Água na Boca - Dicas culinárias e receitas deliciosas

Siga-nos e compartilhe

6 benefícios aproveitados ao comer brócolis

Tipo:

623431933.jpg

Mesmo que durante anos seu consumo não era o preferido pelas pessoas, na atualidade, muita gente está começando a incorporar o brócolis em suas dietas para aproveitar todas as propriedades que atuam a favor do organismo.


Sem exageros, 100 gramas desta hortaliça podem proporcionar até 150% da ingestão diária de vitamina C.  Além disso, também é rica em vitamina K, vitaminas do complexo B, ferro e zinco, entre outros nutrientes essenciais.

Devido à sua riqueza em compostos antioxidantes e minerais essenciais, a ingestão regular de brócolis pode gerar um importante efeito protetor contra o desenvolvimento do câncer.

Em virtude de tudo isto, já faz alguns anos que a comunidade científica tem se focado em realizar pesquisas para determinar o quanto é bom ingerir brócolis com mais frequência na dieta.

A seguir vamos revelar 6 importantes benefícios que você pode desfrutar se começar a comer este alimento regularmente.

1. Pode diminuir o risco de câncer

Celulas-malignas

O brócolis e outras verduras crucíferas apresentam uma composição química complexa que torna difícil encontrar com exatidão quais são os compostos que atuam contra o câncer.

No entanto, até o momento tem se determinado que pode ser eficaz na redução do risco de câncer colorretal, de próstata e, inclusive, de mama.

Aparentemente, seus agentes fitoquímicos, o sulforafano e os fitonutrientes seriam os responsáveis por este benefício.

O consumo de meia xícara por dia ou duas xícaras por semana de brócolis podem ser suficientes para obter o efeito contra as células malignas.

2. Rico em antioxidantes

O estresse oxidativo causado pelos radicais livres do ambiente gera um impacto danoso nas células do corpo, que afeta a pele e a nível interno.

Os antioxidante contidos no brócolis trabalham de forma eficaz na inibição dos radicais livres para diminuir a inflamação, o envelhecimento prematuro e o risco de doenças crônicas.

Um claro exemplo é a vitamina C, cuja ação apoia o metabolismo do oxigênio quando acompanhado de certos flavonoides, como a quercitina e o kaempferol (contidos nesta verdura).

3. Melhora a saúde visual

Olho

O brócolis contém uma quantidade significativa de riboflavina, também conhecida como vitamina B2, cuja importância está no fato de ajudar os olhos a se adaptarem às mudanças de luz.

Uma deficiência deste nutriente pode ocasionar inflamação, visão borrada e vista cansada. No entanto, ao ingerir brócolis de forma moderada é possível prevenir a catarata ou interromper seu desenvolvimento.

Por outro lado, também é uma fonte de dois carotenoides que desempenham um papel importante na saúde dos olhos: luteína e zeaxantina.

Ambos reduzem os riscos de desenvolver doenças associadas com a mácula ocular como, por exemplo, a degeneração macular e os problemas na área da lente do olho.

4. Protege o coração

Um dos nutrientes necessários para alcançar um equilíbrio nos níveis de colesterol é a fibra. O brócolis contém fibras em quantidades significativas, o que o torna muito útil aos pacientes que apresentam índices elevados de colesterol.

Somado a isto, oferece sulforafano, uma substância que ativa uma proteína no corpo para frear a criação de placa nos vasos sanguíneos.

Os pacientes com risco de doenças cardiovasculares deveriam ingerir esta verdura em seu estado cru para aproveitar todas as propriedades fornecidas.

5. Previne e controla a diabete

Deteccao-da-diabete

Os alimentos com um alto conteúdo de fibras, mas com baixas calorias são perfeitos para prevenir e controlar a diabete.

Uma porção de meia xícara de brócolis fornece 5 gramas de fibras e somente 50 calorias; além disso, também contém substâncias benéficas para evitar que esta doença cause danos nos vasos sanguíneos.

6. Melhora a saúde óssea

Um dos alimentos que substitui o cálcio que o leite proporciona é justamente o brócolis. Esta verdura é uma fonte importante de cálcio e vitamina K, nutrientes essenciais para o fortalecimento dos ossos e para a formação da osteocalcina.

É muito recomendado para as mulheres que chegam na etapa da menopausa, já que a diminuição de estrógenos pode causar a perda da densidade óssea.

Inclua o brócolis em sua dieta!

Agora que estamos conscientes de quão benéfico é este alimento, a partir de agora é bom considerar ingeri-lo com mais frequência.

O mais aconselhável é consumir o brócolis cru para não alterar sua composição nutricional, já que ao ser submetido ao calor do vapor ou do cozimento pode perder algumas de suas qualidades anticancerígenas.

 

MEDIDAS IMPORTANTES:
  • MANTEIGA:1 xícara = 225g | 1 colher (sopa) = 15g
  • FARINHA DE TRIGO:1 xícara = 130g | 1 colher (sopa) = 8g
  • AÇÚCAR:1 xícara = 210g | 1 colher (sopa) = 15g




Ingredientes

Avalie esta receita
Avaliação média

votos, média: de 5


Compartilhar via WhatsApp

Deixe seu comentário

X