Água na Boca - Dicas culinárias e receitas deliciosas

Siga-nos e compartilhe

8 sinais básicos de câncer de mama que você não deve ignorar jamais

Tipo:


Todas nós sabemos que outubro é o mês da prevenção do câncer de mama. Mas o que é possível fazer para evitar os riscos do surgimento da doença?

Por isso, se perceber qualquer mudança diferente nos seios, é importante já marcar uma consulta com o médico.

Para que você saiba reconhecer os sinais, lhe daremos algumas dicas:

1. Caroços nos seios

O mais básico de todos, não?!

Para você entender melhor, o nódulo macio que se move é, geralmente, um cisto cheio de líquido. Mas, caso ele seja duro e firme, o problema pode ser muito pior do que você imagina.

Não bobeie e vá direto ao médico averiguar, ok?!

2. Alergia nos mamilos

Marquinhas vermelhas parecidas com picadas de inseto, erupção cutânea ou qualquer reação alérgica pode ser um sinal para algo grave, incluindo o câncer de mama.

Melhor consultar o seu médico também, tá bom?!

3. Pele enrugada

Saiba que caso o tecido ao redor do tórax diminuir lentamente, com uma aparência enrugada, pode ser indício de gânglios linfáticos entupidos.

É a partir disso que um câncer de mama pode surgir.

4. Marca de nascimento que muda de forma ou de cor

Você tem marcas de nascimento nos seios? Se sim, fique de olho na variação de cor, forma e tamanho delas. Qualquer alteração, não hesite em consultar o médico.

5. Inchaço e sensação de calor

Parece meio inusitado, mas é isso mesmo. Seios não ficam inchados somente no período menstrual (como ocorre para muitas). E se sentir um certo calor neles também, fique atento.

6. Feridas nos seios

Exatamente. Se uma ferida ou úlcera simplesmente aparecer em seus seios e demorar para cicatrizar, saiba que o risco de ser um câncer é muito grande. Não se esqueça de consultar um médico para maiores informações.

7. Mudança na pele ao redor do mamilo

Caso a pele dessa região ficar mais quente, escamosa, vermelha ou inchada, procure um médico para entender do que se trata.

8. Secreção ou sensibilidade

Não. Se você acha que é normal senti-los mais sensíveis, saiba que essa não é a realidade.

Caso apareçam manchas de sangue também, melhor procurar seu médico para melhores esclarecimentos. Só não se apavore de saber de tudo, ok?!

Entendeu tudo? Uma vez que reconhecer estes sintomas, não fique aí parado, afinal é a sua saúde que está em risco.

Agora, se você quer saber realmente se proteger, melhor tomar cuidado com certos alimentos. Saiba quais podem te ajudar na hora da prevenção não só do câncer de mama, mas de muitos outros tumores.

1. Cúrcuma

O teste para verificar isso foi feito com camundongos, confirmando que a cúrcuma é capaz de ajudar na prevenção de vários tipos de câncer.

2. Mirtilo

Aparentemente, os fitoquímicos do mirtilo agem impedindo que as células cancerígenas se desenvolvam.

3. Tomate

Ricos em licopeno, os tomates são ótimas na prevenção por causa dessa propriedade diminuir o risco do câncer de mama.

Mas só é válido a ingestão dos orgânicos, já que o fruto do tomateiro é um dos que mais tem agrotóxicos.

4. Abacate

Segundo os especialistas, por ele ser rico em ácido oleico, é capaz de prevenir o câncer.

5. Vinho tinto

Acalme-se. Não é para se jogar no vinho. Moderação, meu caro. Beber duas taças, por exemplo, pode acabar gerando o efeito rebote.

O vinho tinto também é capaz de reduzir significantemente os efeitos da radiação na mulher submetida a uma terapia de radiação contra o tumor.

Para você entender melhor, o vinho tinto tem o resveratrol que faz com que as células cancerosas fiquem mais suscetíveis ao tratamento de radiação e, de quebra te protege contra seus danos as células saudáveis.

6. Couve

Não só ela como o brócolis, couve-flor e repolho e todos os vegetais crucíferos têm glucosinolatos. Essas são substâncias essenciais no combate ao câncer.

Mas por que a couve e não outro vegetal? Na realidade, ela contem a combinação mais rica e benéfica de glucosinolatos do que qualquer outro. Ou seja, sua grande aliada contra o câncer de mama e quaisquer outros.

7. Suco de romã

Isso mesmo, suco de romã. Segundo uma pesquisa em Israel, ele destrói as células do câncer de mama, deixando apenas as saudáveis. Além disso, ela pode prevenir o surgimento de novas células “problemáticas”.

8. Óleo de linhaça

Por conterem altos níveis de lignanas, o óleo consegue proteger contra o câncer.

9. Chá verde

Você costuma consumi-lo para emagrecer? Saiba que ele pode ajudar a reduzir os riscos de desenvolver o câncer de mama, evitando, inclusive, a propagação naquelas que já obtêm a doença.

Tudo isso é culpa do galato de epigalocatequina contido no chá.

10. Alho

Sim, o alho que é geralmente usado para temperar carnes e afins, pode ser uma ótima forma de erradicar as células com câncer.

Aliás, cozinhar a carne com o alho acaba reduzindo as substâncias químicas cancerígenas da carne cozida que são capazes de gerar um câncer de mama.

11. Brócolis

Como já dissemos anteriormente, ele é também muito eficaz no combate ao câncer de mama por conter o indol-3-carbinol. O mesmo serve para a couve-flor.

12. Cereja

Quem não adora uma cereja em cima do bolo, não é mesmo?! Agora você vai adorar ainda mais já que ingeri-la pode inibir o câncer de mama.

Tudo isso foi comprovado com testes em ratos.

13. Alcachofra

Segundo um estudo, o extrato da folha da alcachofra induz à apoptose, ou seja, uma morte celular. Assim, reduz a proliferação de vários tipos de câncer, incluindo, é claro, o de mama.

Além do que, os flavonoides dela também podem te beneficiar nessa questão.

E aí? Ficou ligado? Qualquer alteração, vá direto ao médico, ok?!



Ingredientes

Avalie esta receita
Avaliação média

votos, média: de 5


Compartilhar via WhatsApp

Deixe seu comentário