Água na Boca - Dicas culinárias e receitas deliciosas

Siga-nos e compartilhe

Aprendi a plantar cúrcuma/açafrão em casa, agora quando preciso pego na hora

Tipo:

CURCUMA

cúrcuma longa ou açafrão da terra como também é conhecida, é tão preciosa em seus benefícios que é chamada de “ouro vermelho”. É muita honra para uma planta só! Afinal de contas, é da sua raiz que se retira um dos condimentos mais usados na Ásia. Confira agora como plantar cúrcuma passo a passo e mais curiosidades sobre esta ilustre herbácea.


Origem

A cultura do açafrão ou cúrcuma, originou-se na Índia e também na Indonésia. É uma planta da família do gengibre (zingiberaceae).  Somente a raiz da herbácea é utilizada para consumo.

O rizoma da cúrcuma posteriormente é usado para complementar um condimento amarelo, a saber, pó de caril ou curry. Apesar de ser difundido mais no exterior, aqui no Brasil ela também é cultivada, principalmente em Goiás, São Paulo e Minas Gerais. É utilizada na culinária para potencializar o sabor de arroz, caldos, sopas, carne vermelha e branca, enfim, sere para quase tudo.

Este tempero não só colore os alimentos com seu amarelo intenso como também acentua os sabores. A princípio, o nome cúrcuma ou açafrão da terra é somente dois dos quais esta planta é chamada. Ela também tem outros nomes:

  • Turmérico
  • Raiz do sol
  • Açafrão da índia
  • Açafroa
  • Gengibre amarelo
  • Mangarataia

Características

Primeiramente esta planta é perene com suas ramificações sendo laterais e principalmente compridas. A parte utilizada é o rizoma, a saber, caule parcialmente ou totalmente subterrânea. Possui flores brancas que parecem bromélias.

Seu rizoma é externamente tem cor acinzentada ou esbranquiçada e internamente amarelada e além disso, dele saem as folhas e hastes florais. Esta planta não é a mesma que chamam somente por açafrão de onde posteriormente é tirado uma especiaria da flor crocus sativus.

Plantio da cúrcuma longa

cúrcuma gosta de clima temperado mais para o quente, costuma se desenvolver bem em solo drenável e com bastante matéria orgânica. O pH do solo deve estar entre 5,5 e 7,5.  A planta precisa de muito sol, surpreendentemente,  11 horas de exposição ao sol são ideais.

Como plantar em vasos ou horta

Como plantar açafrão verdadeiro no Brasil ? É mais um nome da cúrcuma!  É só conferir as explicações logo abaixo de como plantar em vasos, super fácil e simples. Primeiramente, você precisa de um pedaço de rizoma com aproximadamente 5 cm. Mas onde eu compro açafrão da terra para plantar? Você encontra em floriculturas ou em lojas de produtos de jardinagem!

  • Este rizoma precisa ter a ponteira intacta e ter principalmente uma ou mais gemas
  • No caso de você precisar cortar o rizoma, assim que cortar, espere de 2 à 3 dias para ressecar o local do corte. Dessa maneira, a cúrcuma vai brotar livre de possíveis pragas.
  • Se o rizoma for aqueles comprados em feiras e estiverem murchos, assim que puder, coloque ele um recipiente com água para se reidratar.
  • Primeiramente, você pode plantar o rizoma em um recipiente pequeno que pode ser até um copo de plástico.
  • Além disso, pode também plantar em um vaso bem pequeno.
  • Encha o recipiente com pó de coco e enterre o rizoma.
  • Quando os brotos começarem a sair, já podem ser transplantados para um recipiente maior. Mas neste novo vaso, agora é preciso colocar terra com adubo orgânico e ele precisa ter furos no fundo para uma boa drenagem.
  • Faça uma cova a fim de acomodar bem a muda. Cubra com terra e acrescente uma cobertura morta com casca de pinus como também de bambu ou outra que estiver a sua disposição.
  • Certamente após 89 dias, os brotos estarão saindo.

Na horta

Com a terra já preparada com adubo orgânico e com a terra úmida, basta fazer a cova. Em seguida, acomode a muda e cobra com a terra. Então, irrigue regularmente mas não a ponto de encharcar o solo.

Como adubar a cúrcuma

Cinzas de madeira

Curiosamente, as cinzas da madeira do último churrasco servem como um poderoso adubo natural. Elas são ricas em potássio e fósforo e além disso, contribuem para melhorar o aroma e sabor do gengibre amarelo. É um excelente inseticida natural pois afasta as pragas que possam vir atacar a planta:

  • Basta adicionar 3 colheres de cinza de madeira em 1 litro de água
  • Em seguida, regue a terra com a solução
  • Faça isso uma vez por semana

Quanto tempo demora para colher a cúrcuma longa?

cúrcuma vai estar pronta para colheita entre 7 à 9 meses depois do brotamento do rizoma.

Quando devo plantar a cúrcuma?

Para a cúrcuma ter um cultivo de sucesso, deve ser plantada entre o inverno e primavera. Isso porque deve coincidir com o final do período de colheita.

Propriedades da cúrcuma

Este maravilhosa rizoma é usada na medicina terapêutica Ayuverda a pelo menos 6.000 anos! Primeiramente ela tem ação antioxidante e em seguida, age como anti-inflamatória, antibacteriana, antidiarreica, antiescorbútica, antiparasitária, antifúngica, antiespasmódica, antitumoral e antiviral.

Por conseguinte, tem ação diurética, neuroprotetora, hepatoprotetora, sedativa e também equilibra os níveis de colesterol.

Benefícios da cúrcuma

A cúrcuma certamente é um ótimo medicamento natural com muitas vitaminas e minerais essenciais para nosso organismo. Confira agora, os benefícios do chamado gengibre amarelo:

Antioxidantes poderosos

A cúrcuma longa tem antioxidantes que combatem os radicais livres e por fim, impedem muitas doenças.  Entre elas estão o câncer e a chamada síndrome metabólica.

Protege o cérebro

O turmérico tem a capacidade de trabalhar no cérebro de modo que os níveis de hormônios BDNF melhore suas funções. Como resultado, previne o Mal de Alzheimer, Mal de Parkinson e a depressão por exemplo

Saúde para o coração

cúrcuma contribui para o equilíbrio da pressão arterial e o no processo de coagulação sanguínea.

Ameniza a artrite

cúrcuma combate com sucesso a inflamação provocada pela artrite. O rizoma por conseguinte, alivia a rigidez e inchaço que a doença provoca.

Previne a diabetes

A célebre cúrcuma tem substâncias que agem no sangue, equilibrando a taxa de glicose do organismo.

Ajuda a emagrecer

Apesar de parecer uma “mandioca que engorda”, a cúrcuma tem inúmeros nutrientes e poucas calorias. É uma ótima ferramenta para ajudar a perder peso.

Intestino saudável

O rizoma ameniza o sintomas de colo irritável. Além disso, auxilia no tratamento da doença de Crohn como também a colite. Certamente elimina problemas digestivos fortalecendo as bactérias boas que contribuem para a saúde do estômago.

Livre de certos vírus

Pesquisas feitas recentemente descobriram que a cúrcuma é um suplemento para combater infecções virais. Por consequência do consumo do rizoma é possível eliminar a herpes, gripes ou resfriados.

Combate o envelhecimento

cúrcuma tem antioxidantes que previnem o envelhecimento precoce.

Forma de utilizar a cúrcuma

Primeiramente,  cúrcuma pode ser utilizada em forma de decocção, isto é, fervura do rizoma. Também pode ser usada  em infusão, em tintura onde é feito uma mistura de uma planta especifica, o rizoma e álcool. Está disponível em pó como também em extrato seco, padronizado e fluído.

 

FONTE: APRENDER A PLANTAR

MEDIDAS IMPORTANTES:
  • MANTEIGA:1 xícara = 225g | 1 colher (sopa) = 15g
  • FARINHA DE TRIGO:1 xícara = 130g | 1 colher (sopa) = 8g
  • AÇÚCAR:1 xícara = 210g | 1 colher (sopa) = 15g




Ingredientes

Avalie esta receita
Avaliação média

votos, média: de 5


Compartilhar via WhatsApp

Receitas Sugeridas...

APRENDA O SEGREDO DO FEIJÃO PERFEITO QUE VOCÊ VÊ EM RESTAURANTES MAS NUNCA CONSEGUE FAZER EM CASA!
APRENDA O SEGREDO DO FEIJÃO PERFEITO QUE VOCÊ VÊ EM RESTAURANTES MAS NUNCA CONSEGUE FAZER EM CASA!

Ingredientes Feijão Modo de Preparo Colocar meia cebola, Um dente de alho,...

ANÉIS DE CEBOLA CROCANTES DE LEITE… OS MAIS DELICIOSOS!!! EU AMO!!!
ANÉIS DE CEBOLA CROCANTES DE LEITE… OS MAIS DELICIOSOS!!! EU AMO!!!

Modo de Preparo Não é bem uma “massa” no sentido tradicional, mas...

595061659.jpg
Como preparar um pesticida ecológico para combater pragas em plantas

Quem tem plantas em casa sabe o quanto os pesticidas, fertilizantes e...

10003519_1019682998041810_750704851549838775_n
Mousse fácil de maracujá

Mousse de maracujá tem só 2 passos e você termina em apenas...

Deixe seu comentário

X