Água na Boca - Dicas culinárias e receitas deliciosas

Siga-nos e compartilhe

Como aliviar a enxaqueca de forma instantânea usando o sal

Tipo:

tratar-enxaqueca-com-sal-500×261

A enxaqueca é um tipo de dor de cabeça que vem acompanhada de outros sintomas como náuseas, vômitos ou sensibilidade exagerada à luz. Em geral, quem padece com frequência deste transtorno sofre com sintomas de advertência chamados de auras, que fazem com que a pessoa veja alguns pontos de luz ou tenha outras alterações na visão, as quais posteriormente se convertem em uma severa dor de cabeça que pode durar algumas horas ou até alguns dias.


Quais são as causas da enxaqueca?

Ainda não foi possível determinar quais são as causas exatas da enxaqueca, mas estudos demonstram que a crise começa no cérebro e envolve vias nervosas e substâncias químicas. Este problema ocorre por uma atividade cerebral anormal que está relacionada a diferentes fatores.

A faixa de idade das pessoas afetadas pelas enxaquecas vai dos 10 aos 45 anos, ainda que em alguns casos ela tenha se apresentado posteriormente. Também podem ocorrer por fatores genéticos, e afetam mais às mulheres do que aos homens.

Entre os fatores que podem provocar a enxaqueca, podemos encontrar:

Alterações hormonais durante o ciclo menstrual ou o uso de pílulas contraceptivas.
Transtornos do sono
Consumo excessivo e frequente de bebidas alcoólicas.
Pular as principais refeições
Estresse e ansiedade
Barulhos muito fortes e luzes muito claras
Estresse físico causado por um excesso de exercícios ou outros esforços.
Tabagismo ou ser fumante passivo
Aromas fortes demais.
Também há relação entre a alimentação e as enxaquecas. Estudos identificaram que o consumo de determinados alimentos também pode desencadear uma crise. Entre estes alimentos encontramos, por exemplo:

Açúcar e farinha refinada
Alimentos processados
Chocolate
Laticínios
Carnes que possuem nitratos
Produtos com glutamato monossódico
Sintomas da enxaqueca

Antes de a pessoa sofrer com as fortes dores da enxaqueca, pode se apresentar o que é comumente conhecido como “aura”. Este sinal de advertência anuncia a enxaqueca e pode envolver um ou mais dos seguintes sintomas:

Um ponto de cegueira temporário
Visão embaçada
Ver estrelas ou linhas
Dor ocular
Incômodo nos olhos
Outros dos sintomas que se apresentam posteriormente são as náuseas, problemas para encontrar as palavras adequadas, problemas de concentração e bocejos frequentes.

As pessoas não passam primeiro pela aura em todos os casos de enxaqueca, mas as que passam costumam senti-la entre 15 e 20 minutos antes de ter início a dor de cabeça propriamente dita.

Quando a pessoa sofre com dores de cabeça, ela sente uma dor pulsante, palpitante, que lateja fortemente. Quase sempre são mais fortes de um lado da cabeça ou na parte posterior. Podem durar entre 6 e 48 horas e quase sempre há uma forte sensibilidade à luz.

Os sintomas também podem incluir calafrios, fadiga, formigamento, fraqueza, sensibilidade à luz e ao som, perda de apetite, suor excessivo, entre outros.

Como funciona o tratamento com sal para aliviar a enxaqueca instantaneamente?

Na farmácia, encontramos diferentes analgésicos com os quais podemos acalmar momentaneamente os sintomas da enxaqueca. No entanto, as dores voltam a aparecer em questão de horas, e eles não costumam funcionar em todos os casos. Qual é a melhor solução? Simples: o sal.

Antes de saber como aplicar o sal para aliviar as dores de cabeça, é importante ressaltar que este é um método que não foi provado nem aceito cientificamente, por isso não pode ser considerado um remédio para a enxaqueca, e o melhor a fazer é consultar o seu médico. O que podemos garantir é que quem experimentou descreveu um alívio imediato e muito eficaz.

O que você deve fazer?

Se o que você deseja é experimentar o tratamento do sal para aliviar a enxaqueca, procure utilizar sal de alta qualidade, como por exemplo, os cristais de sal do Himalaia. Este tipo de sal é o mais completo, já que contém 84 minerais, eletrólitos e diversos elementos benéficos. Diferentemente do sal refinado, este tipo de sal é bom para a saúde, obviamente em quantidades moderadas. O sal do Himalaia ajuda a reduzir instantaneamente a intensidade das enxaquecas, fortalece o sistema imunológico, equilibra os níveis de serotonina no sangue e restabelece os níveis de alcalinidade do organismo, entre outros.

Para aproveitar estes benefícios, basta tomar um copo de suco de limão com uma boa quantidade de sal do Himalaia. Você vai ver como os resultados são quase imediatos!

MEDIDAS IMPORTANTES:
  • MANTEIGA:1 xícara = 225g | 1 colher (sopa) = 15g
  • FARINHA DE TRIGO:1 xícara = 130g | 1 colher (sopa) = 8g
  • AÇÚCAR:1 xícara = 210g | 1 colher (sopa) = 15g




Ingredientes

Avalie esta receita
Avaliação média

10 votos, média: 4.4 de 5


Compartilhar via WhatsApp

Deixe seu comentário

X