Água na Boca - Dicas culinárias e receitas deliciosas

Siga-nos e compartilhe

Galinhada completa e muito saborosa para a refeição da sua família

Tipo:

galinhada-completa-16-10.jpg

A galinhada completa é um prato tradicional e reconfortante da culinária brasileira. Com raízes na comida caipira, essa gostosura caseira, feita numa panela só, une sabor e praticidade! É um prato versátil, que pode ser apreciado em diversas ocasiões, seja num almoço de família ou num encontro com amigos. Confira a receita do Canal Adilson Figueira, faça a incrível galinhada e agrade a todos!


Como fazer galinhada completa

Para a galinhada completa, iniciaremos picando o peito de frango em cubos, em seguida esquentaremos uma panela com óleo no fogo e juntaremos esse frango. Iremos fritar até que solte a água, continuaremos fritando até essa água secar e iniciar a corar. Então adicionaremos a cebola, depois o alho, o pimentão, a pimenta-de-cheiro, deixaremos refogar, misturando ocasionalmente com uma colher. Juntaremos o açafrão, a pimenta-do-reino, o milho-verde e o extrato de tomate, misturando e refogando. Finalizaremos a receita seguindo corretamente o passo a passo. Sirva e delicie-se com sua apetitosa galinhada completa!

Preparar uma receita saborosa nunca foi tão fácil! Vou te mostrar todos os ingredientes e o passo a passo para que você possa incluir essa delícia no seu cardápio. Tenho certeza de que todo mundo vai amar, não sobrará nada na mesa. Siga as instruções abaixo e não tem como errar. Depois, nos conte o que achou e suas dicas de personalização.

Ingredientes da receita de galinhada completa

  • ½ colher (sopa) de açafrão 
  • 3 dentes de alho amassados 
  • pimentão picadinho (a gosto)
  • 1 e ½ colher (café) de sal 
  • 4 copos (americano) de arroz cru 
  • 2 xícaras (chá) de legumes sortidos congelados 
  • 700g de peito de frango sem osso
  • 3 colheres (sopa) de óleo 
  • uma pitadinha de pimenta-do-reino 
  • 1 colher (sopa) de extrato de tomate 
  • cheiro-verde picado (a gosto) 
  • 1 lata de milho-verde em conserva escorrido 
  • pimenta-de-cheiro (a gosto) 
  • 1 cebola pequena picadinha
  • água quente (o quanto baste)

Modo de preparo

  1. Comece cortando o peito de frango sem osso em cubos, depois aqueça uma panela com óleo no fogo e adicione esse frango.
  2. Deixe fritar, irá soltar água, vá fritando até essa água secar e começar a dourar. Nesse ponto, ponha a cebola, mexendo e fritando.
  3. Em seguida, acrescente o alho, o pimentão, a pimenta-de-cheiro, refogando, mexendo por vezes com uma colher de pau.
  4. Ponha o açafrão, a pimenta-do-reino, o milho-verde e o extrato de tomate, mexendo e refogando.
  5. Na sequência, entre com o arroz, junte o sal e refogue, mexendo com a colher de pau. Assim que começar a querer grudar no fundo da panela, adicione os legumes sortidos, prove e acerte o sal, se for preciso e ponha a água quente, passando uns 2 dedos acima do nível do arroz. Mexa bem.
  6. Tampe a panela e mantenha em fogo alto,cozinhando. Se começar a derramar a água, deixe a panela semi-tampada.
  7. Quando formar aqueles “furinhos” na superfície, abaixe o fogo e tampe a panela, cozinhando para secar a água. No finalzinho do cozimento, pingue um pouco de água na panela, para não queimar.
  8. Assim que secar a água e formar uma leve crostinha em volta da panela, desligue o fogo.
  9. Sirva e aprecie sua maravilhosa galinhada completa!

COMO TRANSFORMAR UM RECEITA NORMAL EM UMA RECEITA SAUDÁVEL E NUTRITIVA?

Transformar uma receita comum em uma receita saudável pode parecer um desafio, mas existem algumas substituições simples que você pode fazer para tornar suas receitas mais saudáveis ​​e nutritivas.

Uma das primeiras coisas que você pode fazer é substituir a farinha branca por farinha de trigo integral ou farinha de aveia. Essas farinhas têm mais fibras e nutrientes do que a farinha branca, o que significa que elas são mais saudáveis ​​e fornecem mais saciedade.

Se a receita pede leite integral, você pode substituí-lo por leite desnatado ou leite de amêndoa. O leite integral tem mais gordura e calorias do que o leite desnatado e o leite de amêndoa é uma opção sem lactose para aqueles que têm intolerância.


Outra substituição simples é trocar o açúcar por adoçantes naturais, como o mel ou o açúcar mascavo. Esses adoçantes são mais saudáveis ​​do que o açúcar branco refinado, pois contêm mais nutrientes e têm um índice glicêmico mais baixo.

Se a receita pede óleo ou manteiga, você pode substituí-lo por óleo de coco ou azeite de oliva. Esses óleos são mais saudáveis ​​e têm gorduras boas para o corpo.

Para receitas que pedem glúten, você pode usar farinha de arroz, farinha de amêndoa ou farinha de grão de bico. Essas farinhas são alternativas sem glúten e podem ser usadas para substituir a farinha de trigo em muitas receitas.

Finalmente, adicionar mais vegetais e frutas na receita pode torná-la mais saudável e nutritiva. Tente incorporar mais verduras em sopas e refogados, e adicionar frutas frescas em sobremesas ou smoothies.

Lembre-se, fazer pequenas mudanças em sua receita favorita pode torná-la mais saudável e nutritiva. Experimente essas substituições simples para desfrutar de uma refeição saudável e saborosa.

Você pode gostar dessas receitas também:




Avalie esta receita
Avaliação média

votos, média: de 5


Compartilhar via WhatsApp

Receitas da Semana...

597609000.jpg
Como perder gordura abdominal com a ajuda do gengibre?

A maioria das pessoas deseja ter uma barriga reta e tonificada, que lhes...

10996161_988212117855565_6222837170533799639_n
Purê de batata simples

Com pressa para comer? Então a dica é fazer purê de batata!!

tirar-pelos-de-roupas-pretas-17-041-1024×683-1
4 maneiras de tirar pelos de roupas pretas usando utensílios simples que você tem em casa

Como tirar pelos de roupas pretas Para tirar pelos de roupas pretas,...

10298857_838727492804029_7650775107832915689_n
Bolo de cenoura com maçã e gotas de chocolate

Bolo de cenoura leva maçã e gotas de chocolate. Vale a pena...

Deixe seu comentário

X