Água na Boca - Dicas culinárias e receitas deliciosas

Siga-nos e compartilhe

Aprenda truques para limpar os sapatos

Tipo:

Aprenda como limpar os sapatos

Como qualquer mulher, eu amo sapatos (mas quem não ama, não é verdade?). Com a correria do dia a dia, alguns descuidos podem tirar a beleza dos nossos calçados. Afinal, para cada calçado o material é diferente. O ideal, é encontrarmos logo um meio de cuidarmos da limpeza sem danifica-los, mantendo-os brilhosos e lindos igual ao dia em que os compramos. Mas antes de fazer qualquer procedimento, o uso de um pano limpo e úmido irá ajudar a tirar as sujeiras de poeira. Na sola, use uma escova macia para remover todos os resíduos. Para tirar o pó, basta passar uma escova feita de pelo de cavalo.Essa limpeza deve ser feita, no mínimo, a cada três meses.. Então vamos para os outros procedimentos de limpeza:


Acostume-se a engraxar os seus sapatos com frequência além de simplesmente limpá-los, pois isso ajudará a mantê-los mais novos por mais tempo. Depois de engraxá-los, espere 10 minutinhos antes de esfregá-los com uma meia calça velha (ou escova de polir graxa). Para deixá-los ainda mais brilhantes, vaporize um pouco de laquê de cabelo (fixação forte).
Existem algumas receitas caseiras ou paliativos na falta de grana. Mas sempre que puder, use produtos para couro:
Tirando o mal cheiro

  • Para tirar o mal cheiro do tênis ou outros sapatos, despeje um pouco de bicarbonato dentro. Ele ajuda a absorver o suor. O álcool também poderá ajudar a eliminar o desconforto;
  • Outra dica para evitar a umidade e o mau cheiro é guardar os sapatos sempre com um jornal ou  aquele papel  que vem na caixa do sapato.
Sapatos de camurça
  • Limpe com uma escova de dentes, mergulhando-a numa solução de água com amônia. Seque imediatamente;
  • Para tirar manchas de gordura, esfregue com uma escova de dentes embebida no vinagre branco;
  • Para tirar manchas de caneta, esfregue com miolo de pão, com uma borracha ou com uma lixa de unhas;
  • Para sapatos de camurça de cor clara (branco,bege, amarela) a dica é mais simples: use borracha para “apagar” a sujeira, mas só é valido para cores claras. Por isso utilize um spray sem silicone para impermeabilizá-los;
  • Para restaurar a cor e o brilho, primeiramente limpe com um produto. Depois, passe um revivador de camurça e norbuck. Apenas quando estiver bem seco, passe uma escova para levantar a penugem novamente.

Sapato branco

Para limpar e hidratar sapatos de couro branco use leite demaquilante. E use algumas gotas de removedor de esmaltes para tirar manchas ou um pano umedecido com gasolina.
Tirando manchas
Para tirar as manchas de água no couro, esfregue uma solução de água e vinagre com um pano limpo. Para tirar outras manchas, use álcool para couros escuros e gasolina para couros claros.
Óleo vegetal
Aplique um pouco de óleo de rícino ou creme para as mãos em um pano limpo e esfregue no sapato para deixá-lo brilhando.
Toalha umedecida para bebê
Limpe seus sapatos com uma toalhinha umedecida para bebê. Lustre com um pouco de amaciante ou creme de cabelo em um pano limpo.
Casca de banana (sapato preto) A banana contém potássio, um ingrediente usado na graxa de sapato. Use o lado de dentro da fruta e esfregue no sapato. Depois pegue um pano macio e lustre-o. Hidrate o couro muito bem com produto específico para couro (facilmente encontrado em sapatarias). Na falta deste, use um hidratante corporal branco, sem muita essência. Esfregue com carinho por toda a peça. Se houver excesso, limpe com um papel toalha.

Couro que desbota: se aquele sapato mancha todas as suas meias, esfregue-o com álcool;
Couro colorido: passe clara de ovo batida em neve. Se não tiver cor, limpe delicadamente com casca de laranja, pois ela recupera o brilho do material;Couro de cobra: a estampa de cobra ou crocodilo fica nova ao passar uma mistura em partes iguais de glicerina e óleo de rícino. Já para os de couro, o ideal é um produto a base de silicone. Mas, antes aplicá-lo, retire todo o pó. Após, deixe-os secar durante a noite toda;

Suco de limão
O suco de limão ajuda a polir sapatos de couro marrom ou preto. Esfregue em seguida com um pano limpo ou uma meia calça velha;
Tecidos: limpe-os com um pano umedecido com álcool, benzina ou querosene;
Pelica: uma fina camada de lustra móveis deixa seus sapatos sempre novos;
Solado de cordas ou cortiças: limpe-o com terebintina. Para limpar o solado feito com um desses dois materiais, se faz necessário retirar a sujeira  mais substancial com uma borracha escolar e depois passar um pano com terebintina ou água morna;
Materiais sintéticos: podem ser limpos apenas com um pano seco ou úmido;
Envernizados: limpá-los com leite frio, suco de limão, azeite ou glicerina. Molhe um pano e passe no sapato de verniz. Não coloque peso sobre os sapatos desse material, pois o peso pode estragar o brilho.
Madeira: evite usar panos úmidos, porque isso faz com que o material apodreça mais rapidamente. Para limpar, aplique uma leve camada de betún – um tipo de parafina usada para lubrificar a madeira. Ou então, use sachês de cânfora, que evitam o escurecimento das partes claras quando usados debaixo das palmilhas;Plástico: o material tem que ser lavado com frequência, pois quando usado, a umidade não evapora. Para lavar, utilize sabão neutro com água morna ou gelada.

Secagem:

  • Evite secar seus calçados em aparelhos elétricos como atrás das geladeiras ou em secadoras. Não se deve expor ao sol, pois, ao secar com calor, eles correm o risco de deformar, encolher, ressecar e perder o brilho;
  • Para secar o calçado úmido, encha-o de jornal amassado, pois o papel absorve a umidade. Deixe-o secando a sombra;
  • Depois de bem seco, limpe-os de acordo com o material.
Outras dicas que devemos saber:
  • Você pode aplicar óleo de linhaça no solado antes de usar o sapato pela primeira vez, para deixá-lo mais resistente;
  • Se o sapato ficou rígido e áspero, basta passar um pano umedecido em óleo de parafina. Se o material é couro, aplique uma fina camada de vaselina ou faça uma mistura de 1 colher (sopa) de bicarbonato de sódio, 50 ml de água, 1 colher (sopa) de sal de cozinha e aplique no avesso para amaciá-lo.

Para guardar:

  • Guarde os seus calçados em locais secos, arejados, onde não há acúmulo de poeira. É importante também deixá-los longe do sol;
  • Os pares de calçados devem ser guardados em sacos de tecidos, TNT ou caixas de papel. O ideal é fazer furinhos para que ventile no interior. Evitar caixas plásticas e locais muito fechados porque aumentam o risco de mofo e de maus odores.

Sapateira cheirosa

É colocar sachês de cânfora em um cantinho do armário ou giz em um tecido (almofada), pois tira o cheiro de mofo.(fotos de divulgação)
Beijos,
Até o próximo post!!
Seus sapatos merecem cuidados especiais que nem sempre custam caro ou estão longe do seu alcance.

MEDIDAS IMPORTANTES:
  • MANTEIGA:1 xícara = 225g | 1 colher (sopa) = 15g
  • FARINHA DE TRIGO:1 xícara = 130g | 1 colher (sopa) = 8g
  • AÇÚCAR:1 xícara = 210g | 1 colher (sopa) = 15g




Ingredientes

    Limpar sapatos e tênis
Avalie esta receita
Avaliação média

votos, média: de 5


Compartilhar via WhatsApp

Receitas da Semana...

A TORTA SALGADA MAIS GOSTOSA DE TODAS! FEITA RAPIDINHO NO LIQUIDIFICADOR, É DE COMER REZANDO!
A TORTA SALGADA MAIS GOSTOSA DE TODAS! FEITA RAPIDINHO NO LIQUIDIFICADOR, É DE COMER REZANDO!

Ingredientes Lista de ingredientes para a massa 3 ovos 1/2 xícara de...

pudim de leite
Pudim de leite

Essa maravilha de receita é sem comentários e com baixas calorias! Experimente!

Limonada-diferente-e-turbinada-que-faz-limpeza-máster-no-corpo-430×285
Limonada diferente e turbinada que faz limpeza máster no corpo

Suco detox da Bela Gil para limpar totalmente o organismo

Deixe seu comentário

X