Água na Boca - Dicas culinárias e receitas deliciosas

Siga-nos e compartilhe

Farinha de limão e o seu poder terapêutico para o bom funcionamento corporal

Tipo:

299552272.jpg

As farinhas funcionais, como a de berinjela, de casca de maracujá e outras, fornecem fibras e poderosas substâncias antioxidantes, contribuindo para o bom funcionamento do organismo. Dentre estas farinhas está a farinha de limão, que aproveita as propriedades benéficas da casca da fruta.


Benefícios da farinha de limão

A casca do limão, em todas as variedades, possui elevado poder terapêutico, pois nela encontramos muitos nutrientes importantes para manter a saúde em dia. É nela que está presente a maior parte da vitamina C do limão (a casca possui 150mg do nutriente em 100g, enquanto o suco contém 40mg na mesma quantidade), além da citrina (vitamina P) que, juntamente com a vitamina C, cuida da qualidade e vitalidade das membranas celulares.

A casca do limão também contém elevada concentração de óleos essenciais monoterpênicos, entre eles o d-limoneno, que é reconhecido como um quimioterápico natural, além de ajudar a dissolver cálculos renais e a evitar entupimento nas artérias. Nela também encontramos a pectina, uma fibra que ajuda a limpar e desintoxicar o nosso organismo.

Outra vantagem de usar a farinha de limão é aproveitar toda a fruta por completo, sem desperdiçar nada do alimento. Com tantos benefícios, é melhor pensar bem antes de jogar a casca do limão no lixo, não é mesmo?

Como preparar a farinha de limão?

Você pode aproveitar os benefícios da casca do limão fazendo a sua farinha de limão em casa. Confira a receita a seguir:

Ingredientes:

10 limões preferencialmente orgânicos.

Modo de preparo:

1) Lave os limões antes de usá-los, corte-os pela metade e esprema o sumo para o preparo de limonadas, marinadas, molhos, sucos desintoxicantes etc.;
2) As metades já espremidas devem ser imediatamente bem lavadas (a parte interna) em água corrente para eliminar qualquer resíduo de suco. Depois, deixe-as com a parte da polpa para baixo num escorredor para drenar a água em excesso, durante aproximadamente 10 minutos;
3) Triture no liquidificador, aos poucos, e sem água;
4) Coloque as cascas trituradas numa assadeira de vidro e leve ao forno na temperatura mínima. Mexa sempre para evitar que o fundo e as laterais queimem. Uma dica é manter a porta do forno levemente entreaberta para controlar melhor a temperatura e evitar o supercozimento;
5) Quando as cascas estiver secas, retire do forno e deixe esfriar;
6) Bata novamente no liquidificador até virar uma farinha;
7) Passe numa peneira e guarde a farinha obtida num frasco de vidro com tampa;
8) Conserve na geladeira e consuma no máximo três colheres de café ao dia. A farinha de limão pode ser usada em sucos, vitaminas, chás, sopas, lanches, no arroz ou na salada.

MEDIDAS IMPORTANTES:
  • MANTEIGA:1 xícara = 225g | 1 colher (sopa) = 15g
  • FARINHA DE TRIGO:1 xícara = 130g | 1 colher (sopa) = 8g
  • AÇÚCAR:1 xícara = 210g | 1 colher (sopa) = 15g




Ingredientes

Avalie esta receita
Avaliação média

votos, média: de 5


Compartilhar via WhatsApp

Deixe seu comentário

X