Água na Boca - Dicas culinárias e receitas deliciosas

Siga-nos e compartilhe

Porque tatuar-se pode ser perigoso?

Tipo:

682907199.jpg

Um bonito desenho na pele pode ser muito atrativo, mas também perigoso por seus efeitos secundários, efeitos esses dos quais nem sempre somos informados. Antes de fazer uma tatuagem devemos conhecer o processo e suas consequências para a saúde.


Normalmente utiliza-se uma máquina elétrica com agulhas descartáveis que injetam a tinta na capa inferior da pele, a derme. A capa superior ou epiderme perde a tinta com facilidade ao produzir “escamas” sobre as feridas, por isso utiliza-se a capa interior, onde a tinta permanece indefinidamente.

Por essa razão, tratamentos para apagar uma tatuagem são tão demorados e mais complexos.

E porque é perigoso?

Primeiramente é muito importante procurar um estúdio habilitado pela vigilância sanitária, com profissionais qualificados para que tanto os instrumentos quanto os produtos usados sejam de qualidade.

Além disso, devemos nos certificar que todas as medidas higiênicas sejam tomadas para evitar contágios de doenças como HIV, tétano, hepatite e/ou qualquer outra infecção de fácil contágio pelo sangue.

De qualquer maneira, as tatuagens podem produzir diferentes complicações na pele, como granulamas (grão vermelhos) e queloide, que surgem repentinamente pela inflamação ou reações alérgicas, inclusive anos depois de termos realizado a tatuagem.

Também não é conveniente se tatuar onde existam pintas ou verrugas para não impedirmos análises posteriores em casos de complicações ou suspeitas de doenças como o câncer, por exemplo.

Como prevenir as complicações?

Photon-tatuagem

Como citado anteriormente, o primeiro ponto a ser avaliado é se o estúdio de tatuagem tem o funcionamento autorizado pela vigilância sanitária, comprovando que o mesmo se enquadra nos padrões para evitar contágios.

Além disso, devemos nos assegurar de que as agulhas sejam descartáveis e que se utilize uma agulha nova para cada cliente. Confirmar que toda a sujeira é retirada depois do uso de tintas e pigmentos individuais, pois esses materiais também são uma fonte de infecção.

Além disso, o estabelecimento deve ter uma autoclave, para esterilizar suas ferramentas, as superfícies de trabalho devem ser limpas com desinfetante. O tatuador também deve manter a higiene, lavando-se com sabão antibacteriano e usando luvas de látex descartáveis.

No fim de cada trabalho deve entregar uma guia de como devemos agir para evitar infecções e manter a tatuagem intacta. Seria interessante conversar sobre todos esses pontos antes de contratar o serviço.

Considere…

Antes de fazer uma tatuagem devemos considerar que caso nos cansemos um dia elimina-la será custoso e doloroso. Além disso, é muito possível que fique uma cicatriz no lugar onde estava a tatuagem.

Muitas pessoas procuram a centro de saúde pra eliminar antigas tatuagens devido a complicações que surgem ao longo do tempo.

Também devemos considerar que ganhos de peso significativos podem gerar estrias, que seguramente acabarão com o desenho. Outros fatores podem estragar uma tatuagem, como futura maternidade, por isso é conveniente que as mulheres especialmente, não escolham tatuar regiões como os seios ou a barriga.

Alternativas modernas

luis-fernandez-clinica-tatu

Se você quer uma tatuagem, mas não sabe se esse desejo mudará mais tarde, está com sorte. Atualmente a indústria tem desenvolvido tintas biodegradáveis menos tóxicas e mais fáceis de eliminar do que as tradicionais.

O único inconveniente é que é muito mais cara do que a tinta comum, por isso não é muito usual.

É muito importante considerar a qualidade das tintas, afinal, as vezes o barato sai caro, principalmente nesse caso, se necessitamos atendimento médico ou inclusive eliminar a tatuagem por complicações devemos saber que as tintas e pigmentos se contaminam por diversas causas:

  • O uso de ingredientes contaminados ao fabricar as tintas;
  • Processos de manufatura que introduzem contaminantes;
  • Práticas anti-higiênicas que contaminam as garrafas de tinta;
  • Uso de água não esterilizada para diluir as tintas;
  • Uso de tintas com validade ultrapassada.

Imagens oferecidas por Renato y Luis Fernandez.

MEDIDAS IMPORTANTES:
  • MANTEIGA:1 xícara = 225g | 1 colher (sopa) = 15g
  • FARINHA DE TRIGO:1 xícara = 130g | 1 colher (sopa) = 8g
  • AÇÚCAR:1 xícara = 210g | 1 colher (sopa) = 15g




Ingredientes

Avalie esta receita
Avaliação média

votos, média: de 5


Compartilhar via WhatsApp

Receitas da Semana...

401423000.jpg
14 coisas que você pode fazer com vaselina

A vaselina, ou gelatina de petróleo, é um produto natural, denso e...

pao de queijo
O falso pão de queijo que está bombando, Sem leite, sem ovo, sem glúten e…Ver mais

INGREDIENTES: 5 ou 6 mandioquinhas médias 4 xícaras de chá de polvilho...

555105_10151557052175479_115505533_n
Sorvete de gelatina

Aprenda a preparar um maravilhoso sorvete de gelatina! Super fácil de fazer!...

Deixe seu comentário

X