Água na Boca - Dicas culinárias e receitas deliciosas

Siga-nos e compartilhe

Como Usar Argila nos Cabelos

Tipo:

tratamento-argila

Em tratamentos capilares, as argilas são utilizadas para estimular a oxigenação do bulbo capilar, auxiliando no crescimento dos fios, regular a produção sebácea e desobstruir os folículos. Elas também podem servir como “shampoo anti-resíduos”, e até como tonalizantes. Elas são desintoxicantes, tonificantes e bactericidas, e fornecem oligoelementos importantes como: zinco, magnésio, selênio, cobre, manganês, boro, níquel, cobalto, etc

Em spas e salões de beleza, o tratamento capilar com argilas é conhecido como “Detox capilar” (com esse nome eles podem cobrar mais caro..rsrsrs)
O Detox capilar nada mais é do que um “peeling” nos fios, feito com o auxílio de argilas.

Como usar argila nos cabelos:

Coloque a argila num recipiente de vidro, cerâmica ou plástico (nunca use um recipiente de metal, e só utilize recipientes de plástico que são voltados para alimentos e cosméticos), e acrescente água (filtrada e fervida ou desmineralizada) aos poucos até formar uma pasta de consistência leve. Nem muito líquida, nem muito grossa (senão fica difícil de aplicar). Não utilize metal para misturar a argila.

Com os cabelos úmidos, espalhe a pasta de argila sobre todo o couro cabeludo com um pincel, e depois massageie levemente o couro com a ponta dos dedos em movimentos circulares durante alguns minutos. Não esfregue a argila nos fios, pois pode causar um atrito forte, e danificá-los. Com o enxágue, ela deslizará sobre os fios com suavidade. Enxágue abundantemente com água morna.

Obs: Tem gente que aplica nos cabelos secos. Aí vai de cada gosto. Sugiro que você experimente os dois jeitos. Eu prefiro usar nos cabelos úmidos.

  • > Eu uso umas 4 a 5 colheres de sopa de argila, se for usar com água ou vinagre. No creme hidratante eu uso 1 colher de sopa de argila pra cada 2 colheres de creme.
  • > Você pode combinar o uso da argila com óleos vegetais e óleos essenciais específicos para seu tipo de cabelo e objetivo.
  • Falei sobre óleos para cada tipo de cabelo aqui.
  • > Misturar um pouco de mel à pasta de argila, proporciona uma ótima hidratação.
  • > O vinagre de maçã é um aditivo comum aos tratamentos de argila. Há uma boa sinergia entre os dois. Logo, em vez de água você pode utilizar vinagre de maçã, para o tratamento da caspa e seborreia, ou para aumentar o brilho. Ele também ajuda a diminuir o pH da argila.
  • > Gel de aloe vera (babosa) também é um ótimo aliado das argilas.
  • > Argilas fazem uma limpeza profunda e desintoxicam o couro cabeludo. Portanto também podem ser utilizadas como um shampoo anti-resíduos.
  • > Pode-se misturar argilas em cremes de tratamento (de preferência cremes brancos) para tonalizar ou amenizar tons indesejáveis.
  • Para tons indesejáveis, a argila vermelha pode amenizar tons verdes, e vice-versa. A argila roxa ameniza tons amarelados. Dê um tempo de pausa de 30 a 40 minutos.
  • > O uso EXCESSIVO de argila pode causar secura no couro cabeludo. Para que isso não aconteça, aumente o espaço entre as sessões ou diminua a duração do tempo de pausa com argila.
  • Não deixe a argila ficar mais que 20 minutos nos cabelos (salvo se estiver misturada ao creme hidratante) para não ressecar, e não use-a mais que 2 vezes na semana.



Ingredientes

Avalie esta receita
Avaliação média

votos, média: de 5


Compartilhar via WhatsApp

Deixe seu comentário