Água na Boca - Dicas culinárias e receitas deliciosas

Siga-nos e compartilhe

3 Remédios com ervas para combater a queda de cabelo

Tipo:

queda-de-cabelo1-500×325

A maioria das pessoas sofre constantemente com este problema, mas poucos sabem que podemos usar ervas para combater a queda de cabelo. Remédios simples feitos com algumas plantas específicas ajudam a fortalecer os fios e manter uma cabeleira brilhosa e saudável.


Por que os cabelos caem?

São muitos os fatores que podem desencadear a queda de cabelo. É difícil identificar qual motivo específico é o responsável por fazer os fios caírem, e o problema pode ser inclusive uma combinação de diferentes causas.

A lista abaixo mostra os principais responsáveis pela queda de cabelo:

Estresse físico, decorrente de uma cirurgia ou trauma causado por um acidente
Estresse emocional, que ocorre quando passamos por algum momento difícil de lidar
Desequilíbrios hormonais
Fatores genéticos
Falta de proteínas na alimentação
Anemia, doença causada pela falta de ferro no organismo
Deficiência de vitamina B, fundamental para manter os cabelos fortes e saudáveis
Hipotireoidismo
Doenças autoimunes em geral
Perda de peso significativa em um curto período de tempo
Dessa forma, existem algumas ações simples que podem prevenir e reduzir a queda de cabelo, como tentar não viver apressados e praticar atividades físicas ou meditação, para reduzir o stress e manter uma alimentação balanceada, repleta de proteínas, ferro e vitamina B.

Além desses hábitos fáceis de adotar, existem alguns remédios naturais feitos com ervas que ajudam a lutar contra a queda de cabelo.

Principais receitas com ervas para combater a queda de cabelo

1. Máscara de aloe vera com suco de limão

Esta erva poderosa pode não só prevenir a queda de cabelo, mas também estimular e acelerar o crescimento dos folículos capilares. Isso é possível, pois ela abre poros bloqueados e melhora a circulação sanguínea no couro cabeludo. Ela ainda nutre e equilibra o ph dos fios, reduz a oleosidade excessiva e é capaz de eliminar a caspa.

Uma das opções para obter os benefícios que ela oferece é combiná-la com suco de limão para fazer uma máscara capilar hidratante e nutritiva.

O processo é simples. Corte duas folhas de aloe vera e tire as bordas serrilhadas de ambos os lados. Faça um corte longitudinal, separando cada folha em duas camadas diferentes. No meio das duas camadas, você vai ver o gel translúcido de aloe vera.

aloe-vera

Cuidadosamente retire o gel das folhas e coloque em um liquidificador, adicionando também o suco de meio limão. Bata os dois ingredientes até conseguir uma textura um pouco mais líquida.

Aplique no cabelo e deixe agir por 20 minutos, enxaguando normalmente após o uso para obter cabelos fortes e resistentes.

2. Infusão de alecrim

Amplamente utilizado em várias receitas culinárias, o alecrim também possui propriedades que ajudam a prevenir a queda de cabelo. Ele fortalece os folículos capilares da raiz até as pontas, além de nutrir e hidratar o couro cabeludo. O alecrim também estimula o crescimento dos fios e restaura a pigmentação capilar, contribuindo para uma cor mais viva.

É possível usar esta erva para tratar o cabelo seguindo apenas alguns passos simples. Pegue 4 colheres de sopa de folhas secas de alecrim e esmague em um almofariz ou pilão. Depois, coloque em uma panela com água e ferva até obter uma infusão.

Espere a temperatura baixar e aplique a mistura nos cabelos, massageando suavemente. Comece pelas pontas e vá subindo até a raiz. O líquido é muito leve e nada oleoso, portanto não há necessidade de enxaguá-lo.

Use como um leave-in (sem enxágue) após o banho, entre 1 e 4 vezes por semana. Esta receita certamente vai fortalecer o seu cabelo e deixá-lo com um aspecto muito mais saudável.

3. Spray de lavanda

A lavanda contribui para reduzir a calvície e promover o crescimento do cabelo, além de prevenir a queda. Além disso, ela é capaz de diminuir os níveis de ansiedade e oferecer uma sensação de calma e relaxamento, por isso uma massagem com lavanda no couro cabeludo é ótima após um dia estressante.

Esta erva ainda possui propriedades antibacterianas que ajudam a curar irritações e infecções na pele do couro cabeludo, além de ser um ótimo remédio natural contra a caspa.

Um spray de lavanda muito simples e fácil de fazer pode fornecer todos estes benefícios para o seu cabelo, além de reduzir o frizz, hidratar e deixar um cheiro suave e agradável.

lavanda

Você só vai precisar de água e de 7 a 10 gotas de óleo essencial de lavanda (dependendo da intensidade do aroma que você deseja). Basta colocar a água e as gotas de lavanda em um recipiente, mexendo suavemente para misturar os dois. Depois, coloque a água em um borrifador.

A lavanda pode ser aplicada no cabelo seco antes de sair de casa. Além de fortalecer, esta receita vai dar brilho e hidratar os fios.

MEDIDAS IMPORTANTES:
  • MANTEIGA:1 xícara = 225g | 1 colher (sopa) = 15g
  • FARINHA DE TRIGO:1 xícara = 130g | 1 colher (sopa) = 8g
  • AÇÚCAR:1 xícara = 210g | 1 colher (sopa) = 15g




Ingredientes

Avalie esta receita
Avaliação média

5 votos, média: 3.2 de 5


Compartilhar via WhatsApp

Receitas Sugeridas...

Pavê de chocolate e morango
Pavê de chocolate e morango

Morango e chocolate são uma delícia, juntos fazem sempre muito sucesso!

400723_601606786516102_2033767924_n
Rabanada

Receita deliciosa da rabanada para começar bem a sexta-feira. Confira!

484705_635650909778356_1709928168_n
Pão de leite

Já fez pão de leite? É fácil e delicioso! Separe os ingredintes!

522463_585231581486956_635452244_n
Surpresa de Abacaxi

Gosta de sobremesas com abacaxi? Então você vai amar essa receita. Delícia!

Deixe seu comentário

X