Água na Boca - Dicas culinárias e receitas deliciosas

Siga-nos e compartilhe

Utilidades da batata

Tipo:

batata-500×325

A batata pode ser descrita como um alimento que nos oferece proteínas e hidratos de carbono de alta qualidade. Sem dúvidas é deficiente em alguns nutrientes, como a vitamina E, a B12, A e as gorduras. Apesar disso ainda é nutritiva e tem muitas propriedades que beneficiam nosso organismo, já que contêm fibras, vitaminas B e C e minerais. Além do mais, sua casca tem um alto teor de potássio.


Nesse artigo, porém, não falaremos da batata enquanto alimento, porém nos aprofundaremos em sua eficácia para tratar de algumas condições do organismo. Em todos os casos que expusermos estaremos nos referindo à batata crua.
Propriedades da batata para a pele
A acne é causada pela obstrução dos poros, a gordura excessiva da pele e a acumulação de bactérias. Nesse problema dermatológico a batata pode ser de grande ajuda.

Quais são os componentes da batata que favorecem a pele? Pois bem, vamos ver. A batata crua é rica em minerais como enxofre, potássio e fósforo, que são bons em casos dermatológicos. Esses minerais estimulam a produção de colágeno e elastina, que proporcionam uma pele bem tonificada e jovem.

A batata também é rica em vitamina C, um antioxidante que previne danos celulares e estimula a cicatrização. Tem propriedades como alimento alcalino, que também funciona como importante combatente a acne ao desagregar a gordura dos poros. Além do mais, tem propriedades antibacterianas leves que podem destruir bactérias que causam acne.

Aplicando rodelas de batata sobre a pele você estará se beneficiando de sua propriedade enquanto exfoliante, o que ajudará a eliminar as células mortas, que ao não serem eliminadas podem bloquear os poros da pele. A exfoliação também permite eliminar as cicatrizes deixadas pela acne e promove o crescimento de uma nova camada de células saudáveis da pele.

Para obter eliminação de olheiras, ponha rodelas de batata nos olhos e deixa atuar por 10 minutos. Também é possível usar compressas incorporadas com suco de batata. Seus ácidos, enzimas, minerais e compostos suavizam as olheiras e mantem a pele saudável e suave.

Outras propriedades saudáveis da batata

– Baixar febres. Simplesmente corte-a crua e ponha em frente ou detrás dos pés (mantendo-as encostadas na pela com ajuda de uma meia).

– Ajuda a aliviar dores de torções. Aplicar emplasto de batata crua na região torcida.

– Colabora na cicatrização e renovação da pele em caso de queimaduras. Para isso a batata crua tem de ser ralada.

Benefícios do chá de casca de batata

Esse chá favorece a circulação do sangue e ajuda a melhorar problemas de hipertensão.

Além disso, seu teor alcalino facilita os processos digestivos e a desintoxicação do organismo, aliviando ulceras estomacais.

Suco de batata crua

Usado para melhorar enxaquecas e combater prisão de ventre. Para isso é necessário consumir o suco pela manhã, de jejum.

O mesmo atua como limpador hepático e intestinal e ajuda a reduzir o ácido úrico. Pode ser adocicado com mel.

MEDIDAS IMPORTANTES:
  • MANTEIGA:1 xícara = 225g | 1 colher (sopa) = 15g
  • FARINHA DE TRIGO:1 xícara = 130g | 1 colher (sopa) = 8g
  • AÇÚCAR:1 xícara = 210g | 1 colher (sopa) = 15g




Ingredientes

Avalie esta receita
Avaliação média

votos, média: de 5


Compartilhar via WhatsApp

Receitas Sugeridas...

209893344.jpg
10 regras para aperfeiçoar um purê de batatas

O purê de batatas é uma das comidas mais escolhidas nas reuniões especiais...

1025965_905420769499029_2425604297947459741_o-370×297
FIZ UM BOLO DE CHOCOLATE SEM OVOS E FICOU MUITO GOSTOSO

Fiz um bolo de chocolate sem ovos e ficou muito gostoso, hoje...

1233507_665300656813381_1621825180_n
Torta alemã finíssima (rápida e fácil)

Dá uma olhada nessa torta alemã! Não é um abuso? Clique e...

Deixe seu comentário

X