Água na Boca - Dicas culinárias e receitas deliciosas

Siga-nos e compartilhe

Casca da fruta emagrece mais e possui benefícios MUITO maiores que a polpa

Tipo:

casca-de-fruta-emagrece-mais-3-610×300

Sua avó já dizia: frutas fazem bem para a saúde. Algumas delas, inclusive, podem ser ótimas opções em dietas para emagrecer. Mas o que pouca gente sabe – ou, mesmo que saiba, não coloca em prática – é que o consumo das cascas das frutas é muito mais benéfico do que o da polpa. Isso porque, em geral, é na parte de fora do alimento que estão concentradas as mais importantes vitaminas e minerais. Porém, para consumir, é preciso ter cuidados especiais, que são ensinados pela nutricionista Karina Altieri.


Casca da fruta é melhor que a polpa?

“Na maioria das frutas, acontece de os mais importantes nutrientes estarem concentrados em maior quantidade na casca”, afirma a especialista, que ressalta que tudo depende do alimento e do nutriente em questão. Contudo, é garantido que, consumindo a casca, a pessoa obtém muito mais vitaminas, cálcio, ferro e magnésio. Mas, principalmente, fibras, que são essenciais para promover sensação de saciedade, regular e garantir o bom funcionamento do intestino e auxiliar em um emagrecimento saudável. Outra vantagem é que a casca não possui tanto açúcar como a polpa, que é rica em frutose.

Como higienizar as cascas das frutas

Comer a casca da fruta requer um cuidado especial com a higienização. Isso porque é a parte externa que fica exposta a sujeiras e agrotóxicos. A nutricionista ensina as melhores formas de lavar as frutas e indica: opte, sempre que possível, pelas versões orgânicas, que não foram expostas aos agrotóxicos. Com a higienização correta, é até possível diminuir os níveis de produtos nocivos à saúde, mas somente as frutas orgânicas são totalmente isentas desse problema.

Hipoclorito hortifruti

É a melhor opção para limpar a casca da forma correta, para que ela fique totalmente livre de sujeiras. Você encontra o produto em supermercados ou lojas especializadas em hortifruti. Para usar, basta seguir as instruções do produto e dissolver a quantidade indicada na embalagem em uma bacia com água (geralmente, são 10 gotas para 1 litro de água). Deixe a fruta imersa na solução entre 15 a 30 minutos e, em seguida, enxague em água corrente.

Higienização merece cuidados especiais para evitar consumo de substâncias que podem fazer mal à saúde

Água sanitária

Para quem não tem o hipoclorio hortifruit, essa é a opção mais indicada. A forma de usar é bastante semelhante: adicione 1 colher de sopa de água sanitária para 1 litro de água e deixe o alimento de molho por 15 minutos, depois basta enxaguar em água corrente. O produto deve ter registro no Ministério da Saúde e não possuir perfumes ou outras soluções para limpeza de roupas, por exemplo.

O que não usar

Uma das formas preferidas das donas de casa é lavar frutas com detergente, atitude totalmente banida pela especialista. “O detergente é um erro. Ele pode tirar um pouco de terra da fruta, mas não mata nada e o produto químico da formulação não é ideal para consumo”, alerta.

De quais frutas posso comer a casca?
Além daquelas frutinhas cujas cascas são mastigáveis e já são tradicionalmente consumidas (como as uvas, maçã, pera, etc), outras, das quais você geralmente se livra das cascas, também podem ser um ótimo alimento. Entre outras opções, é possível preparar um suco com a casca do abacaxi ou da manga, uma farinha com a casca da banana, ou ainda uma geleia com a casca da laranja, do melão ou da mexerica.

MEDIDAS IMPORTANTES:
  • MANTEIGA:1 xícara = 225g | 1 colher (sopa) = 15g
  • FARINHA DE TRIGO:1 xícara = 130g | 1 colher (sopa) = 8g
  • AÇÚCAR:1 xícara = 210g | 1 colher (sopa) = 15g




Ingredientes

Avalie esta receita
Avaliação média

3 votos, média: 2.67 de 5


Compartilhar via WhatsApp

Receitas da Semana...

a25276a79d88b430f81dee2767b24cdf.jpg
Esprema um limão e misture com azeite: você nunca mais vai parar de usar isso. É fantástico!

Se você acordar exausto(a), mesmo depois de uma longa noite de sono...

Screenshot at Jun 26 19-22-50
Quando estou sem tempo preparo essa sobremesa deliciosa! Econômica e facil de preparar!

INGREDIENTES Veja também: Torta Cremosa Romeu e Julieta Franguinho Crocante Mais Fácil...

O EMPADÃO MAIS CREMOSO E FÁCIL! SUPER GOSTOSO! MASSA DE DOIS INGREDIENTES,VOCÊ NUNCA MAIS VAI ERRAR!
O EMPADÃO MAIS CREMOSO E FÁCIL! SUPER GOSTOSO! MASSA DE DOIS INGREDIENTES,VOCÊ NUNCA MAIS VAI ERRAR!

Ingredientes Massa 1 kg de farinha de trigo 500 g de manteiga com sal 2 gemas para pincelar...

19961673_311593149304041_1076379356204189997_n
Pavê-suspiro

Em uma panela, leve ao fogo médio o leite condensado, o leite,...

Deixe seu comentário

X