água com cândida
Prepare uma mistura de uma parte de água sanitária (cândida) para nove partes de água. Quando terminar de lavar a louça, mergulhe a esponja nessa solução desinfetante por 10 a 30 segundos. Esprema-a e deixe-a secando.

É importante não reutilizar essa solução, pois ela ficará contaminada após o primeiro uso. O ideal é esperar a louça acumular para lavá-la de uma vez só e, ao final, higienizar a esponja.

Micro-ondas
Outro método, um pouco mais demorado, é mergulhar a esponja em uma tigela com água e levar o recipiente ao micro-ondas. Quando a água começar a ferver, remova do aparelho, esprema bem a esponja e deixe secar até usá-la novamente.

Importante: lave bem as mãos após realizar estes procedimentos, já que elas entrarão em contato com muitas bactérias.




O renomado Dr. Rocha tem um vídeo bem INCRIVEL sobre emagrecimento, se tiver alguns minutos assista... Clique AQUI PARA ASSISTIR O VÍDEO DO DR. ROCHA

Ingredientes

Avalie esta receita
Avaliação média

votos, média: de 5

Compartilhar via WhatsApp

Deixe seu comentário