Água na Boca - Dicas culinárias e receitas deliciosas

Siga-nos e compartilhe

Tratamento e recomendações para combater a rosácea

Tipo:

886510000.jpg

Em geral, as mulheres sofrem com ela mais do que os homens, apesar de neles as complicações serem mais graves. A rosácea aparece como a vermelhidão e enrijecimento da pele que recobre bochechas, testa ou nariz. Neste artigo, você vai descobrir alguns tratamentos naturais para esta afecção.


Características da rosácea

A rosácea se caracteriza pela vermelhidão de algumas partes do rosto, mas também pode afetar o colo ou peito. Caso a vermelhidão apareça também no couro cabeludo e nas orelhas, isso pode ser sintoma de outra doença.

Outros sintomas da rosácea são:

— Eritema no centro da face — Dilatação dos vasos sanguíneos superficiais (telangiectasia) — Pequenas espinhas e pústulas — Enrijecimento dos olhos — Sensação de queimação na pele — Ardor — Vermelhidão no nariz (rinofima, complicação mais comum nos homens)

Rosacea-na-pele

Pode se apresentar juntamente com a acne ou a dermatite seborreica e, por isso, o tratamento desses problemas de saúde pode ser o mesmo. Em algumas pessoas, a rosácea causa problemas emocionais, como isolamento, vergonha, depressão, diminuição da qualidade de vida ou auto-exclusão social.

Tipos de rosácea

Rosácea eritemato-telangiectásica

Não importa muito o nome, e sim os sintomas. A pele se torna bem vermelha, os vasos sanguíneos são bem visíveis e o paciente sente coceira ou ardência.

Rosácea papulopustular

A pele também fica com um tom avermelhado e desenvolve pequenas protuberâncias, que podem ter pus. As pústulas duram cerca de quatro dias. É muito fácil confundir esse tipo de rosácea com a acne.

Rosácea fimatosa

Apresenta um enrijecimento da pele do nariz e do rosto como um todo. O nariz pode apresentar nódulos e ficar maior do que o normal, um sintoma mais comum nos homens.

Rosácea ocular

Afeta as pálpebras, as orelhas, as bochechas, a testa e o queixo. Os vasos sanguíneos ficam visíveis, os olhos ficam sempre secos, as pálpebras se mostram irritadas e a pessoa sofre com um ardor constante na pele.

O que causa a rosácea?

— Fatores hereditários — Pessoas que se ruborizam com facilidade. — Pacientes com muita sensibilidade à atividade do sistema nervoso parassimpático — Causas emocionais, ansiedade

Tratamento natural para a rosácea

Conforme a medicina tradicional, não existe tratamento definitivo para a rosácea. Mas assim como diversas outras doenças da pele, pode ser um sinal de que o corpo está intoxicado e que precisa recuperar o equilíbrio. Para isso, necessitamos de três coisas: boa dieta, hábitos saudáveis e atitudes positivas frente à vida.

Dieta

Para melhorar a rosácea, é preciso que você adote uma dieta de qualidade, que consuma mais vegetais e frutas frescas, ambos antioxidantes e regeneradores celulares, além de serem ricos em nutrientes e vitaminas.

Na sua mesa, não deixe faltar a cenoura, a espirulina, o aipo, os brotos de alfafa e o tomate. Você pode misturá-los todos juntos num mesmo suco verde ou vitamina.

Alho e cebola

Alho A cebola e o alho têm múltiplas aplicações na gastronomia e também são excelentes para a sua saúde. Contam com propriedades antioxidantes, antifúngicas, antibacterianas e depurativas. Você pode consumir um dente de alho triturado, dissolvido em água morna antes do café da manhã ou antes de dormir, para recuperar a saúde da sua pele.

Hidratação

Não se esqueça de beber bastante água ao longo do dia, já que este líquido vital é o componente principal da pele. Se a derme estiver desidratada por falta de água (que também pode ser obtida através dos alimentos, como frutas), secará e vais ressecar mais rapidamente, ficando mais propensa a doenças e infecções. Além da água, consuma chá verde depois de cada refeição e um suco de tomate por dia.

Bons hábitos

Remédio-hidratante

— Procure sempre dormir bem (entre 7 e 8 horas por noite), para que as células da pele se regenerem, se nutram e eliminem as toxinas acumuladas ao longo do dia.

— Também é bom praticar exercícios duas a três vezes por semana, para estimular a circulação sanguínea e a oxigenação da pele. A derme ficará repleta de nutrientes, você poderá liberar o estresse e eliminar toxinas que prejudicam o sistema imunológico.

— Evite as bebidas alcoólicas, refrigerantes e bebidas açucaradas, que irritam o sistema digestivo e promovem inflamações. Evite também o fumo.

Outros hábitos saudáveis

— Evite a exposição aos raios UV, usando um bom protetor solar. — Use sabonetes suaves, sem perfume. — Evite o estresse e a tensão. — Evite choques térmicos: não passe de um local muito quente para outro muito frio (e vice-versa) rápido demais. — Não se automedique. A rosácea requer o acompanhamento de um bom dermatologista. — Evite o uso de maquiagens, bases ou cremes para a pele que contenham álcool. — Não lave o rosto e outras áreas afetadas com água quente demais. — Enxugue-se com uma toalha felpuda e suave. — Para regular a acidez da pele, você pode usar argila verde duas a três vezes por semana. Esse elemento regenerador faz bem para a derme e ajuda a eliminar as células mortas. Após aplicar a máscara de argila verde, não se esqueça de usar um creme hidratante. Uma boa sugestão é usar produtos à base de aloe vera.

MEDIDAS IMPORTANTES:
  • MANTEIGA:1 xícara = 225g | 1 colher (sopa) = 15g
  • FARINHA DE TRIGO:1 xícara = 130g | 1 colher (sopa) = 8g
  • AÇÚCAR:1 xícara = 210g | 1 colher (sopa) = 15g




Ingredientes

Avalie esta receita
Avaliação média

votos, média: de 5


Compartilhar via WhatsApp

Receitas Sugeridas...

77604976.jpg
Alerta de Saúde: Margarina pode aumentar sua chance de ter ataques cardíacos

Um estudo publicado no British Medical Journal pode mudar tudo que se...

resolver_problemas_dentes-610×300
Resolve a maioria dos problemas dentários em casa! Vais poupar muito dinheiro!

Com este ingrediente fantástico vais deixar de ir tantas vezes ao dentista,...

Bolo de chocolate com sorvete
Bolo de chocolate com sorvete

A combinação dessas duas maravilhas resulta em um sabor incomparável! Experimente!

14691036_1257549107664766_1861008884211486845_n
Pamonha assada

Ingredientes: Veja também: Torta Cremosa Romeu e Julieta Franguinho Crocante Mais Fácil...

Deixe seu comentário

Receita do Dia: BOLO CAIPIRA DA MINHA AVÓ

X