Água na Boca - Dicas culinárias e receitas deliciosas

Siga-nos e compartilhe

Bolo Torta de Limão sucesso aprovado!

Tipo: Bolos e Tortas

1470fc84c79552e6292f2cf9cc69b20b.jpg

Bolo Torta de Limão,não tem para nenhum outro de tão bom que fica ??

Hoje é dia de Bolo Torta de Limão. Meio bolo, meio torta, um Bolo de Festa com gosto de torta de limão … hummm dá para imaginar? Eu só de lembrar, já quero bis, já quero de novo!

Discos macios de pão de ló fofíssimo, intercalados por creme de limão, o mesmo da torta de limão, sabe? Aquele que a gente faz batendo o leite condensado com suco de limão. Creme de limão, com sabor azedinho que contrasta e ao mesmo tempo equilibra o doce do leite condensado … hummm … enche a boca da gente, d’água. Para finalizar uma belíssima cobertura de marshmallow caseiro maçaricado em formato de flores.

Espia só!

Bolo refrescante, para servir bem geladinho.. Por aqui foi um sucesso, super aprovado! Não sobrou nenhum pedacinho para contar historia. Levei o bolopara o chá de bebe da Isabela, filha de uma prima, por isso decorei com flores cor-de-rosa, feitas de pasta americana, comprada pronta mesmo.

Tão lindo!

INGREDIENTES BOLO TORTA DE LIMÃO:

PÃO DE LÓ fofíssimo, aqui:

  • 4 Ovos
  • 3 xícaras de farinha de trigo -peneire antes
  • 2 xícaras de açúcar -peneire antes
  • 1 xícara de chá, 240ml de leite integral
  • 200g de manteiga em temperatura ambiente
  • 1colher de sopa de fermento em pó
  • 1 pitada de sal

MOUSSE CREME DE LIMÃO, aqui

  • 2 latas de leite condensado 395g cada
  • 1/2 xícara de chá de de suco de limão

MARSHMALLOW, aqui

  • 2 xícaras de açúcar
  • 1 xícara de água
  • 4 claras de ovos, pode ser tanto a clara in natura quanto a pasteurizada sem risco de salmonela, aqui
  • 1 pitada de sal
  • 1 colher de sobremesa essência de baunilha ou outra essência de sua preferência -opcional
  • 1 colher de sopa de glucose de milho (mel karo) – opcional

PARA UMEDECER O BOLO

  • 100 ml de leite integral

COMO FAZER BOLO TORTA DE LIMÃO:

O preparo é feito em 4 etapas:

  1. Massa
  2. Creme de Limão
  3. Cobertura de Marshmallow
  4. Montagem

Vamos lá?

1. MASSA:Faça 1 receita de Pão de ló fofíssimo aqui. Espere a massa esfriar, desenforme e corte-a ao meio, formando 2 discos de massa. Reserve.

2. CREME DE LIMÃO:No copo do liquidificador, coloque 2 latas de leite condensado, com 1/2 de xícara de suco de limão. Bata por 1-2 minutos até que a mistura fique homogênea. Desligue o liquidificador.

Simples assim e já pronto o melhor creme de limão da vida! Pode acreditar

A proporção ideal, para um creme sabor suave e delicado: 1/4 de suco de limão para cada 395g de leite condensado – 1 lata. Esta e outras dicas, aqui no preparo da torta de limão.

Reserve na geladeira.

3. COBERTURA DE MARSHMALLOW::Coloque as claras na batedeira + uma pitada de sal, lembrando que o bowl deve estar sempre limpo e seco e as claras em temperatura ambiente, sem nenhum pontinho de gema. Ligue a batedeira, em velocidade máxima e bata até o ponto de neveaqui.

Acrescente aos poucos a calda de caramelo em ponto de fio e bata por mais 10 minutos, até ficar bem firme e bem brilhante.

Ponto de fio: quando você pegar um pouco com na colher e ao despejar não está mais líquida, formando um fio.

Quanto mais encorpada a calda, mais consistência terá o marshamllow. Mas cuidado, é bom ficar em cima, porque se descuidar pode caramelizar igual calda de pudim. Alguma dúvida? Quanto ao ponto de fio? Dá uma espiadinha no post aqui.

Guarde as gemas, num recipiente tampado e congele, para ser reaproveitado em outras receitas. Costumo guardar e quando tenho 10 gemas, faço um quindim. ??

4 MONTAGEM:Escolha uma travessa onde vai ser colocado o bolo. Sobre ela coloque o primeiro disco de massa e umedeça a colheradas, com 50ml de leite toda a superfície, caprichando nas laterais, onde a massa costuma ser mais ‘seca’. Cubra com a metade do creme de limão. E esta feita a nossa primeira camada, humm delícia!

BOLO TORTA DE LIMÃO

Para a segunda camada, sobre o Creme de Limão, coloque outro disco de massa. Umedeça a superfície novamente com 50ml de leite, também caprichando nas laterais, mais ‘seca’. Cubra com o restante do Creme de Limão , formando a segunda camada.

Espalhe 1/3 do Marshmallow sobre as laterais do bolo.

Coloque os 2/3 restantes do marshmallow, dentro de um saco de confeitar com bico e decore fazendo pequenos círculos. Comece com um ponto no centro e gire, dando voltas em torno desse ponto, formando rosas.

Sem medo, não tem erro, na prática é fácil fácil. Faça uma rosa ao lado da outra, cobrindo todo o bolo. No centro e nas laterais. Decore com flores de açúcar compradas prontas.

E wow está pronto! Bolo Torta de Limão, mais gostoso da vida!

Monta Encanta o próximo parabéns e conta para gente, através do facebook ou instagram #montaencanta



Ingredientes

Avalie esta receita
Avaliação média

votos, média: de 5


Compartilhar via WhatsApp
Loading...

Deixe seu comentário