Água na Boca - Dicas culinárias e receitas deliciosas

Siga-nos e compartilhe

Suco de beterraba para melhorar a saúde do cérebro

Tipo:

918150000.jpg

Segundo um trabalho publicado na revista Biology and Chemistry, o suco da beterraba melhora nossa saúde cerebral graças a componentes como o óxido nítrico.


Em nosso espaço falamos muito sucintamente dos grandes benefícios de tomarmos sucos naturais, esses que preparamos em casa com nossos liquidificadores e que não possuem nenhum elemento químico de nenhum conservante.

Um dos remédios naturais que deveríamos tomar durante a semana é, sem dúvida, o suco da beterraba. Melhora nosso processo cardíaco e, além disso, favorece a saúde do cérebro.

Incentivamos você a incluí-lo em seu café da manhã ou em sua janta. Descubra toda as informações a respeito dele a seguir.

Suco de beterraba: um aliado para nosso cérebro

Suco de beterraba: um aliado para nosso cérebro

Segundo o estudo publicado na Biology and Chemistry e aceito por cientistas da Universidade de Oxford (Reino Unido), o consumo regular de beterraba repercute de forma positiva em nossa saúde e nos protege de doenças como o Alzheimer.

Vejamos agora os aspectos mais interessantes.

Beterraba, rica em antioxidantes e ácido nítrico

O poder do suco de beterraba para favorecer a saúde cerebral reside, principalmente, no seu alto nível de antioxidantes, vitamina C e, sobretudo, do ácido nítrico. Se você nunca ouviu falar desse componente, vamos explicar como ele atua:

  • O ácido nítrico reforça o sistema imunológico e nos ajuda a combater bactérias que atacam o cérebro e que destroem células e tecidos, destruição essa que favorece a aparição de demências.
  • Permite que regulemos a pressão arterial mediante a dilatação das artérias. Graças a isso, lutamos contra o desenvolvimento de acidentes cerebrovasculares.
  • O ácido nítrico nos permite reduzir a inflamação.
  • Melhora a qualidade do sono.
  • Potencializa sentidos como a visão e o olfato.

O suco da beterraba nos dá resistência e energia

Suco de beterraba

Algo que devemos levar em consideração é que nosso cérebro necessita quase de 20% da total energia que nosso organismo recebe.

  • Isso implica, por exemplo, que se não tomarmos café da manhã de maneira adequada nosso rendimento se reduzirá, nossa atenção decairá e podemos não ser tão produtivos. Aparece o cansaço, a dor de cabeça…
  • Algo tão simples como começar o dia com o suco de beterraba natural, combinado com uma maçã ou umas uvas, aporta um adequado nível de energia para começarmos o dia, e nosso cérebro vai agradecer.
  • Outro aspecto importante é que o ácido nítrico também oferece força e energia a nosso cérebro. Ainda que a energia que ele nos aporta por si só reduza ao longo de duas ou três horas, ao combinar com os antioxidantes, o efeito dura por mais tempo.

A beterraba é uma hortaliça muito medicinal.

O suco de beterraba combate a hipertensão

Segundo um estudo feito no Connolly Hospital de Dublin (Irlanda), o consumo regular do suco da beterraba pode nos trazer os seguintes benefícios:

  • O ácido nítrico relaxa os vasos sanguíneos do nosso organismo, e isso nos permite reduzir a hipertensão e desfrutar de uma melhor saúde cardíaca e cerebral.
  • O nitrato inorgânico presente na beterraba nos ajuda a regular a tensão arterial, algo que também conseguimos consumindo vegetais de folhas verdes como, por exemplo, o espinafre.

A beterraba nos permite reduzir a inflamação

O suco da beterraba e seu alto nível de antioxidantes nos permite combater a inflamação dos tecidos e protegê-los, não apenas dos ataques dos radicais livres, como também do acúmulo de gordura.

Além disso, reduz o efeito que tem determinados químicos nocivos para o ADN e que pode favorecer a aparição de tumores.

Os melhores sucos de beterraba para começar o dia

Suco de beterraba, cenoura e maçã

Suco de beterraba, cenoura e maçã


suco de beterraba e cenoura

Ingredientes

  • 1 beterraba
  • 1 maçã verde
  • 1 cenoura
  • 1 copo de água (200 ml)

Preparação

É muito simples de preparar, basta colocarmos todos os ingredientes no liquidificador e batermos a beterraba cozida, a maçã verde cortada em pedaços pequenos, a cenoura e o copo de água.

Assim, vamos obter um líquido bem homogêneo que devemos beber em jejum. É um remédio que melhorará nossa saúde. Vale a pena experimentar!

Suco de beterraba e limão

Ingredientes

  • 1 beterraba
  • O suco de 1 limão
  • 1 copo de água (200 ml)

Preparação

Este suco natural é muito adequado para limparmos nosso organismo, para fortalecermos a saúde hepática e para aumentarmos nossas defesas.

Para prepará-lo só necessitamos obter, primeiramente, o suco do limão e levá-lo ao liquidificador junto com o copo de água e a beterraba cortada em pequenos pedaços. Assim, vamos conseguir uma bebida homogênea e de uma cor atraente que devemos desfrutar em nossos cafés da manhã.

 

Cabe lembrarmos que a beterraba é um dos tubérculos que maior quantidade de açúcar tem, por isso, em caso de sofrermos com diabetes, é melhor consultarmos um médico ou nutricionista antes.

MEDIDAS IMPORTANTES:
  • MANTEIGA:1 xícara = 225g | 1 colher (sopa) = 15g
  • FARINHA DE TRIGO:1 xícara = 130g | 1 colher (sopa) = 8g
  • AÇÚCAR:1 xícara = 210g | 1 colher (sopa) = 15g




Ingredientes

Avalie esta receita
Avaliação média

votos, média: de 5


Compartilhar via WhatsApp

Receitas da Semana...

Screenshot at Mar 24 17-28-22
O peixe que eu faço todo ano na Semana Santa e deixo todo mundo de boa aberta me enchendo de elogios

Ingredientes 1 peixe de sua preferência inteiro limpo 1 colher (sopa) tempero em pó...

Bolo-de-churros-invertido-1030×579
BOLO DE CHURROS INVERTIDO

INGREDIENTES: Veja também: Torta Cremosa Romeu e Julieta Franguinho Crocante Mais Fácil...

Deixe seu comentário

X