Água na Boca - Dicas culinárias e receitas deliciosas

Siga-nos e compartilhe

As 5 melhores plantas para melhorar seu estado emocional

Tipo:

bem-estar-emocional-500×325-500×325

Definitivamente, todos somos seres emocionais, inclusive aquelas pessoas que tentam parecer fritas e calculistas, pessoas que fazem parecer que as emoções não s afetam.


Você já parou um dia para pensar na quantidade de emoções pelas quais passamos, e a maneira como elas influenciam em nosso trabalho, em nossas relações com a família, com o parceiro (a), com os filhos etc.

Também não podemos deixar de mencionar que, as emoções não são uma exceção àquela velha regra de que tudo na vida tem aspectos bons e ruins. Assim, existem as boas emoções, que nos ajudam a suportar nosso dia a dia com otimismo, e outras emoções que fazem o contrário, nos paralisam e nos enchem de medos e inseguranças.

Devemos saber, então, que o estado de estresse e o nervosismo constante podem provocar o surgimento de doenças, tais como a gastrite nervosa, também conhecida como gastrite emocional, que consiste na inflamação da parede do estômago, que causa sintomas como ardor, queimação, acidez etc.

Esta patologia, que tem uma raiz emocional, com o tempo, pode provocar úlceras no estômago, que podem evoluir e culminarem em um câncer.

Logo após diagnosticar a gastrite emocional, o médico avaliará a necessidade de complementar o tratamento com terapia psicológica.

E nós, por sabermos deste grande risco ao qual o estresse nos expõe, devemos tentar levar uma vida mais relaxada, com mentalidade sempre positiva, afastando qualquer emoção negativa que nos surja.

A mente é tão poderosa que, se a enchemos de pensamentos positivos tudo melhora, os problemas se transformam na importância que damos a eles, e atrairemos exatamente aquilo que pensarmos.

A sábia e generosa natureza, mais uma vez, nos fornece plantas que podem nos ajudar a melhorar nossas emoções, nos tranquilizar e evitar as características emoções negativas causadas pelo estresse e preocupações em dias de intensa atividade.

Quais são as plantas mais benéficas?

A seguir, comentaremos uma listagem das plantas que nos ajudam a levar uma vida mais relaxada e harmoniosa. Mas, lembre-se, claro, que não devemos abusar de seu consumo e perante a primeira dúvida que surja sobre os efeitos e interações, é preciso consultar um médico capacitado para que ele nos oriente melhor quanto às nossas limitações.

Cidreira

É considerada uma planta tranquilizante, muito utilizada em casos de estresse e angústia, pois, seus componentes são capazes de acalmar a ansiedade, a insônia e aliviar espasmos do aparato digestivo.

Lavanda

Possui efeitos ansiolíticos e relaxantes, também é útil para aliviar enxaquecas, estresse, cansaço, depressão e ajuda a conciliar o sono.

É utilizada de modo interno e externo, sendo que a maneira mais escolhida é a segunda, através de aromaterapia, por meio de essências ou flores de lavanda.

Borragem

Para aliviar o estresse e o nervosismo, basta tomar a infusão de uma colher de sopa das folhas secas de borragem, por um copo de água. O ideal é tomar 2 copos por dia. Evite os tratamentos prolongados com esta planta e seu uso durante a gravidez, ela também não é recomendada para crianças pequenas. Não consuma em quantidades excessivas.

Valeriana

Esta erva possui propriedades sedativas, é de grande ajuda para transtornos nervosos e depressivos, além disso, favorece o sono. Seu uso é contraindicado durante a gravidez e a lactação, e também para crianças pequenas (sempre consulte um pediatra antes de medicar seus filhos). Evite a interação com outros medicamentos de efeito igual ou similar.

Não é aconselhável consumir valeriana durante o dia se seu trabalho consiste em manejar máquinas pesadas ou requer muita atenção e concentração. Para evitar problemas, consuma-a um pouco antes de dormir e desfrute de suas propriedades sem nenhum inconveniente.

Camomila

A camomila oferece benefícios no que diz respeito à proporcionar tranquilidade, graças ao seu efeito relaxante suave. Para casos de nervosismo e insônia é bom consumir uma infusão de flores secas de camomila.

Também é possível tomar um banho com a infusão de camomila. Prepare a infusão com as flores secas e adicione-a a água de seu banho, ou utilize 15 gotas da essência de camomila para substituir a infusão.

Atenção, é preciso se informar e saber se você é alérgico(a) a esta planta. Mulheres grávidas e crianças pequenas devem consultar um médico antes de consumi-la.

MEDIDAS IMPORTANTES:
  • MANTEIGA:1 xícara = 225g | 1 colher (sopa) = 15g
  • FARINHA DE TRIGO:1 xícara = 130g | 1 colher (sopa) = 8g
  • AÇÚCAR:1 xícara = 210g | 1 colher (sopa) = 15g




Ingredientes

Avalie esta receita
Avaliação média

votos, média: de 5


Compartilhar via WhatsApp

Deixe seu comentário

X