Água na Boca - Dicas culinárias e receitas deliciosas

Siga-nos e compartilhe

O que fazer em caso de queimadura?

Tipo:

queimadura-500×325

Queimaduras são acidentes muito frequentes. Costumam acontecer principalmente enquanto estamos cozinhando, manipulando o forno ou passando roupa. De fato, esses são os acidentes domésticos mais comuns.


Mediante esse tipo de acidente muitas pessoas creem que apenas expor a região afetada a muita água fria será mais que suficiente para tratar a ferida. Porém, não é assim que funciona. É importante saber a gravidade do problema, se a queimadura só afetou a pele ou a tecidos mais internos, articulações ou tendões.
Mas, se você já passou pela situação de sofrer queimaduras leves e não soube como lidar com elas de imediato, te daremos agora dicas sobre como proceder nesses casos mais simples, de forma rápida, efetiva e menos dolorosa.

Métodos para amenizar queimaduras

– Esfriar a zona afetada. Primeiramente, depois de sofrer a queimadura, o que se deve fazer é aplicar água fria imediatamente. Dessa forma a região afetada se resfriará, o que ajudará a estancar o avanço do ferimento. Assim que, a primeira coisa que deve-se fazer é ir direto à cozinha e deixar que o jato d’água da torneira caia sobre a queimadura durante alguns minutos.

– Cobrir o ferimento. Uma vez resfriado é necessário cobrir o ferimento com um pedaço de papel ou plástico leve e transparente, assim fazemos com que a ferida não se infecte nem piore, já que está protegida.

– Usar mel. Existe o preconceito de que a água ou o gelo são as melhores opções para “curar” a região afetada, mas isso está longe da realidade. O melhor para que a pele se recupere é usar mel, sim, isso mesmo, dessa maneira a epiderme se hidratará e se isolará de agentes externos como micróbios ou luz solar, que podem piorar o quadro.

– Se a queimadura for química, então o melhor a fazer é recorrer a um médico. Queimaduras mais graves não devem ser tocadas sem conhecimento exato do que se faz. O indicado é tomar um ibuprofeno para aliviar a dor até que seja atendido por um médico.

Definitivamente, cada queimadura é um mundo, e dependendo de como foi adquirida e da gravidade da mesma (1º, 2º ou 3º graus) haverão formas diferentes de atuar sobre ela. As mais leves podem ser tratadas diretamente em casa e em poucos dias desaparecerão completamente.

MEDIDAS IMPORTANTES:
  • MANTEIGA:1 xícara = 225g | 1 colher (sopa) = 15g
  • FARINHA DE TRIGO:1 xícara = 130g | 1 colher (sopa) = 8g
  • AÇÚCAR:1 xícara = 210g | 1 colher (sopa) = 15g




Ingredientes

Avalie esta receita
Avaliação média

votos, média: de 5


Compartilhar via WhatsApp

Deixe seu comentário

X